quarta-feira, 31 de março de 2010

Jack Vinil apresenta fusão de acústico, elétrico e eletrônico no 8FVPL

A banda Jack Vinil é formada por Daniel “Jack” Costa (violão, guitarra, vocal, gaita e efeitos), Maurício “Mauricinho” Gabrich (violão e vocal) e Fabiano “Koruja” Nogueira (bateria e percussão). Trazendo uma fusão de acústico, elétrico e eletrônico, a Banda Jack Vinil apresenta arranjos modernos e inovadores de renomadas músicas nacionais e internacionais, de uma forma pessoal e exclusiva, além de apresentar músicas próprias.

Ao tempero do ecletismo musical de seus integrantes, dispõe de um repertório que viaja pelos clássicos do rock, pop, reggae, heavy, funk, rockabilly, samba rock e vários outros estilos que vão surgindo pelo caminho. O “Jack” possui uma apresentação moderna, interativa e unicamente despojada, buscando um novo conceito para o cenário musical atual.

A banda Jack Vinil se apresenta no 8FVPL dia 13 de abril, a partir das 20h, na Praça Tancredo Neves, logo após o show do Grupo Txai.

Confira video da apresentação da banda Jack Vinil no 7FVPL

Entrada franca mediante doação de 1 kg de alimento não perecível (exceto sal e fubá) ou um livro literário em bom estado.
Serão doados para Sociedade São Vicente de Paula, bibliotecas públicas do município e Cooperarte.

Lívia e Emerson: criatividade na fusão do clássico com o popular

A dupla Lívia e Emerson surgiu a partir de um encontro informal de músicos na casa do luthier Paulo Marcos em janeiro de 2009. Desde então, a dupla vem se apresentando na região com um repertório que reflete essa fusão do clássico com o popular e muita criatividade.

Emerson é de Pedro Leopoldo, e além de acompanhar outros grandes músicos, também colaborou para a implantação do projeto do Festival de Verão na cidade. Seu estilo marcante de tocar agrega técnicas de violão clássico e flamenco à batidas percussivas e acordes ousados.

Lívia nasceu no estado do Rio e desde muito nova foi apresentada ao samba, à bossa nova e a música popular. Participou de festivais como intérprete e compositora, entre eles o SESC-MPB, onde foi finalista. Atualmente estuda canto erudito na Fundação Clóvis Salgado.

Nesse ano de trabalho, gravaram o CD “Alma Brasileira”. O disco traz o melhor da música popular em uma versão bem moderna e inusitada onde ritmos e tendências se encontram numa sonoridade única. E é seguindo esse intuito que a dupla se apresenta no Festival: trazendo no repertório uma bagagem mineira e brasileira que garante agradar aos mais variados gostos.

A dupla abre o show de Fernando Brant, Tavinho Moura e Mariana Brant dia 11 de abril (domingo), na Igreja N.S. Rosário (Praça Fernão Dias, s/nº - Quinta Sumidouro).

Confira video da apresentação de Emerson e Marcelão no 7FVPL

Entrada franca mediante doação de 1 kg de alimento não perecível (exceto sal e fubá) ou um livro literário em bom estado.
Serão doados para Sociedade São Vicente de Paula, bibliotecas públicas do município e Cooperarte.

Marcelão solta a voz mais uma vez no Festival de Verão de PL, acompanhado de Paulinho Ferreira

Dono de imenso potencial vocal, Marcelão iniciou a sua carreira em 1988, interpretando com maestria grandes nomes da MPB pelos bares nas noites de Belo Horizonte e em várias cidades mineiras. Sempre acompanhado de excelentes músicos, defendeu com garra e presença de palco canções de vários compositores inéditos em dez Festivais da Canção Popular, dos quais conquistou sete primeiros lugares, além de vários prêmios como melhor intérprete.

Com seu carisma e simplicidade, dividiu palco com Belchior, Pena Branca e Xavantinho, Renato Teixeira, Paulinho Pedra Azul, Tadeu Franco, Saulo Laranjeira e muitos outros. Por várias vezes se apresentou no Grande Teatro Palácio das Artes, Teatro Alterosa, Francisco Nunes e Sesiminas.

Violonista de formação musical auto-didata, Paulinho Ferreira buscou seu aprimoramento técnico no conservatório de música "Lobo de Mesquita" em Diamantina (sua terra natal). Depois vieram outros cursos dentro da música. Paulinho cresceu ouvindo música. Sua mãe era cantora de rádio e o seu pai tinha um grupo de choro.

Mudou-se para Betim onde atualmente é professor de violão clássico, popular, história do violão e também faz shows instrumentais. Sua parceria musical com Marcelão vem de longos anos de apresentações em bares, em shows por várias cidades, bem como aberturas de shows de renomados artistas da MPB.

A dupla abre o show de Moraes Moreira dia 10 de abril (sábado), na Igreja São Judas Tadeu (Praça Guairá, próximo à Rua dos Botocudos, 39).

Confira video da apresentação de Marcelão no 7FVPL

Entrada franca mediante doação de 1 kg de alimento não perecível (exceto sal e fubá) ou um livro literário em bom estado.
Serão doados para Sociedade São Vicente de Paula, bibliotecas públicas do município e Cooperarte.

Banda Estações de Minas passeia entre o Rock e a MPB

A banda Estações de Minas faz do seu trabalho um refúgio a um mundo em que a padronização da música vem fazendo as pessoas perderem o gosto pelo original, pelas coisas simples, mas carregadas de valor. Sempre com o espírito do eterno, contemporâneo, sem compromisso com o moderno, mas com respeito ao passado e às tradiçoes culturais.

