terça-feira, 4 de março de 2008

Renato Teixeira é a grande atração da abertura do 7º Festival de Verão de Pedro Leopoldo

Dia 7 de março, sexta-feira, a partir das 20 horas, acontece a grande festa de abertura do 7º Festival de Verão de Pedro Leopoldo. A praça da Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, em Pedro Leopoldo, será palco do imperdível show de Renato Teixeira e Trio. A apresentação é gratuita e conta com o show de abertura dos músicos mineiros Emerson & Marcelão.

Renato Teixeira realiza em Pedro Leopoldo o lançamento de seu mais novo CD e primeiro DVD, que levam o seu nome e contaram com as participações especiais de Pena Branca, Joanna, Chitãozinho e Xororó e Leon Gieco.

Nesses recentes trabalhos e em seus shows, estão presentes clássicos de sua carreira, como Um violeiro toca; Amanheceu, peguei a viola; Frete; Tocando em frente; Amora e Romaria ganham ainda mais visibilidade. As músicas mais recentes como Êta mundo bão; Encostada na varanda, de seu filho João Lavraz; e Curvelo, de Chico Teixeira, dão o ar de novidade.

Renato Teixeira e Trio

Em mais de 40 anos da história de Renato Teixeira estão composições que se eternizaram não apenas em sua voz, mas em outras grandes vozes do cenário musical. Sua música é folk, vindo do “Folk Talk”. Esse conceito vem da palavra “povo” e do significado de “folclore”, ou seja, histórias que representam um determinado grupo ou um povo e mexem com os nossos sentimentos mais profundos.

Bod Dylan, Woody Guthrie, Pete Seeger, Leon Gieco e tantos outros nomes representam o folk internacional. Aqui no Brasil também temos diversos nomes, como Renato Teixeira e Almir Sater, entre outros. Enxergar que não se trata de música raiz, nem música regional, muito menos música caipira é muito importante. Essas influências existem sim, mas se colocam na base histórica.

Nenhum comentário:

Analytics