domingo, 24 de fevereiro de 2008

Oficina: Percussão na Escola, Um Enfoque Matemático

Ministrante: Eduardo Campos


Percussionista da OSMG, atua também no Quinteto Tempos e Quarteto de saxofones Monte Pascoale Orkestra Transfonica e em gravações e performances com diversos artistas. Na área de educação, lecionou percussão no CEFAR e em festivais e workshops no Brasil, Argentina, Espanha, Canadá, Portugal, Suiça e Taiwan, onde recentemente iniciou um projeto de percussão brasileira com a comunidade local. Como compositor, trabalha com o grupo de música eletrônica DudasBeat, além de compor música para grupos de percussão e trilhas para balé e teatro.

Descrição: Música e Matemática caminham juntas, numa conexão que começa no universo do Ritmo, estendendo-se ao estudo das ondas sonoras, ao funcionamento dos instrumentos musicais e até mesmo à compreensão da forma musical. As proporções, funções trigonométricas, números de Fibonacci e transformações geométricas são algumas das concepções matemáticas que se conectam à Musica. O aprendizado de Percussão traz como base o envolvimento sempre lúdico e intuitivo do aluno e a aproximação de diversos padrões rítmicos, que por sua vez definem a relação primária com a matemática. Os objetivos são analisar matematicamente o Ritmo, introduzir o estudo das ondas sonoras a partir da compreensão do funcionamento dos instrumentos, criar idéias musicais com o uso de concepções matemáticas, conhecer os trabalhos matemáticos ao longo da História que buscaram a relação Música e Matemática e entender a forma e composição musical a partir de idéias matemáticas. O público-alvo são professores e alunos de matemática. Conhecimentos prévios de música não são necessários.

Data: 12 a 14 de março
Horário: 18h30 às 21h30
Local: Almoxarifado (ver mapa)

Inscrições:
As inscrições podem ser feitas mediante download, impressão e preenchimento da ficha de inscrição e pagamento da taxa de R$ 5,00 por oficina.

Local: Secretaria de Educação - Rua Anélio Caldas, 33. (ver mapa)
Horário: 08h às 17h
Prazo: de 03 a 07 de março de 2008
Informações: (31) 3662-2155 / 3660-5145 / 3425-5625
Pagamento no ato da Matrícula

Nenhum comentário:

Analytics