Mostrando postagens com marcador Livros. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Livros. Mostrar todas as postagens

sábado, 1 de março de 2008

Lançamento de livro: Para Fazer Música

Autora: Cecília Cavalieri

Cecília Cavalieri França é educadora musical (Ph.D pela University of London, 1998) especialista na iniciação musical de crianças. É professora e pesquisadora da Escola de Música da UFMG, autora de livros e Cds para educação musical. Sua produção artística e acadêmica é reconhecida e respeitada por educadores do circuito nacional e internacional.

Descrição: "Para fazer música" é um livro didático para o ensino da música para 2ª e 3ª séries do Ensino Fundamental. É visualmente estimulante, todo em cores e ricamente ilustrado, com um design que mescla desenho, fotografia e outros recursos visuais. O texto dialoga com a criança, estimulando-a a se posicionar expressiva e criticamente em relação às experiências realizadas. Convocações específicas, como “Reúna sua turma” e “Convide seus amigos”, direcionam o foco para atividades coletivas capazes de promover o desenvolvimento sócio-emocional da criança. Propostas-âncora, tais como “Experimentando”, “Você sabia?” e outras, criam uma cultura de pesquisa sonora e sua imediata aplicação musical.

O livro inclui um CD com 35 faixas sugeridas para apreciação com um repertório variado que inclui rock, rap, samba e compositores como Villa-Lobos, Tchaikovsky, Mussorgsky, Schafer, entre outros. Fruto de anos de pesquisa e experimentação da autora com base na obra do educador musical inglês Keith Swanwick, a proposta estimula a pesquisa e a experimentação, envolvendo a criação individual e coletiva, a apreciação de obras de tradições diversas, o canto, a performance instrumental e a construção de instrumentos alternativos. Com a recente volta da obrigatoriedade do ensino da música nas escolas (PL330/2006), Para fazer música torna-se uma ferramenta indispensável para o educador musical.

Clique na imagem abaixo para ampliar:












Serviço:
Data: 10/03/2008
Horário: 18h
Local: Almoxarifado - Rua Maurício Azevedo, 4 - Centro (ver mapa)
Entrada franca

Lançamento de livro: Trilogia do Templo (3 volumes)

Autor: Zé Rodrix

Zé Rodrix foi carioca - mas depois de mais de 25 anos morando em São Paulo, já se considera cidadão da cidade. É autor de grandes sucessos como "Mestre Jonas", "Primeira Canção da Estrada" e "Soy Latino Americano" e também escritor, com os livros que fazem parte da sua "Trilogia do Templo", lançados pela Editora Record. Depois de 2001, quando retomou sua carreira artística com o trio Sá, Rodrix e Guarabyra, (que também se apresentam no dia 14 no Festival), encantou-se novamente pelos palcos e vem emocionando inúmeras platéias pelo Brasil com seus amigos de longa data, entre eles, Tavito (com quem também se apresenta em Pedro Leopoldo logo após o lançamento dos livros).




Johaben: Diário de um Construtor do Templo - vol. 1 - O ponto central dos rituais da Maçonaria é a construção do Templo de Yahweh, erguido durante o reinado de Salomão, filho de David, no ano 1000 a.C. O livro de estréia de Zé Rodrix é um romance histórico que tem seu foco central no Templo de Yahweh em Jerusalém, cuja construção se tornou o símbolo essencial de todo o esoterismo ocidental. Os personagens históricos e bíblicos se sucedem, à medida em que a história avança, em uma narrativa tão cheia de aventura quanto de densidade.







Zorobabel - Reconstruindo o Templo - vol. 2 - A aventura, iniciada no livro anterior, prossegue neste segundo volume da Trilogia do Templo. Nele, os leitores conhecerão Zorobabel, um jovem movido por sua missão, seus desejos e sua arte, dividido entre um Império Babilônio rico e poderoso e uma Jerusalém decadente e esquecida até mesmo pelo Grande Arquiteto do Universo. Neste segundo livro, conheceremos não apenas os grandes senhores da época, como Cyro e Darius, mas também nos aprofundaremos mais ainda nos segredos dos pedreiros e nas ricas e antigas tradições da Maçonaria, como eram praticadas em seus primórdios.







