sábado, 1 de março de 2008

Lançamento de livro: Escola e Museu, diálogos e práticas

Autoras: Júnia Sales Pereira, Lana Mara de Castro Siman, Silvania Souza do Nascimento e Carina Martins Costa.
Publicação: Superintendência de museus e Secretaria de Estado da Educação, em parceria com o Cefor - Puc Minas.

O livro "Escola e Museu: diálogos e práticas" pretende propor uma educação por meio do diálogo, da leitura de objetos museais e da percepção sensorial, com apresentação de alternativas e experiências de ação conjunta entre educadores em ambientes formais e não formais de educação. O livro tem como público leitor professores da Educação Básica, especialmente aqueles que se envolvem na promoção de um diálogo com os museus através de sua ação educativa. As autoras pressupõem que os professores são agentes culturais, e que podem explorar essa face de sua formação e de sua atuação profissional no diálogo com museus.

O museu não pode desprezar os recursos educativos e acúmulo reflexivo sobre a ação educativa de que a escola já dispõe. Por isso, o livro também propõe uma problematização da representação de professor como profissional passivo ou pouco capaz de compreender e dialogar com as propostas do museu. A obra aproxima os educadores do universo dos museus, compondo um repertório de idéias, cenários, relatos e referências que são sinalizadores do debate que requer a educação em suas múltiplas dimensões.

Dessa maneira, é um livro voltado a todo educador, em qualquer área do conhecimento, interessado em promover e problematizar a ação educativa em ambientes não formais de educação.

Data: 12 de março
Horário: 18h
Local: Almoxarifado - Rua Maurício Azevedo, 4 - Centro (ver mapa)
Entrada franca

Nenhum comentário:

Analytics