sábado, 8 de março de 2008

Confira as fotos dos shows do Festival

Teve início nessa sexta-feira, 7, o 7º Festival de Verão de Pedro Leopoldo. Emerson & Marcelão emocionaram o público com um excelente repertório de MPB, mas sobretudo de música mineira. Em seguida, foi a vez de Renato Teixeira & Filhos, com suas canções regionais, fazendo as mais de duas mil pessoas, dentro e fora da igreja, formarem um enorme coral.

No sábado, Coral Ciminas, Lô Borges e banda Quinto Elemento se apresentaram em Fidalgo. No domingo foi a vez do grupo musical NSA, Guilherme Arantes e Gleison Túlio se apresentarem na Igreja São Judas Tadeu, no bairro Andyara. Na segunda-feira, Coral Em Canto, Tavito, Zé Rodrix e banda, apesar do pouco tempo de apresentação em decorrência da Chuva, contagiaram o público no distrito de Vera Cruz de Minas.

Na terça, foi a vez da Cameratta Lusittana e do Quarteto de Saxofones Lund ministrarem uma verdadeira palestra musical. Da música colonial ao jazz-pop, as apresentações agradaram a todos na Quinta do Sumidouro.

Confira as fotos dos melhores momentos dos shows aqui.

sexta-feira, 7 de março de 2008

7FVPL no site GuiaBH

O maior site de eventos de Minas Gerais divulgou nessa sexta-feira, 7, toda a programação do Festival de Verão de Pedro Leopoldo. O Guia BH, em sua seção "Agitos", deu destaque especial ao evento. Confira no link: http://www.guiabh.com.br/agitos/DetalheNovo.asp?evento=12587

Ou clique na imagem abaixo para ampliar:

quinta-feira, 6 de março de 2008

Divirta-se, site de Cultura do Portal UAI, divulga Festival

Nesta quinta-feira, 6, o Portal Uai deu destaque especial para o 7º Festival de Verão de Pedro Leopoldo em sua home, com link para matéria e programação completa do evento, destacando os shows do primeiro final de semana.

Clique nas imagens para ampliar:

Oficina de Dança do Ventre em novo local

Atenção: a oficina de Dança do Ventre, ministrada pela professora Gisélia Sousa Botelho (Latifa), foi transferida para um novo local.

Antes na Cooperart, a oficina acontecerá no Shopping Marajá, Rua Herbster, 298 - Centro. As datas e horários continuam os mesmos:

Data: 10 a 14 de março
Horário: 18h30 às 19h30

Para mais informações sobre a oficina, clique aqui.

Camisas do 7FVPL à venda

As camisas do 7º Festival de Verão de Pedro Leopoldo já estão à venda.
Confira na imagem abaixo os modelos produzidos.

Clique para ampliar:



Elas podem ser adquiridas por R$ 10,00 nos seguintes locais:

Engenharia da Moda
R. Francisco Azevedo esquina com Comendador Antônio Alves (ver mapa)
Informações: (31) 3661-2300

Trio de Ouro Loterias
R. São Sebastião, 62 (ver mapa)
Informações: (31) 3661-2230

Secretaria de Educação
Rua Anélio Caldas, 33. (ver mapa)
Informações: (31) 3662-2155 / 3660-5145

Confira os pop cards do Festival enviados por e-mail em contagem regressiva

Clique nas imagens para ampliar:









Confira arte do Festival que será publicada em jornal de Pedro Leopoldo

Clique nas imagens para ampliar:

quarta-feira, 5 de março de 2008

7FVPL é destaque no site Leste Mais

O portal de conteúdo lusófono deu chamada especial e publicou banner do 7º Festival de Verão de Pedro Leopoldo no dia 05 de março.

