sábado, 1 de março de 2008

Lançamento de livro: Para Fazer Música

Autora: Cecília Cavalieri

Cecília Cavalieri França é educadora musical (Ph.D pela University of London, 1998) especialista na iniciação musical de crianças. É professora e pesquisadora da Escola de Música da UFMG, autora de livros e Cds para educação musical. Sua produção artística e acadêmica é reconhecida e respeitada por educadores do circuito nacional e internacional.

Descrição: "Para fazer música" é um livro didático para o ensino da música para 2ª e 3ª séries do Ensino Fundamental. É visualmente estimulante, todo em cores e ricamente ilustrado, com um design que mescla desenho, fotografia e outros recursos visuais. O texto dialoga com a criança, estimulando-a a se posicionar expressiva e criticamente em relação às experiências realizadas. Convocações específicas, como “Reúna sua turma” e “Convide seus amigos”, direcionam o foco para atividades coletivas capazes de promover o desenvolvimento sócio-emocional da criança. Propostas-âncora, tais como “Experimentando”, “Você sabia?” e outras, criam uma cultura de pesquisa sonora e sua imediata aplicação musical.

O livro inclui um CD com 35 faixas sugeridas para apreciação com um repertório variado que inclui rock, rap, samba e compositores como Villa-Lobos, Tchaikovsky, Mussorgsky, Schafer, entre outros. Fruto de anos de pesquisa e experimentação da autora com base na obra do educador musical inglês Keith Swanwick, a proposta estimula a pesquisa e a experimentação, envolvendo a criação individual e coletiva, a apreciação de obras de tradições diversas, o canto, a performance instrumental e a construção de instrumentos alternativos. Com a recente volta da obrigatoriedade do ensino da música nas escolas (PL330/2006), Para fazer música torna-se uma ferramenta indispensável para o educador musical.

Clique na imagem abaixo para ampliar:












Serviço:
Data: 10/03/2008
Horário: 18h
Local: Almoxarifado - Rua Maurício Azevedo, 4 - Centro (ver mapa)
Entrada franca

Nenhum comentário:

Analytics