Caminhando entre o Rock e a MPB, as influências aparecem na harmonização e na improvização, vindas de épocas em que o Rock Progressivo já oferecia possibilidades criativas para a música instrumental. A harmonia de Toninho Horta e o som do Clube da Esquina traziam um novo colorido. A música de Caetano, Gil e Chico Buarque ditava a poesia e a irreverência das bandas de Rock dos anos 80 marcavam as páginas da nossa história.

Estações de Minas é Alexandre Gonçalves (guitarra e vocais), Carlos Alberto (bateria), João Pê Jota (sax e vocais), Ronaldo Andrade (baixo) e Rone Marques (teclados e vocais). O grupo abre o show de Yassir Chediak dia 16 de abril (sexta-feira), no Adro da Igreja de Nossa Senhora da Conceição (Praça N.S. Conceição, Distrito de Fidalgo), a partir das 20h.

Entrada franca mediante doação de 1 kg de alimento não perecível (exceto sal e fubá) ou um livro literário em bom estado.
Serão doados para Sociedade São Vicente de Paula, bibliotecas públicas do município e Cooperarte.

PL Trio Instrumental - música instrumental de qualidade

O PL Trio Instrumental surgiu no início de 2009, formado pelos professores de música Gilson Diniz (bateria), Nilton César (baixo elétrico) e Rangel Moreira (guitarra), todos nascidos em Pedro Leopoldo. O objetivo do trio é valorizar a música instrumental e resgatar alguns temas da música brasileira e internacional, tais como "Autumn Leaves", "Água de Beber", "Cantaloop Island", entre outros. O trio também agrega ao repertório alguns temas mais modernos da música instrumental, como "No Neck" e "Baião Barroco". O repertório do trio é composto pelos mais diversos estilos como jazz, samba, salsa, chácháchá, funkiado, baião, fusion, entre outros.

Em novembro de 2009, o trio passou a desenvolver um segundo trabalho, este contando com participação do saxofonista João PJ e da cantora Daniele Miranda, ambos nascidos em Pedro Leopoldo, enriquecendo assim o repertório do trio que passou a fazer releituras de grandes compositores e intérpretes da música brasileira, como Elis Regina, Tom Jobbim, Gal Costa, Milton Nascimento entre outros.

O trio abre o show de Kiko Continentino & Banda no dia 15 de abril (quinta-feira), na Igreja de São João Batista, em Dr. Lund (Praça Aníbal Fernandes), a partir das 20h.

Entrada franca mediante doação de 1 kg de alimento não perecível (exceto sal e fubá) ou um livro literário em bom estado.
Serão doados para Sociedade São Vicente de Paula, bibliotecas públicas do município e Cooperarte.

Iolanda Miranda e Daniele Miranda, irmãs de sangue e de música

Nascidas em berço musical desde pequenas, as irmãs, por influência de seu pai, Marcelo Miranda, desbravaram os desafios da música. Cada uma trilhou seu caminho, cada uma trabalhou seu próprio estilo. Agora, juntas, cantam o melhor da música popular brasileira. Um repertório tradicional, porém moderno - de Norte a Sul do Brasil - do samba ao baião. Acompanhadas por uns dos melhores músicos da região, elas trazem um show irreverente e agradável de se ouvir.

As irmãs se apresentam no 8FVPL dia 12 de abril (segunda-feira), 20h, Igreja Santo Antônio da Barra (Rua Maria Faustina Torres, 31, Santo Antônio da Barra), abrindo o show de Cláudio Venturini e Telo Borges.

Entrada franca mediante doação de 1 kg de alimento não perecível (exceto sal e fubá) ou um livro literário em bom estado.
Serão doados para Sociedade São Vicente de Paula, bibliotecas públicas do município e Cooperarte.

terça-feira, 30 de março de 2010

Um dos Três - Samba e Bossa em Pedro Leopoldo

Formado em outubro de 2008, o UM DOS TRÊS já chegou com uma grande bagagem musical, pois são ex-integrantes do grupo Sambalados e já vinham atuando no mercado há cerca de dez anos com apresentações em várias cidades mineiras.

Denílson (voz e violão), Diogo (vocal e percussão) e Leo Tafuri (vocal e percussão) formam o UM DOS TRÊS, trazendo em seu repertório três ritmos da música popular brasileira: a belíssima Bossa Nova, o swing do Samba Rock e a poesia e elegância do Samba de Raiz.


De uma forma simples, mas com muito amor, prazer e dedicação, procuram passar para o público toda a alegria que nossa música popular brasileira nos traz.

O trio se apresenta no 8º Festival de Verão de Pedro Leopoldo dia 18 de abril (domingo), a partir das 15h, na Praça da Estação - Rua Dr. Rocha s/nº (em frente à rua Anélio Caldas 33). No mesmo dia também se apresentam o trio Coisa do Tipo, Gleison Túlio, Balaio do Veremundo, Ricardo e Evandro, Mary Joe, Banda Trinco e Kleiton & Kledir.

Entrada franca mediante doação de 1 kg de alimento não perecível (exceto sal e fubá) ou um livro literário em bom estado.
Serão doados para Sociedade São Vicente de Paula, bibliotecas públicas do município e Cooperarte.

Oficinas

A coordenação do 8º Festival de Verão de Pedro Leopoldo divulga as oficinas desta edição. As oficinas acontecem de 19 a 23 de abril em quatro espaços diferentes. Confira as oficinas, locais e horários e garanta sua vaga!