Confira no link: http://www.lestemais.com.br/conteudo.asp?id_noticia=2041

Ou nas imagens abaixo (clique para ampliar):

terça-feira, 4 de março de 2008

Confira os pontos de venda de ingressos para o show do dia 14

Engenharia da Moda
R. Francisco Azevedo esquina com Comendador Antônio Alves (ver mapa)
Informações: (31) 3661-2300

Trio de Ouro Loterias
R. São Sebastião, 62 (ver mapa)
Informações: (31) 3661-2230

Os ingressos no valor de R$ 10,00 estarão a venda somente a partir do dia 06 de março.

Zé Rodrix lança livro e faz show ao lado de Tavito no 7º Festival de Verão de Pedro Leopoldo

Segunda-feira, dia 10 de março, o cantor, compositor, multinstrumentista e escritor Zé Rodrix mostra várias de suas facetas artísticas no 7º Festival de Verão de Pedro Leopoldo. A partir das 18 horas, no Almoxarifado, ele lança o livro “Esquin de Floyrac: o Fim do Templo - vol. 3”. Publicado em 2007, o livro encerra a chamada Trilogia do Templo, formada também pelos títulos “Johaben: Diário de um Construtor do Templo - vol. 1”, “Zorobabel - Reconstruindo o Templo - vol. 2”, e traz um assunto polêmico: a ligação entre templários e a maçonaria.












Logo após o lançamento, às 20 horas, Zé Rodrix se apresenta ao lado de Tavito e banda na Igreja São Sebastião. A apresentação é gratuita e conta com o show de abertura do Coral Em Canto.

Acompanhados por uma banda formada por Nando Lee (Guitarra), Paulinho Faria (Baixo), Fábio Andrade (Teclados) e Fábio Schmidt (Bateria & Percussão), Tavito e Zé Rodrix contarão com alegria suas histórias de música e de vida, num espetáculo de altíssimo astral. Os aficionados por boa música poderão reencontrá-los com bom-humor e emoção através das canções que todos querem ouvir e cantar.

Tavito, Zé Rodrix e banda
Tavito e Zé Rodrix, amigos e parceiros de longa data, moram novamente na mesma cidade. E graças a isso podem dar ao seu público uma amostra mais que completa de seu trabalho, em conjunto e individualmente, apresentando suas canções de sucesso conhecidas e uma série de outras - que em breve certamente se tornarão referência para os fãs de todo o país.

Tavito é mineiro, egresso do famoso “Clube da Esquina”, autor de inúmeras obras-primas da música feita no Brasil, entre elas a bela Rua Ramalhete, eleita em 2004 a música-tema da cidade de Belo Horizonte; ainda traz em sua bagagem musical as inesquecíveis Começo, Meio e Fim, Aquele Beijo, Naquele Tempo e tantas outras de enorme penetração no imaginário popular, incluindo a clássica Casa no Campo - composta em parceria com Zé Rodrix.

Zé Rodrix foi carioca - mas depois de mais de um quarto de século morando em São Paulo, já se considera cidadão da cidade, com todos os direitos que este título pode trazer. É autor de grandes sucessos populares, como Mestre Jonas, Primeira Canção da Estrada e Soy Latino Americano. Depois de 2001, quando retomou sua carreira artística com o trio Sá, Rodrix e Guarabyra, encantou-se novamente pelos palcos e vem emocionando inúmeras platéias pelo Brasil com seu amigo de longa data.

Guilherme Arantes lança CD “Lótus” no Festival de Verão de Pedro Leopoldo

O músico faz apresentação gratuita no dia 9 de março na Igreja São Judas Tadeu

O cantor e compositor paulista Guilherme Arantes apresenta para o público mineiro seu mais recente trabalho, o álbum “Lótus” no domingo, dia 9 de março, na Igreja São Judas Tadeu, em Pedro Leopoldo.

A apresentação é gratuita e integra a programação do 7º Festival de Verão de Pedro Leopoldo, que acontece de 7 a 15 de março, na cidade mineira. A abertura da noite, a partir das 19 horas, fica por conta do Coral Ciminas regido pela maestrina Marilene Fernandes. Em seguida, sobre ao palco o Grupo Musical NSA. A noite continua com o show do músico mineiro Gleison Túlio.

