sexta-feira, 17 de maio de 2013

Wilson Sideral

No dia 05 de maio de 1975, nasce em Alfenas, sul de Minas Gerais, Wilson da Silveira Oliveira Filho. A paixão pela música desperta cedo, aos oito anos, sob direta influência de sua família. A adolescência, toda dedicada à musica, leva “Wilsinho” pela escola da vida: bandas de rock, da garagem à escola, da escola aos bares, dos bares aos bailes, o caminho natural das pedras, pedras que rolam, rock and roll (primeira influência musical de Sideral), que, aliada à música negra (o soul, o blues, e o funk) e à MPB, formam, hoje, a plataforma para a construção de sua música pop.

Aos dezoito anos, muda-se para Belo Horizonte, cidade onde vive até hoje. E após quatro anos como guitarrista da banda de reggae Omeriah e passagens por outros grupos, em 1997, Sideral parte para a carreira solo, cheio de letras, melodias, arranjos e sonhos na cabeça...

Começa, então, a construir sua carreira na noite de Belo Horizonte, nos bares, casas noturnas, eventos universitários e shows de abertura para bandas consagradas (O Rappa, Planet Hemp, Charlie Brown Jr, Pato Fu...), e em 1998, já era destaque na capital mineira e em grande parte do Estado.

O sucesso definitivamente bate à porta em meados de 1998, quando uma composição sua, a canção “Fácil”, é gravada pela banda de seu irmão e parceiro Rogério Flausino (Jota Quest), tomando de assalto todas as rádios do Brasil. Pouco tempo depois, a gravadora Universal Music oferece a Sideral um contrato para a gravação de seus dois primeiros discos:

Wilson Sideral “1” (1999), produzido pelo paulista Dudu Marote, com os hits “Não Pode Parar” e “Zero a Zero”, e destaques para, a balada “Eu Estarei Com Você”, a funkeira “Wilsom” (“Wilson do cabelo duro”), e a bela versão “blues” de “Bem Que Se Quis” de Marisa Monte. O artista inicia uma longa e consagrada turnê de estréia, com mais de 250 apresentações, incluindo a participação do músico, nos maiores festivais de música do país (Rock in Rio 3 - RJ, Planeta Atlântida - RS / SC, Pop Rock Brasil - MG), recebendo, ainda, a indicação como artista revelação no Prêmio Multishow de Música Brasileira;

O segundo CD, “Na Paz” (2002), produzido por Tadeu Patola, foi indicado ao Grammy Latino como melhor álbum de rock brasileiro, destacando-se as canções, “Simples”, com participação especial de Dinho Ouro Preto (Capital Inicial), a balada “Ela Foi Embora”, uma versão do clássico do Clube da Esquina, “Para Lennon e McCartney” e,“Um Beijo Seu”, incluída na trilha sonora de “Malhação” (Rede Globo).

Em julho de 2004, Wilson Sideral monta o seu selo independente SIDERAL EXPERIENCE e, em outubro do mesmo ano, lança, em parceria com a Universal Music, o terceiro álbum, “Lançado ao Mar”, seu disco de maior êxito, com destaque para as canções, “Lançado ao Mar”, “Hollywood Star”, “Cinco Dias”, a belíssima, “O Amor Só Descansa Quando Morre”, com letra do escritor Paulo Coelho, e a balada soul “Maria”, esta, em dueto com o irmão Rogério Flausino. Com o pé na estrada, o artista realiza novamente uma longa turnê, com mais de 250 apresentações, entre shows, projetos musicais (Sideral Experience) e participações especiais em programas de Rádio e TV.

http://www.wilsonsideral.com.br/


Nenhum comentário:

Analytics