sábado, 16 de fevereiro de 2008

Cameratta Lusittana


O Grupo de Estudos de Música Histórica Cameratta Lusittana iniciou suas atividades em Belo Horizonte em 1999. Dedica-se ao estudo e representação da música vocal dos séculos XVI, XVII e XVIII. O trabalho de criação da Cameratta acompanha a vanguarda Interpretação Historicamente Informada. Como consequência, o grupo busca maior entendimento acerca da época, da sociedade e das práticas musicais do ambiente em que a música a ser interpretada pertence. O repertório baseia-se na Música Colonial Brasileira e Latino Americana e na música portuguesa e espanhola enquanto potências colonizadoras das Américas.

Destacam-se, dentre os concertos do grupo, apresentações em Santa Luzia, Belo Horizonte, Festival de Inverno de Sabará, Ouro Preto, entre outras. Em 2004 realizou os projetos “I Mostra de Música Colonial Brasileira e Latino Americana”, que contou com concertos, palestras, debates e oficinas; e “Concertos de Música Antiga do Brasil no Circuito da Estrada Real”, 1ª edição do ciclo de concertos nas cidades do circuito da Estrada Real. Em 2006, o grupo realizou a “II Mostra de Música Colonial Brasileira e Latino Americana”, no Teatro da Assembléia Legislativa de Minas.

Composta essencialmente por estudantes de música clássica vindos das principais escolas de música de Belo Horizonte, a Cameratta Lusittana tem sido uma oportunidade de profissionalização e aprimoramento artístico de jovens da capital. O grupo é formado pelos músicos: Cátia Néris, Patrícia Chow (sopranos); Heitor Araújo, Luciana Gomes (contraltos); Edmar Lima, Gilberto Rodrigues (tenores); Danilo Collado, George Lucas (Baixos); Adriana Soares, Cecília Motta, Leopoldo Balestrini, Marina de Paula; Cláudio Fernandes e Ricardo Marçal (violões); Matheus Dufrayer – (estagiário – violão, flauta). Cláudio Fernandes é o Regente Auxiliar e a Direção Musical é de Luciana Gomes.

Serviço:
Dia 11 | Terça-feira
Horário: 20h
Local: Capela de Nossa Senhora do Rosário – Quinta do Sumidouro
Entrada franca!

Nenhum comentário:

Analytics