Para encerrar a programação do dia 9 de março com chave de ouro, o show imperdível de Guilherme Arantes. No repertório, grandes sucessos dos seus mais de 25 anos de carreira como Planeta Água, Cheia de Charme, Meu Mundo e Nada Mais, Lindo Balão Azul, Deixa Chover, Lance Legal, Pedacinhos, Brincar de Viver e muito mais.

Guilherme Arantes



Escrever grandes canções e levá-las ao grande público é a especialidade de Guilherme Arantes, um dos maiores compositores da música brasileira. O músico está de volta com ‘Lótus’, seu primeiro disco em quatro anos. Mas essa coleção de 12 belas e inéditas canções não é o único motivo que os amantes da boa música têm para comemorar. A Som Livre está lançando também um especial da série ‘Intimidade’, CD e DVD com Guilherme Arantes e banda tocando no maior ‘clima’, no estúdio de sua casa. De forma descontraída – e deliciosa –, a apresentação é um desfile de grandes sucessos dos seus mais de 25 anos de carreira: tem ‘Planeta Água’, hino ecológico de 1981, muito antes do meio ambiente virar moda entre os descolados de plantão; ‘Cheia de Charme’, favorita daqueles que tinham um desejo enorme de se aventurar pelos anos 80; ‘Meu Mundo e Nada Mais’, da trilha da novela ‘Anjo Mau’, o primeiro dos muitos sucessos de Guilherme Arantes no horário nobre; ‘Lindo Balão Azul’, que leva os ouvintes de todas as idades numa viagem no tempo; e mais ‘Deixa Chover’, ‘Lance Legal’, ‘Coisas do Brasil’, ‘Pedacinhos’, ‘Brincar de Viver’… é ‘hit’ que não acaba mais.

‘Intimidade’, como o próprio nome diz, é uma apresentação intimista para um público pequeno e, como se vê no DVD, predominantemente adolescente. Guilherme Arantes mostra-se bastante à vontade entre esses jovens fãs, não porque tem a mesma idade que eles, mas porque suas letras revelam um romantismo que lhes é familiar, uma certa ingenuidade que parece dizer “eu, vocês, todos nós passamos pelas mesmas coisas”. São melodias imortais, que pegam carona numa cauda de cometa e viajam aos corações dos fãs de qualquer geração.

É incrível ver a facilidade com que Guilherme Arantes compõe belas harmonias, acordes menores e maiores que conversam entre si como velhos amigos. São canções que se reconhece na hora, tanto pelo timbre inconfundível do seu piano Steinway como pela voz emocionada e emocionante de quem está atrás dele. Guilherme Arantes não é mais aquele tecladista progressivo do grupo Moto Perpétuo, um jovem roqueiro influenciado por Rick Wakeman e Keith Emerson; hoje ele é o nosso Elton John, nosso Billy Joel, nosso hitmaker que escreve os sentimentos do inconsciente brasileiro com as mesmas mãos que deslizam agilmente pelas teclas brancas e pretas. Deve ser por isso que suas composições conquistaram não apenas o grande público, mas também colegas como Roberto Carlos, Caetano Veloso, Elis Regina e Fafá de Belém, entre dezenas de outros nomes que gravaram seu repertório.

É esse mesmo estilo consagrado que está presente em ‘Lótus’, seu novo disco. As belas melodias continuam lá, mas os fãs de longa data também vão conhecer uma nova face do artista. Em ‘Vaivém – Amor de Carnaval’ e ‘Verão de 59’, Guilherme Arantes, em parceria com Nelson Motta, homenageia os ‘quase 50 anos’ de ‘Chega de Saudade’ e da turma da Bossa Nova. ‘Verão de 59’ – que também vem de braço dado com uma versão Remix com bateria eletrônica, outra novidade – tem uma das mais belas letras do disco: “A memória de uma história / De uma juventude tão feliz / Que até parece que foi ontem, parece que foi sonho / Mas passou, passou /Como essa dor há de passar”.

