domingo, 24 de fevereiro de 2008

Oficina: Técnica Vocal e Canto Popular

Ministrante: Lígia Jaques

Cantora e professora de técnica vocal e canto. Estudou na Fundação de Educação Artística de Belo Horizonte por sete anos. Lecionou no Centro Artístico Tangran de BH e Escola de Música de João Monlevade. Ministrou oficinas em festivais como: Festival de Verão de Pedro Leopoldo, Festival de Inverno de Itabira, Festivale, Festival de Inverno de Campina Grande e Areia (PB), entre outros. Foi preparadora vocal da Companhia Itabirana de Teatro (Itabira), trabalho que culminou com gravação do CD “Drummond, Poesias e Canções”, edição comemorativa do centenário do Poeta. É regente e preparadora vocal do grupo “Da Boca Pra Fora”. Participou de discos de Marcus Viana, Ladston do Nascimento, Titi Walter, Rubinho do Vale, entre outros. Fundou, juntamente com Rogério Leonel, o Quarteto Vocal Tom Sobre Tom.

Descrição: Esta oficina tem como objetivos trabalhar os aspectos básicos da técnica vocal, bem como direcioná-los para a prática do canto popular, de forma lúdica e prazerosa. Fazem parte do conteúdo programático a respiração diafragmática, relaxamento do aparelho fonador, projeção da voz, articulação, aquecimento vocal, ressonância, vocalizes, dicas para uma boa saúde vocal, expressão no canto popular, prática vocal a duas ou mais vozes com uma canção de MPB, abordando os aspectos do trabalho vocal em conjunto na música popular.

Data: 10 a 14 de março
Horário: 14h às 17h
Local: Salão Paroquial da Matriz - Praça Francisco Viana, 26
(ver mapa)

Inscrições:
As inscrições podem ser feitas mediante download, impressão e preenchimento da ficha de inscrição e pagamento da taxa de R$ 5,00 por oficina.

Local: Secretaria de Educação - Rua Anélio Caldas, 33. (ver mapa)
Horário: 08h às 17h
Prazo: de 03 a 07 de março de 2008
Informações: (31) 3662-2155 / 3660-5145 / 3425-5625
Pagamento no ato da Matrícula

3 comentários:

Anônimo disse...

a foto ilustrativa da oficina de canto ,mostra a cantora com a laringe bastante contraída,aparecendo os pilares e atée veias e artérias. A não ser que se queira ilustrar a maneira errada de se emitir o som. A Fundação Artística,mencionada,é excelente para teoria e prática instrumental.Mas´técnica de canto é um lamentável desastre

Anônimo disse...

Prezado "anônimo"...

...aliás, é típico dos desentendidos querendo dar uma de espertos ou dos covardes se esconderem atrás do anonimato para proceder pseudo-ofensas sem qualquer fundamento.

Pois lá vai ao senhor "anônimo" uma aulinha:

A Lígia Jaques é uma das profissionais da área mais respeitadas de Minas Gerais. É uma das raras cantoras de música popular que detêm domínio de técnica e tem um repertório sofisticado e de muito bom gosto.

E como alguém pode avaliar a capacidade técnica de uma profissional desse gabarito apenas olhando uma foto 100x100?

Além do mais, o "anônimo" também não entende nada de anatomia. O que ele chama de "veia" nada mais é que o pomo de adão, nome popular da cartilagem tiróide, uma saliência existente abaixo do osso ióide, junto à laringe, no pescoço humano, um dos órgãos envolvidos no processo de fala. Ela pode estar mais ou menos saliente dependendo do posicionamento da cabeça, e não do esforço vocal.

Já a Fundação é um centro de bons formadores de opinião e multiplicadores de uma arte e uma cultura bem contemporâneas. É um patrimônio de Belo Horizonte e referência nacional, inclusive em técnica vocal, sim. Não tem nem muito o que comentar. Uma instituição que tem a Berenice Menegale à frente merece todos os louros.

Essa mensagem demonstra absoluta falta de conhecimento do "anônimo", ou má fé.

Abraço,
Renata Andrade
renata_abreu_andrade@yahoo.com.br

Anônimo disse...

PQ até hoje não sairam as fotos da oficina de canto, hein??????

Queria tanto ver.

Analytics