As inscrições gratuitas para as oficinas já estão abertas na Secretaria de Educação e Cultura de Pedro Leopoldo. Cada oficina comporta, no máximo, 20 alunos. Informações: (31) 3662-2155.

Oficina de capoeira e confecção de instrumentos de percussão
Ementa: Oficina de capoeira, com confecção de instrumentos de percussão para capoeira, com material reciclável.
Público ideal: crianças de 7 a 10 anos.
Com: Danny Alexandro Lopes de Oliveira - Graduado e pós-graduado em Educação Física. Professor de Capoeira no Projeto Vencer - Cooperarte.
Quando: 2ª, 4ª e 6ª, 09h às 11h
Onde: Cooperarte

Oficina e confecção de instrumentos de Percussão, workshop de Capoeira
Ementa: Confecção de instrumentos de percussão para capoeira e workshopp de Capoeira.
Público ideal: adulto

Com:
Danny Alexandro Lopes de Oliveira - Graduado e pós-graduado em Educação Física. Professor de Capoeira no Projeto Vencer - Cooperarte.
Quando: 3ª, 4ª 5ª e 6ª, 18h às 21h
Onde: Cooperarte

Oficina de Dança Afro-Brasileira
Ementa: Introduzir e divulgar a dança afro-brasileira, bem como a cultura afro-brasileira, por meio do ritmo e da dança. Divulgar a história das conquistas e refletir sobre as leis que propiciam a divulgação da cultura afro-descendente.
Com: Grupo de Dança Afro Brasileiro Ilê Ifé (Ivone Maria S. Diniz / Suzana de Souza Moreira / Suzana Flávia S. Diniz) - Iniciou sua história no Festival de Verão, sob a regência da maestrina Marlene Silva e, desde então, vem lutando pela divulgação da cultura africana na cidade.

Quando: 18h30 às 21h30
Onde: Escola Estadual São José

Oficina de Iniciação ao circo
Ementa: Oficina destinada ao Projeto Holcim Comunidade, procura introduzir a arte circense junto à comunidade, apontando os diversos benefícios que esta arte pode ter sobre a saúde física e psicológica dos envolvidos.
Público ideal: alunos do projeto "Holcim Comunidade"
Com: Tanaka - Artista plástico, autodidata, com atuação no mercado nacional há 12 anos. Músico e professor de artes cênicas formado pelo teatro Universitário BH e pela Escola de Artes cênicas Catulo da Paixão Cearense no Ceará, atualmente trabalha em oito escolas da rede municipal em Pedro Leopoldo, através do projeto Educação com Arte, e André Vieira - Educador social e artista de rua, compondo o projeto educar com arte nas periferias da região metropolitana. Participou de oficinas de arte verde, permacultura e bioconstrução no IPEP em 2007, economia criativa no fórum social mundial-2005, educação ambiental no fórum social nacional-2003, arte construtiva na bienal da UNE-2003.

Quando: dias 13, 15 e 22, das 07h30 às 11h e 13h30 às 17h.
Onde: Clube Adeci/Holcim

Oficina Interativa: Despertando Talentos
Ementa: Proposta para qualquer pessoa desintoxicar os preconceitos. Busca-se tratar o traço livre e as cores como forma de expressão; harmonizar a expressão corporal através da improvisação, mímica e outros. Desperta os sentidos; construção em equipe, painéis, objetos tridimensionais, conforme definição do grupo.
Público ideal: educadores e pessoas acima de 12 anos.
Com: Carlos E. Costa - Professor de Artes visuais/Habilidade em desenho e arte, atuante em inclusão social, e Thabata Brito – graduando em Design e membro do NEA-ED, pesquisadora em Educação Ambiental.
Quando: 18h30 às 21h30
Onde: Escola Estadual São José

Oficina de jogos e brincadeiras
Ementa: A oficina tem como meta sociabilizar os jovens através de jogos recreativos da tradição mineira e outras tradições. Procura-se atuar no resgate da cultura mineira e despertar a conscientização através do uso de materiais para brincadeiras e jogos infanto-juvenis.
Público ideal: educadores e jovens de 10 a 14 anos.
Com: Carlos Magno – Técnico em Gestão Meio Ambiente, graduando em Design de ambientes e subcoordenador atividades de educação ambiental ED, e Ellen Mourão – Atuando em oficinas de arte e reciclagem da Cemig, Oficinas do Fórum das águas, Fundação de Parques Municipais e outros.
Quando: 18h30 às 21h30
Onde: Escola Estadual São José

Oficina de brinquedos de sucata
Ementa: A oficina propõe a sociabilização e criação de jogos e brinquedos através dos materiais diversos e do aproveitamento de materiais simples como caixas, latas, pets, tampinhas, etc. Os jogos podem ser os boliches de pet, o enforcado de lata, a trilha ecológica, entre outros, sempre com a visão para o reaproveitamento de matérias.
Público ideal: educadores e jovens a partir de 14 anos.
Com: Elenice Soares– Design gráfico/Habilidades em comunicação em educação ambiental para crianças, Lorena Cristina e Letícia – estudantes de Design de Ambientes/ pesquisadoras em resíduos/ habilidades em criação de objetos lúdicos.
Quando: 18h30 às 21h30
Onde: Escola Estadual São José

Oficina: Um Olhar Diferente: Artesanato com Resíduos Vegetais
Ementa: Esta proposta utiliza resíduos vegetais (folhas, galhos, sementes, etc) para produção artesanal. Ensina-se como selecionar, conservar e pigmentar resíduos vegetais e incentiva práticas ambientais corretas, proporcionando à comunidade possibilidades de criatividade, auto-estima e renda própria, além do respeito à preservação ambiental.
Público ideal: educadores, jovens e adultos.

