sábado, 16 de fevereiro de 2008

Orquestra de Câmara Opus & Derico


A Orquestra de Câmara Opus faz parte do projeto Orquestrando Brasil, que objetiva estreitar o relacionamento entre público e orquestra. Com patrocínio da Tracbel e da Volvo através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a orquestra é composta por 15 músicos de Belo Horizonte que reuniram-se para fazer um repertório diferenciado, com muita música brasileira e popular. Para este projeto, a orquestra apresenta um repertório bem acessível ao público não acostumado a prestigiar concertos de orquestra, como valsas, MPB, clássicos do repertório erudito, entre outras obras de fácil comunicação. A Orquestra de Câmara Opus conta com a regência e direção artística de Leonardo Cunha.

Em sua apresentação em Pedro Leopoldo, a Opus tem um convidado mais que especial. Derico Sciotti, saxofonista do Programa do Jô (e assessor para assuntos aleatórios). Profissional desde os 11 anos, Derico começou seus estudos de flauta aos 5. Desde então, teve a oportunidade de estudar com mestres renomados no instrumento. De formação erudita, Derico obteve grande repercussão nacional a partir de 1974, quando ganhou vários concursos nacionais e internacionais, o que possibilitou sua participação em diversos concertos pelo Brasil.

Em 1979, Derico começa a tomar conhecimento de novos estilos musicais como jazz, blues, música instrumental (fusion) e música experimental (dodecafonismo e minimalismo). Derico torna-se multi-instrumentista e parte para uma carreira mais popular, onde conhece artistas como Dominguinhos, Jean & Paulo Garfunkel, Amelinha, Ana de Hollanda, Chico César, entre outros, além de participar com o Grupo Ânima em shows de Hermeto Paschoal, Egberto Gismonti, Itamar Assumpção, Arrigo Barnabé e Grupo Rumo.

Em 1990, Derico é convidado a participar do programa Jô Soares Onze e Meia, do SBT, como saxofonista e flautista do Quinteto Onze e Meia. Hoje, na Globo, além de músico, atua também como “Assessor para Assuntos Aleatórios”, ajudando Jô Soares nas mais diversas e inusitadas situações. Derico atua como solista de orquestra, com a Orquestra de Câmara OPUS de Belo Horizonte, regida pelo Maestro Leonardo Cunha e com a Orquestra Filarmônica Bachiana Jovem de São Paulo, regida pelo Maestro João Carlos Martins.

Serviço:
Orquestra de Câmara Opus e Derico
Dia 13 | Quinta-feira
Horário: 20h
Local: Em frente a Igreja Nossa Senhora de Fátima - Praça José Pedroca - Bairro Magalhães (ver mapa)
Entrada franca

Nenhum comentário:

Analytics