Há diversas músicas que já nascem embaladas para as paradas de sucesso, como ‘Um Grão de Amor’, ‘Blue Moon Para Sempre’ e ‘Disque Sim’, de letra divertida (em parceria com Max Vianna), melodia fácil e rimas bem sacadas: “Você vai me ligar / Disque Sim, Disque Sim / Nem que eu fosse inventar alguém assim / Só pra mim”. Em ‘Salvador, Primavera e Outono’, Guilherme Arantes se rende aos encantos da capital baiana, para onde se mudou de mala, cuia e piano em 2000. A letra começa em Salvador, mas logo sai passeando por Sauípe, Praia do Forte e todo o litoral baiano, “até a fronteira com Sergipe”. Guilherme Arantes gostou tanto da Bahia que montou em Barra do Jacuípe, litoral norte do estado, a inovadora Coaxo do Sapo (www.coaxodosapo.com.br), uma mistura de estúdio, pousada e produtora de novos artistas. E como é um defensor da causa ecológica há muitos anos, Guilherme Arantes ainda arranjou tempo para criar o Instituto Planeta Água, ONG voltada à educação e pesquisa ambiental.

A grande surpresa de ‘Lótus’, no entanto, está guardada para o final do disco: ‘Tributo’, uma forte mensagem contra o racismo declamada no melhor estilo hip hop. Guilherme Arantes cantando rap? Pois é. Pode ter certeza de que ele manda muito bem. Quem entende do negócio sabe fazer música boa, não importa o estilo. E se ninguém sabe explicar de onde nascem as grandes canções, eu tenho um palpite: ontem, hoje e sempre, elas vêm sempre da cabeça de grandes compositores. Como Guilherme Arantes.

Renato Teixeira é a grande atração da abertura do 7º Festival de Verão de Pedro Leopoldo

Dia 7 de março, sexta-feira, a partir das 20 horas, acontece a grande festa de abertura do 7º Festival de Verão de Pedro Leopoldo. A praça da Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, em Pedro Leopoldo, será palco do imperdível show de Renato Teixeira e Trio. A apresentação é gratuita e conta com o show de abertura dos músicos mineiros Emerson & Marcelão.

Renato Teixeira realiza em Pedro Leopoldo o lançamento de seu mais novo CD e primeiro DVD, que levam o seu nome e contaram com as participações especiais de Pena Branca, Joanna, Chitãozinho e Xororó e Leon Gieco.

Nesses recentes trabalhos e em seus shows, estão presentes clássicos de sua carreira, como Um violeiro toca; Amanheceu, peguei a viola; Frete; Tocando em frente; Amora e Romaria ganham ainda mais visibilidade. As músicas mais recentes como Êta mundo bão; Encostada na varanda, de seu filho João Lavraz; e Curvelo, de Chico Teixeira, dão o ar de novidade.

Renato Teixeira e Trio

Em mais de 40 anos da história de Renato Teixeira estão composições que se eternizaram não apenas em sua voz, mas em outras grandes vozes do cenário musical. Sua música é folk, vindo do “Folk Talk”. Esse conceito vem da palavra “povo” e do significado de “folclore”, ou seja, histórias que representam um determinado grupo ou um povo e mexem com os nossos sentimentos mais profundos.

Bod Dylan, Woody Guthrie, Pete Seeger, Leon Gieco e tantos outros nomes representam o folk internacional. Aqui no Brasil também temos diversos nomes, como Renato Teixeira e Almir Sater, entre outros. Enxergar que não se trata de música raiz, nem música regional, muito menos música caipira é muito importante. Essas influências existem sim, mas se colocam na base histórica.

O Festival de Arte e Cultura de volta à cidade

Depois de quatro anos ausente no calendário cultural de Minas, vai acontecer no período de 7 a 15 de março, em Pedro Leopoldo, o “Festival de Verão 2008”. Considerado um dos melhores eventos da ocasião – geralmente os festivais deste gênero acontecem somente no inverno – o Festival de Verão de Pedro Leopoldo atrai público de diversas cidades mineiras.