Com:
Nadja Maria Mourão - designer ambiental, professora e coordenadora do NEA da UEMG, e Michelle Machado - bióloga e designer, pesquisadora em resíduos vegetais para artesanato.
Quando: 18h30 às 21h30
Onde: Escola Estadual São José

Oficina de criação de fantoches e estórias
Ementa: Esta oficina propõe confecção de fantoches criativos, utilizando materiais alternativos e recicláveis, com temas vinculados à cultura e ao meio ambiente. Busca-se criação de história para o personagem, integrando-o ao grupo. Os temas e a participação são escolhidos pelos participantes.
Público ideal: educadores e jovens acima de 14 anos.
Com: Lidja Hoehne – bióloga e membro do Grupo Arte no Ar /criações para o ensino das ciências e da cultura, e Felipe Duque – músico, participante do grupo INCOPEX e das oficinas do Grupo Arte no Ar.
Quando: 18h30 às 21h30
Onde: Escola Estadual São José

Oficina de Jogos e atividades rítmicas
Ementa: Esta oficina desenvolve axtividades físicas através de jogos esportivos e fornece conhecimentos básicos de práticas esportivas (tipos de esportes diferentes) e equilíbrio-alongamento utilizando ritmos musicais. Busca-se motivação através da concorrência em equipes - Gincana.
Público ideal: educadores, adolescentes e adultos.
Com: Haendel Hoehne - internet / pesquisador em jogos e membro do Arte no Ar - Oficinas em Festivais, e Jerferson Miranda - Educação Física/Habilidade em jogos, iniciação esportiva e recreação.

Quando: 18h30 às 21h30
Onde: Escola Estadual São José

Oficina de Confecção de brinquedos pedagógicos para aulas de música
Ementa: A oficina propõe a construção de jogos pedagógicos para iniciação musical e para serem utilizados em aulas de música. São jogos fáceis de serem construídos, com papel cartão, emborrachado (EVA), régua, cola e canetinha. A oficina ensina ainda como jogar e como aproveitar os jogos para trabalhar conteúdos diversos, auxiliando no ensino da teoria musical e tornando as aulas mais divertidas e dinâmicas. Os jogos abordam assuntos como: pauta, partitura, ditados rítmicos e melódicos, compasso composto e etc.
Público ideal: educadores que trabalham com música em sala de aula e jovens a partir de 14 anos.
Com: Ana Carolina Malaquias - Primeira mulher a se formar no curso de Saxofone pela Escola de Música da UFMG. Iniciou os estudos aos seis anos com aulas de teclado; ingressou na Corporação Musical Cachoeira Grande aos 13 como requintista e como saxofonista. Formou-se na Escola de Música da UFMG em 2008. É aluna do 7º período do curso de Regência da UFMG e atua como professora de Musicalização e Flauta no Teatro Sesiminas e Musicalização na Corporação Musical Cachoeira Grande.

Quando: 18h30 às 21h30
Onde: Escola Estadual São José

Yoga e Ecologia Para Crianças – Em busca dos Tesouros da Natureza
Ementa: A natureza é fantástica e guarda vários tesouros, mas para descobri-los você deverá passar por cinco portais misteriosos usando os segredos milenares do yoga. Venha para essa aventura e percorra as trilhas do Planetinha e do Planetão. Público ideal: crianças de 7 a 10 anos.
Com: Alessandra de Angelis - especialista em Leitura Corporal, professora do sistema Satyananda Yoga com aperfeiçoamento na Índia, Pós Graduanda do curso de Ensino e Pesquisa no Campo da Arte, Cultura e Educação, Coordenadora da Espaço Corpo Consciência. Fazem parte da sua equipe Regina Moraes, especialista em arte-educação, Jansen Domingues, Educador Físico e pesquisador de técnicas de Yoga na Educação e Vitor Ferreira Lino, estudante de Yoga e Pedagogia.

Quando: 14h às 17h
Onde: Associação dos Moradores Marieta Batista de Sales - Rua Maria Firmino da Cruz, 310 - Dom Camilo

Esculturas e Objetos de Bloco de Concreto Celular (Precon)
Ementa: A proposta é criar esculturas e objetos de bloco de concreto celular e auxiliar o aluno a explorar seu potencial criativo e artístico, permitindo-o desenvolver suas habilidades, valorizando a si mesmo e seu meio.
Público ideal: adulto
Com: Suely Pimentel - Artista Plástica, pós-graduada em Ensino e Pesquisa no Campo da Arte e da Cultura; Pós Graduada em Arteterapia

Quando: Domingo (18), de 15h às 18h; e dias 19 (2ª), 20 (3ª) e 21 (4ª), das 19h às 22h
Onde: Clube Precon e Escola Estadual São José

segunda-feira, 29 de março de 2010

The Ravens Beatles Cover pela segunda vez no Festival

Os quatro integrantes da banda são oriundos de uma mesma família, fazendeiros na região da Fazenda do Urubu, situada em Pedro Leopoldo. Em inglês britânico, o vocábulo “Ravens” pode significar também Urubu. Mas o repertório do grupo é baseado na obra imortal do grupo “The Beatles”. Ícones da Inglaterra, originários de Liverpool, se unem, em uma delicada textura de gostos e parentescos, a um grupo de uma pequena cidade do interior. Assim o nome é, a um só tempo, referência a uma vida interiorana, quase campesina, e ao caráter cosmopolita do grande grupo inglês.