Esquin de Floyrac: o Fim do Templo - vol. 3 - Após o sucesso dos dois primeiros livros "Johaben: Diário de um construtor do templo" e "Zorobabel: Reconstruindo o templo", "Esquin de Floyrac" encerra a Trilogia do Templo com um assunto polêmico: a ligação entre templários e a maçonaria.







Serviço:
Data: 10/03/2008
Horário: 18h
Local: Almoxarifado - Rua Maurício Azevedo, 4 - Centro (ver mapa)
Entrada franca

Lançamento de livro: Relembranças, Pedro Leopoldo para lembrar

Autores: Rodrigo Viana e Enrique Tavares

Rodrigo Vianna é mineiro de Pedro Leopoldo. Bacharel em direito pela UFMG, advogado e escritor. Tem três livros lançados: Casa Amarela - 2000 (poesia); Contos de Corações Feridos de Guerras... - 2003 (contos); e Relembranças - Pedro Leopoldo pra lembrar - 2008 (poesia).

Enrique Tavares, 42 anos, natural de Pedro Leopoldo. Psicólogo de formação e designer gráfico de profissão, tem um histórico de lutas em defesa do meio ambiente e de preservação do patrimônio. É apoiador e colaborador desde o 1º Festival de Verão.

Quando os amigos Enrique Tavares e Rodrigo Viana se propuseram a escrever um livro para lembrar a Pedro Leopoldo que não existe mais, eles nem imaginavam os desafios que estavam por vir: eleger, entre vários, os lugares e as pessoas; extrair-lhes, às vezes à fórceps, a poesia entranhada; depois descobrir-lhes corpo, dar-lhes rosto; por fim, corrigir tudo isso e temperar com um quê de nostalgia.

Hoje, o livro "Relembranças: Pedro Leopoldo para lembrar" é essa saudade: feita em letra e em imagem. Segundo Rodrigo Viana, triste do homem que não tem lembranças. Já que é preciso e necessário – porque não, essencial - vigiar o passado para obtermos um rumo seguro para o futuro e além.

De acordo com o autor, Relembranças quer tudo isso: "o cheiro antigo, o gozo velho, as saudades, os prazeres, os arrependimentos e as esperanças. Tudo arrumado numa poesia branca – sem metro nem rima", declara. O livro tráz 40 páginas, preto e branco, 210 x 150 mm fechado e 420 x 150 mm aberto, e várias foto-poemas da década de 80.

Clique nas imagens abaixo para ampliar.







Serviço:
Data: 12/03/2008
Horário: 18h
Local: Almoxarifado - Rua Maurício Azevedo, 4 - Centro (ver mapa)
Entrada franca

Lançamento de livro: Escola e Museu, diálogos e práticas

Autoras: Júnia Sales Pereira, Lana Mara de Castro Siman, Silvania Souza do Nascimento e Carina Martins Costa.
Publicação: Superintendência de museus e Secretaria de Estado da Educação, em parceria com o Cefor - Puc Minas.

O livro "Escola e Museu: diálogos e práticas" pretende propor uma educação por meio do diálogo, da leitura de objetos museais e da percepção sensorial, com apresentação de alternativas e experiências de ação conjunta entre educadores em ambientes formais e não formais de educação. O livro tem como público leitor professores da Educação Básica, especialmente aqueles que se envolvem na promoção de um diálogo com os museus através de sua ação educativa. As autoras pressupõem que os professores são agentes culturais, e que podem explorar essa face de sua formação e de sua atuação profissional no diálogo com museus.

O museu não pode desprezar os recursos educativos e acúmulo reflexivo sobre a ação educativa de que a escola já dispõe. Por isso, o livro também propõe uma problematização da representação de professor como profissional passivo ou pouco capaz de compreender e dialogar com as propostas do museu. A obra aproxima os educadores do universo dos museus, compondo um repertório de idéias, cenários, relatos e referências que são sinalizadores do debate que requer a educação em suas múltiplas dimensões.

Dessa maneira, é um livro voltado a todo educador, em qualquer área do conhecimento, interessado em promover e problematizar a ação educativa em ambientes não formais de educação.

Data: 12 de março
Horário: 18h
Local: Almoxarifado - Rua Maurício Azevedo, 4 - Centro (ver mapa)
Entrada franca

Analytics