Com uma programação que privilegia a qualidade e a diversidade, a sétima edição do festival, além dos artistas locais, leva a Pedro Leopoldo grandes nomes do showbiss nacional e promove ainda oficinas, palestras, shows musicais e lançamento de livros.

Mais do que levar diversão e lazer à população e turistas, o evento tem o objetivo de promover as artes, divulgar talentos da terra e congregar os participantes num verdadeiro intercâmbio de idéias e novas informações. Para isso, a organização preparou uma extensa programação que inclui oficinas, palestras, espetáculos de dança e música, performances e lançamentos de livros. A programação é descentralizada e acontecerá em igrejas e praças dos vários bairros da cidade.

O VII Festival de Verão de Pedro Leopoldo tem o patrocínio da Holcim, através dos benefícios da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e é uma realização conjunta da Prefeitura Municipal de Pedro Leopoldo, Cooperart - Cooperativa dos Artistas de Pedro Leopoldo e da Maestria Arte e Cultura e conta com o apoio do Epa Plus. A idealização e curadoria é do produtor cultural e maestro Lindomar Gomes.

domingo, 2 de março de 2008

Grupo Musical NSA


O Grupo Musical NSA (Nossa Senhora Aparecida) surgiu em 2006 se apresentando em missas, casamentos e festas particulares. Com o aumento do número de shows e o apoio de amigos e familiares, incrementou seu repertório com músicas do cancioneiro popular e de raiz. É formado pelos irmãos Rogério, Amanda e Francielle.




Serviço:

Grupo Musical NSA
Dia 09 | Domingo
Horário: 19h
Local: Igreja São Judas Tadeu
Entrada Franca!

Confira trechos da apresentação do grupo.

Skate Park


O Skate é o segundo esporte mais praticado no mundo, perdendo somente para o futebol. E Pedro Leopoldo, foi inugurada em janeiro de 2008 um pista de skate pública na modalidade street (pista com vários obstáculos). A Skate Park vai suprir as necessidades dos skatistas locais e região que vêm ganhado mais adeptos para praticar o esporte. O espaço vai atender ao treinamento diário e também receber várias apresentações e competições. O sonho antigo dos skatista local foi realizado. o grupo Skate Park acredita que não só o skat, mas todo esporte merece seu espaço para prática.

Serviço:
Skate Park
Dia 15 | Sábado
Horário: 17h
Local: Praça da Estação (ver mapa)
Entrada franca

sábado, 1 de março de 2008

Lançamento de livro: Para Fazer Música

Autora: Cecília Cavalieri

Cecília Cavalieri França é educadora musical (Ph.D pela University of London, 1998) especialista na iniciação musical de crianças. É professora e pesquisadora da Escola de Música da UFMG, autora de livros e Cds para educação musical. Sua produção artística e acadêmica é reconhecida e respeitada por educadores do circuito nacional e internacional.

Descrição: "Para fazer música" é um livro didático para o ensino da música para 2ª e 3ª séries do Ensino Fundamental. É visualmente estimulante, todo em cores e ricamente ilustrado, com um design que mescla desenho, fotografia e outros recursos visuais. O texto dialoga com a criança, estimulando-a a se posicionar expressiva e criticamente em relação às experiências realizadas. Convocações específicas, como “Reúna sua turma” e “Convide seus amigos”, direcionam o foco para atividades coletivas capazes de promover o desenvolvimento sócio-emocional da criança. Propostas-âncora, tais como “Experimentando”, “Você sabia?” e outras, criam uma cultura de pesquisa sonora e sua imediata aplicação musical.