Todos são oriundos da Escola de Música Epicentro, em Pedro Leopoldo, que tem em sua estratégia didática a formação de mini-bandas. Assim, o acaso e o parentesco gerou a formação do grupo além, claro, do amor pelo repertório dos "Fab Four".

A banda conta com Henrique Alves Dutra na bateria, Guilherme Alves Dutra na guitarra-solo, Bruno Sales Silva na guitarra-base, Ricardo Alves Kuchenbecker no contra-baixo e todos nos vocais.

The Ravens no 7º Festival de Verão de Pedro Leopoldo

O quarteto toca dia 17 de abril (sábado), a partir das 20h. No mesmo dia também se apresentam as banda Outubro Vermelho e Beto Guedes, na Praça da Estação - Rua Dr. Rocha s/nº (em frente à rua Anélio Caldas 33).

Confira video da apresentação da banda The Ravens Beatles Cover no 7FVPL

Entrada franca mediante doação de 1 kg de alimento não perecível (exceto sal e fubá) ou um livro literário em bom estado.
Serão doados para Sociedade São Vicente de Paula, bibliotecas públicas do município e Cooperarte.

Tuíla e Emerson

Willian de Assis (Tuila) nasceu em Montes Claros, mas também é filho de Pedro Leopoldo, defendendo o nome da cidade em vários festivais de música, sendo premiado com primeiros lugares em alguns, segundos e terceiros lugares em outros como melhor intérprete, melhor música, etc. Está gravando seu primeiro CD, que ficará pronto ainda esse ano para demonstração. Suas composições são de estilo MPB mesclado com um regional bem de raiz.

Emerson é de Pedro Leopoldo, e além de acompanhar outros grandes músicos, também colaborou para a implantação do projeto do Festival de Verão na cidade. Seu estilo marcante de tocar agrega técnicas de violão clássico e flamenco à batidas percussivas e acordes ousados.


Tuíla se apresenta ao lado de Emerson, dia 14 de abril (quarta-feira), a partir das 20h, na Igreja de São Sebastião (Rua São Sebastião, s/n, Vera Cruz de Minas). A dupla abre o show de Chico Lobo e Pereira da Viola.

Entrada franca mediante doação de 1 kg de alimento não perecível (exceto sal e fubá) ou um livro literário em bom estado.
Serão doados para Sociedade São Vicente de Paula, bibliotecas públicas do município e Cooperarte.

Texto institucional da Cooperarte

Como identificar demandas e criar formas de otimizar o movimento cultural da nossa cidade? É o desafio da Associação dos Artistas de Pedro Leopoldo e Região (Cooperarte), criada há 13 anos. Pedro Leopoldo é, sem dúvida, uma cidade de talentos. O que queremos é promover a reunião desses artistas e apresentá-los a um público cada vez maior. Dessa forma, aproveitamos o encanto natural da arte de aproximar e envolver as pessoas.

Temos bons motivos para estar mais uma vez na realização do Festival de Verão de Pedro Leopoldo. A programação é composta por importantes músicos do cenário mineiro e nacional, mas também pela turma de Pedro Leopoldo que vem desenvolvendo trabalho vigoroso por aqui.

Cerca de 20 atrações locais estão no calendário do evento. É a nossa aposta na cidade. O Festival acaba sendo uma maneira dos pedroleopoldenses e visitantes descobrirem potencialidades, seja de boa cultura da terra, seja de utilização de espaços nem sempre tão frequentados. Ao final, esperamos contribuir para um ambiente mais prazeroso para viver e visitar.

domingo, 28 de março de 2010

Balaio do Veremundo mostra sua mistura de sons brasileiros no 8FVPL

O som do grupo “Balaio do Veremundo” nasce de uma forma arbitrária, modo pelo qual começou o trabalho durante uma viagem pelo litoral brasileiro. O “balaio”, na verdade, designa a excentricidade e astúcia do Coroné Veremundo ao trazer para o mundo a universalidade de seu bailado. Personagem da música homônima do compositor Luiz Gonzaga, Veremundo traz em seu “balaio” a ideia da fusão, da mistura, das roupas que usamos e que, dentro do recipiente, toma forma de uma só coisa: o som. E do som do mesmo outro Veremundo, que no início dos tempos fora um rei em terras antigas, é que o grupo traz também o seu balaio: um emaranhado de sons brasileiros e que dita, assim como o Coroné, a necessidade de se balançar.

Assim sendo, a busca pelo repertório reflete a ideia mesma do objeto e da expressão do balaio. É por isso que a fusão de um grande número de compositores monta o set: Jorge Ben, Tim Maia, Lenine, Zeca Baleiro, Pedro Luís e a Parede, Luiz Gonzaga, Gonzaguinha, Gilberto Gil, Chico Buarque, Caetano Veloso, Seu Jorge, Vanessa da Mata, entre outros.


O grupo é formado por Claudio Laudares nos violões e vocais, Lívia Itaborahy no violão, vocais e percussões, Sergio Neru nos vocais e percussões e Gilson Diniz, na bateria, percussões e vocais. A formação tem a proposta de fazer releituras e criar arranjos daquilo que, para o grupo, se mostra como o melhor da música popular brasileira.

O grupo se apresenta no 8º Festival de Verão de Pedro Leopoldo dia 18 de abril (domingo), a partir das 16h, na Praça da Estação - Rua Dr. Rocha s/nº (em frente à rua Anélio Caldas 33). No mesmo dia também se apresentam o trio Coisa do Tipo, Gleison Túlio, 1 dos 3, Ricardo e Evandro, Mary Joe, Banda Trinco e Kleiton & Kledir.

Entrada franca mediante doação de 1 kg de alimento não perecível (exceto sal e fubá) ou um livro literário em bom estado.
Serão doados para Sociedade São Vicente de Paula, bibliotecas públicas do município e Cooperarte.

sexta-feira, 26 de março de 2010

Ricardo e Evandro interpretam sucessos da velha e boa MPB no 8FVPL

Juntos há aproximadamente dois anos, Ricardo e Evandro trazem em seu repertório grandes sucessos da velha e boa MPB e do pop nacional, não deixando por isso de prestigiar outros estilos, com a mesma competência. A mistura de uma voz forte, marcante, unida à sensibilidade e intimidade com as cordas do violão é o que marca o trabalho desses dois profissionais.

Reuniram nessa parceria as experiências adquiridas ao longo desses anos de dedicação e amor à música, para oferecer ao seu público o que há de melhor no cenário musical brasileiro de forma encantadora. É certeza de um show emocionante.

A dupla se apresenta no 8º Festival de Verão de Pedro Leopoldo dia 18 de abril (domingo), a partir das 16h, na Praça da Estação - Rua Dr. Rocha s/nº (em frente à rua Anélio Caldas 33). No mesmo dia também se apresentam o trio Coisa do Tipo, Gleison Túlio, 1 dos 3, Mary Joe, Balaio de Veremundo, Banda Trinco e Kleiton & Kledir.

Entrada franca mediante doação de 1 kg de alimento não perecível (exceto sal e fubá) ou um livro literário em bom estado.
Serão doados para Sociedade São Vicente de Paula, bibliotecas públicas do município e Cooperarte.

Gleison Túlio de volta ao 8FVPL ao lado de Keilla Jovi

Gleison Tulio e Keilla Jovi interpretam com autencidade releituras eletro-acústicas e percussivas do melhor da música, em geral, tendo como principal influência o rock. Gleison Tulio, com sua voz forte, tem como marca principal o improviso, explorando de forma inusitada as possibilidades sonoras de seu violão. Keilla é cantora, instrumentista e atriz, com uma voz agradável e uma postura de chamar atenção pelo seu belo visual e performance. No repertório: Roxette, Creedence, Scorpions, AudioSlave entre outros...


Gleison Tulio (Voz, violões, gaita e saxofone)

Gleison Túlio é um músico de Pedro Leopoldo que tem como influência principal o rock e leva toda sua bagagem musical como “one man band” adaptando os sons dos instrumentos básicos desse estilo, ou seja, baixo, guitarra e bateria no seu violão percussivo.

No eixo de mídia nacional já realizou vários trabalhos, dentre eles, duas músicas em trilhas de novelas da Globo (Uga-Uga em 2000 e Cobras e Lagartos em 2006), apresentações em programas de TV, peças de teatro e várias apresentações ao lado de grandes artistas e grupos como Blitz, Emmerson Nogueira, Tia Nastácia, Wilson Sideral, Pato Fu, 14 Bis, Marcelo D2, Barão Vermelho, Lobão entre outros. Finalista de alguns festivais, entre eles o Conexão Telemig Celular 2004.

Integrou várias bandas, dentre elas: Somba, Chá de Lírion e Primo Johnny. Atualmente é guitarrista das bandas Powertrio, ao lado de Glauco Mendes (Tianastácia) e Danilo Guimarães (Falcatrua) e Falcatrua, na qual gravou o disco “Vou com Gás” com direção de Nelson Motta e produção de John Ulhôa (Pato Fu). Em 2009 se apresentou no Beatleweek Festival (em Liverpool na Inglaterra), sendo um dos destaques do evento (juntamente com Marcelo Carrato) e posteriormente se apresentando na Dinamarca, Portugal e Itália (ao lado do DJ Rick Marilli).

Keilla Jovi (Voz, violões e baixo)

Keilla Jovi é de Belo Horizonte, graduada em Educação Artística com habilitação em Música pela UEMG. Cursou teatro no SESC-MG (SKENE). Esteve em cartaz com a comédia adulta “As Vizinhas” em 2008 e 2009 na Campanha de Popularização do Teatro e da Dança de Belo Horizonte e com o musical infantil “A Dama e o Vagabundo” (prêmio de melhor atriz infantil com o troféu Ana Maria Reis, em 2006) de 2006 a 2008 e nas Campanhas de Popularização do Teatro e da Dança de 2009 e 2010.

Participou como musicista das trilhas sonoras dos espetáculos “Chá com porrada” , “A Dama e o Vagabundo” e “As Vizinhas”. Atuou também como protagonista no filme “Até logo, até nunca mais...” em 2008.

Entre seus trabalhos na música destacam-se as passagens pelas bandas de Pop-rock Aldeia (1996), banda de baile RP-2000 (1998)(, banda de Rock Akasha (2004), grupo musical Pé de Pano (intérprete e autora de músicas infantis em 2005), banda Country Texas Kid (2005 e 2006), banda de baile Super Som C&A Plus (2007) e trio Laço de Fita (2007).