O livro inclui um CD com 35 faixas sugeridas para apreciação com um repertório variado que inclui rock, rap, samba e compositores como Villa-Lobos, Tchaikovsky, Mussorgsky, Schafer, entre outros. Fruto de anos de pesquisa e experimentação da autora com base na obra do educador musical inglês Keith Swanwick, a proposta estimula a pesquisa e a experimentação, envolvendo a criação individual e coletiva, a apreciação de obras de tradições diversas, o canto, a performance instrumental e a construção de instrumentos alternativos. Com a recente volta da obrigatoriedade do ensino da música nas escolas (PL330/2006), Para fazer música torna-se uma ferramenta indispensável para o educador musical.

Clique na imagem abaixo para ampliar:












Serviço:
Data: 10/03/2008
Horário: 18h
Local: Almoxarifado - Rua Maurício Azevedo, 4 - Centro (ver mapa)
Entrada franca

Lançamento de livro: Trilogia do Templo (3 volumes)

Autor: Zé Rodrix

Zé Rodrix foi carioca - mas depois de mais de 25 anos morando em São Paulo, já se considera cidadão da cidade. É autor de grandes sucessos como "Mestre Jonas", "Primeira Canção da Estrada" e "Soy Latino Americano" e também escritor, com os livros que fazem parte da sua "Trilogia do Templo", lançados pela Editora Record. Depois de 2001, quando retomou sua carreira artística com o trio Sá, Rodrix e Guarabyra, (que também se apresentam no dia 14 no Festival), encantou-se novamente pelos palcos e vem emocionando inúmeras platéias pelo Brasil com seus amigos de longa data, entre eles, Tavito (com quem também se apresenta em Pedro Leopoldo logo após o lançamento dos livros).




Johaben: Diário de um Construtor do Templo - vol. 1 - O ponto central dos rituais da Maçonaria é a construção do Templo de Yahweh, erguido durante o reinado de Salomão, filho de David, no ano 1000 a.C. O livro de estréia de Zé Rodrix é um romance histórico que tem seu foco central no Templo de Yahweh em Jerusalém, cuja construção se tornou o símbolo essencial de todo o esoterismo ocidental. Os personagens históricos e bíblicos se sucedem, à medida em que a história avança, em uma narrativa tão cheia de aventura quanto de densidade.







Zorobabel - Reconstruindo o Templo - vol. 2 - A aventura, iniciada no livro anterior, prossegue neste segundo volume da Trilogia do Templo. Nele, os leitores conhecerão Zorobabel, um jovem movido por sua missão, seus desejos e sua arte, dividido entre um Império Babilônio rico e poderoso e uma Jerusalém decadente e esquecida até mesmo pelo Grande Arquiteto do Universo. Neste segundo livro, conheceremos não apenas os grandes senhores da época, como Cyro e Darius, mas também nos aprofundaremos mais ainda nos segredos dos pedreiros e nas ricas e antigas tradições da Maçonaria, como eram praticadas em seus primórdios.







Esquin de Floyrac: o Fim do Templo - vol. 3 - Após o sucesso dos dois primeiros livros "Johaben: Diário de um construtor do templo" e "Zorobabel: Reconstruindo o templo", "Esquin de Floyrac" encerra a Trilogia do Templo com um assunto polêmico: a ligação entre templários e a maçonaria.







Serviço:
Data: 10/03/2008
Horário: 18h
Local: Almoxarifado - Rua Maurício Azevedo, 4 - Centro (ver mapa)
Entrada franca

Lançamento de livro: Relembranças, Pedro Leopoldo para lembrar

Autores: Rodrigo Viana e Enrique Tavares

Rodrigo Vianna é mineiro de Pedro Leopoldo. Bacharel em direito pela UFMG, advogado e escritor. Tem três livros lançados: Casa Amarela - 2000 (poesia); Contos de Corações Feridos de Guerras... - 2003 (contos); e Relembranças - Pedro Leopoldo pra lembrar - 2008 (poesia).

Enrique Tavares, 42 anos, natural de Pedro Leopoldo. Psicólogo de formação e designer gráfico de profissão, tem um histórico de lutas em defesa do meio ambiente e de preservação do patrimônio. É apoiador e colaborador desde o 1º Festival de Verão.

Quando os amigos Enrique Tavares e Rodrigo Viana se propuseram a escrever um livro para lembrar a Pedro Leopoldo que não existe mais, eles nem imaginavam os desafios que estavam por vir: eleger, entre vários, os lugares e as pessoas; extrair-lhes, às vezes à fórceps, a poesia entranhada; depois descobrir-lhes corpo, dar-lhes rosto; por fim, corrigir tudo isso e temperar com um quê de nostalgia.

Hoje, o livro "Relembranças: Pedro Leopoldo para lembrar" é essa saudade: feita em letra e em imagem. Segundo Rodrigo Viana, triste do homem que não tem lembranças. Já que é preciso e necessário – porque não, essencial - vigiar o passado para obtermos um rumo seguro para o futuro e além.

De acordo com o autor, Relembranças quer tudo isso: "o cheiro antigo, o gozo velho, as saudades, os prazeres, os arrependimentos e as esperanças. Tudo arrumado numa poesia branca – sem metro nem rima", declara. O livro tráz 40 páginas, preto e branco, 210 x 150 mm fechado e 420 x 150 mm aberto, e várias foto-poemas da década de 80.

Clique nas imagens abaixo para ampliar.







Serviço:
Data: 12/03/2008
Horário: 18h
Local: Almoxarifado - Rua Maurício Azevedo, 4 - Centro (ver mapa)
Entrada franca

Lançamento de livro: Escola e Museu, diálogos e práticas

Autoras: Júnia Sales Pereira, Lana Mara de Castro Siman, Silvania Souza do Nascimento e Carina Martins Costa.
Publicação: Superintendência de museus e Secretaria de Estado da Educação, em parceria com o Cefor - Puc Minas.

O livro "Escola e Museu: diálogos e práticas" pretende propor uma educação por meio do diálogo, da leitura de objetos museais e da percepção sensorial, com apresentação de alternativas e experiências de ação conjunta entre educadores em ambientes formais e não formais de educação. O livro tem como público leitor professores da Educação Básica, especialmente aqueles que se envolvem na promoção de um diálogo com os museus através de sua ação educativa. As autoras pressupõem que os professores são agentes culturais, e que podem explorar essa face de sua formação e de sua atuação profissional no diálogo com museus.

O museu não pode desprezar os recursos educativos e acúmulo reflexivo sobre a ação educativa de que a escola já dispõe. Por isso, o livro também propõe uma problematização da representação de professor como profissional passivo ou pouco capaz de compreender e dialogar com as propostas do museu. A obra aproxima os educadores do universo dos museus, compondo um repertório de idéias, cenários, relatos e referências que são sinalizadores do debate que requer a educação em suas múltiplas dimensões.

Dessa maneira, é um livro voltado a todo educador, em qualquer área do conhecimento, interessado em promover e problematizar a ação educativa em ambientes não formais de educação.

Data: 12 de março
Horário: 18h
Local: Almoxarifado - Rua Maurício Azevedo, 4 - Centro (ver mapa)
Entrada franca

Cia. de Dança Heaven Dance


A Cia. de Dança Heaven Dance mostra sua qualidade, adotando a filosofia da criatividade coreográfica, embasada nas técnicas e movimentos originais das danças provenientes dos guetos americanos - as populares "street dances" - como o Locking, Popping, B.boying, Rocking, Wacking, Freestyle Hip Hop e o House Dance.

Com um trabalho notável realizado na região metropolitana de Belo Horizonte e arredores, a Cia. de Dança Heaven Dance reconhece que sua missão é com o público que os prestigia, por isso, a cada apresentação, surpreende o público com um grande espetáculo, muita garra e, acima de tudo, amor à dança. Mais informações no site http://www.heavendance.k6.com.br/

Serviço:
Cia de Dança Heaven Dance
Dia 15 Sábado
Horário: 17h
Local: Praça da Estação (ver mapa)
Entrada franca

Analytics