Gleison Túlio e Keilla Jovi se apresenta no 8º Festival de Verão de Pedro Leopoldo dia 18 de abril (domingo), a partir das 16h, na Praça da Estação - Rua Dr. Rocha s/nº (em frente à rua Anélio Caldas 33). No mesmo dia também se apresentam o trio Coisa do Tipo, Ricardo e Evandro, 1 dos 3, Mary Joe, Balaio de Veremundo, Banda Trinco e Kleiton & Kledir.

Confira video da apresentação de Gleison Túlio no 7FVPL

Entrada franca mediante doação de 1 kg de alimento não perecível (exceto sal e fubá) ou um livro literário em bom estado.
Serão doados para Sociedade São Vicente de Paula, bibliotecas públicas do município e Cooperarte.

Todas as vertentes do samba com o trio Coisa do Tipo

O trio formado pela cantora Fernanda Pessoa, acompanhada pelos músicos Demian Dinelli (violão) e Samuel Braga (percussão), interpreta composições de grandes nomes da música brasileira em um show que passeia por vertentes do samba, passando pelo samba de raíz, a bossa nova e o samba rock.

O grupo imprime um caráter particular em suas releituras, com uma sonoridade agradável de se escutar e dançar. O repertório contempla sambas de Ataulfo Alves, Adoniran Barbosa, Baden Powel, Tom Jobim, Vinícius de Moraes, Noel rosa, Jorge Ben, Paulinho da viola, entre outros.

O trio Coisa do Tipo se apresenta no 8º Festival de Verão de Pedro Leopoldo dia 18 de abril (domingo), a partir das 16h, na Praça da Estação - Rua Dr. Rocha s/nº (em frente à rua Anélio Caldas 33). No mesmo dia também se apresentam Ricardo e Evandro, 1 dos 3, Mary Joe, Balaio de Veremundo, Banda Trinco, Gleison Túlio e Kleiton & Kledir.

Entrada franca mediante doação de 1 kg de alimento não perecível (exceto sal e fubá) ou um livro literário em bom estado.
Serão doados para Sociedade São Vicente de Paula, bibliotecas públicas do município e Cooperarte.

quinta-feira, 25 de março de 2010

Arte do outdoor do 8º Festival de Verão de Pedro Leopoldo

Confira aqui em primeira mão o que a maioria só verá na rua. A previsão é que o outdoor seja afixado já na próxima semana.

Clique na imagem para ampliar.

Beto Guedes prepara CD e DVD ao vivo e se apresenta no 8FVPL

Beto Guedes vem com sua música para encher os corações de esperança e abrir as janelas do peito. Chega o nosso sexto Beatle para cantar as baladas que são sempre necessárias. Por isso, segue cantando e nos remete ao melhor que a vida pode dar, a juventude. Os cabelos ficam brancos, o rosto revela as marcas esculpidas pelas mãos misteriosas do tempo... mas o coração é jovem, o coração é novo!

É assim que Beto convida a nagevar pelo céu, a deslizar na Via Láctea, vista um dia por Lô Borges e Ronaldo Bastos. No repertório do show que Beto faz em Pedro Leopoldo, estão melodias como "Sonhando o Futuro", que fez parte da novela "Como Uma Onda", além de clássicos como "Sol de Primavera", "Amor de Índio", "Sal da Terra", "Feira Moderna", "Vevecos, Panelas e Canelas", sem falar na eletrizante "Maria Solidária", também tema de outra novela, "Coração de Estudante".

No show, o artista contagia ao celebrar temas como a paz, a natureza, o amor, e compartilha o palco com uma afinadíssima banda composta por Esdra "Neném" Ferreira (bateria), Adriano Campagnani (baixo), Alexandre Lopes (guitarra) e Cláudio Faria (teclados).

O novo projeto de Beto Guedes é a gravação de um CD/DVD ao vivo, dia 14 de julho no Palácio das Artes. Acompanharão Beto na gravação além da banda, vocais, sopros, cordas e percussão. O projeto chamado "Outros Clássicos" irá resgatar, com novos arranjos de Wagner Tiso, melodias já gravadas pelo artista e que, na época de seu lançamento, acabaram ofuscadas pelo sucesso de seus grandes clássicos.

Ao escolher o repertório, foram encontradas tantas lindas canções que Beto está convocando seu fãs para ajudarem na escolha das músicas que farão parte do projeto. O show que Beto faz no 8º Festival de Verão de Pedro Leopoldo não deixa de ser um grande ensaio aberto para a gravação deste projeto. Curta o show e aproveite para acessar o site de Beto Guedes para votar nas músicas que vão entrar no CD/DVD.

O show de Beto acontece dia 17 de abril (sábado), a partir das 20h, com abertura das bandas Outubro Vermelho e The Ravens Beatles Cover, na Praça da Estação - Rua Dr. Rocha s/nº (em frente à rua Anélio Caldas 33).

Foto: Divulgação/Sony Music

Entrada franca mediante doação de 1 kg de alimento não perecível (exceto sal e fubá) ou um livro literário em bom estado.
Serão doados para Sociedade São Vicente de Paula, bibliotecas públicas do município e Cooperarte.

Mestres da viola fazem encontro histórico em Pedro Leopoldo

Esse precioso encontro une os violeiros Chico Lobo e Pereira da Viola - dois dos mais importantes artistas no processo de valorização e divulgação da viola no Brasil e exterior - acompanhados de Dito Rodrigues (violão e vocal), Tatá Sympa (acordeon, teclado e vocal) e Carlinhos Ferreira (percussões). Juntos, levam ao público uma agradável folia, que motiva a dançar e soltar o coração caipira que todos nós guardamos no peito.

O encontro de Chico Lobo e Pereira da Viola nos transporta numa viagem por folias, catiras, calangos, modas, batuques, causos e cantorias que nos fazem ter orgulho de sermos brasileiros. Donos de presenças marcantes, no palco, os violeiros cantam e encantam a todos. E falam de sentimentos de bem-querer, fé, "*cumpadricidade" e alegria. Durante todo o show, o público é convidado a participar – cantar, bater palmas -, e a se deixar levar por uma atmosfera de festa, de coletividade, de mutirão.

Foto: Angela Lopes

Exímios instrumentistas, ambos também apresentam toques de viola que nos mostram o elevado potencial do instrumento. É um encontro de rara beleza, de rara força e de raro conteúdo histórico-cultural.

Chico Lobo - Nascido em São João Del Rei, palcos do Brasil e do mundo (Itália, Canadá, Chile, Portugal) já o receberam. Compositor e executante sublime, tem presença de palco cativante. Transporta aos espetáculos o ambiente de festa e celebração que caracteriza o contexto social caipira, suas raízes étnicas conectadas com a atualidade.

Já lançou vários CDs e um DVD, resultado de uma fértil carreira. Seu 1º CD "No Braço Dessa Viola" foi finalista do Prêmio Sharp 97. Seu DVD “Viola Popular Brasileira” é pioneiro no gênero de espetáculo de viola. Atento em descobrir valores, idealizou e apresenta desde 2003 o Programa de TV Viola Brasil e pela rádio Inconfidência apresenta “O Canto da Viola” todos os domingos de manhã.

É considerado um violeiro de estirpe, mestre das notas choradas e compositor que cria obras que destroem qualquer preconceito musical. Em 2007 e 2009 foi o diretor musical do espetáculo da Rede Internacional de Municípios pela Cultura, de Serpa (Portugal). Em 2008, lançou no Brasil e em Portugal o 1º CD do Encontro das Violas Campaniça e Caipira ao lado do violeiro português, Pedro Mestre - fundamental registro na recuperação desse elo histórico-cultural. Em 2010 prepara o CD que trará ao universo da viola parcerias inéditas com grandes compositores nacionais. O seu espetáculo é uma síntese da carreira, por onde desfilam folias, catiras, lundus, reisados, modas, cateretês. Além de causos envolventes que levam a total participação do público.

Foto Chico Lobo: Kika Antunes

Pereira da Viola - Violeiro, cantor e compositor, Pereira da Viola nasceu em São Julião, pequena comunidade rural do Vale do Mucuri, norte de Minas Gerais. Em seus 17 anos de carreira, Pereira tem cinco CDs lançados: “Terra Boa”, “Tawanará”, “Viola Cósmica”, "Viola Ética”e "Akpalô".

Desde o início da carreira artística, passando pela descoberta da viola, Pereira mostra que é um artista que traz consigo o prazer e o compromisso de cantar as coisas de sua gente. Seu talento e estilo único fizeram com que fosse alçado a ícone da viola caipira, não apenas pela crítica e mídia, como também pelo público que se encanta pelo seu virtuosismo e carisma.

Pereira da Viola cresceu em um ambiente humilde, mas de grande riqueza cultural, impregnado pela cultura afro-indígena e pelos sons das folias. Seu pai, João Preto, era sanfoneiro e sua mãe Augusta, líder e puxadora de cantos nas festas do reisado. Foi com o folião Valdão que Pereira aprendeu a tocar a viola utilizando, simultaneamente, o tampo para percussão, o que deu origem a suas famosas batidas de contra-dança, batuques e voltados-inteiro.


Foto Pereira da Viola: Sian Sene

A dupla se apresenta dia 14 de abril (quarta-feira), a partir das 20h, na Igreja de São Sebastião (Rua São Sebastião, s/n, Vera Cruz de Minas). O show tem abertura de Tuíla e Emerson.

* Cumpadricidade – termo inventado por Chico Lobo para indicar o valor da amizade entre compadres. Ou seja, entre parentes que são escolhidos pelo coração.

Entrada franca mediante doação de 1 kg de alimento não perecível (exceto sal e fubá) ou um livro literário em bom estado.
Serão doados para Sociedade São Vicente de Paula, bibliotecas públicas do município e Cooperarte.

"Embaixadores gaúchos", Kleiton & Kledir vêm ao 8FVPL comemorar 30 anos de carreira

Kleiton & Kledir começaram a estudar música muito cedo e nos anos 70 lançaram com mais três amigos a banda “Almôndegas”, que foi um marco na história da música popular do Rio Grande do Sul. Foram quatro discos, uma infinidade de shows e a mudança para o Rio de Janeiro.

Em 1980 saiu o primeiro disco da dupla. O sucesso foi imediato e os shows arrastavam multidões por todo Brasil. Lançaram vários discos (inclusive um em espanhol) o que lhes rendeu disco de ouro e shows pelos EUA, Europa e América Latina. Suas composições foram gravadas por Simone, Nara Leão, MPB4, Caetano Veloso, Xuxa, Fafá de Belém, Nenhum de Nós, Zizi Possi, Ivan Lins, Chitãozinho e Xororó, Zezé de Camargo e Luciano, Leonardo, Belchior, Emilio Santiago e muitos outros. Também pelo mundo afora suas músicas ganharam versões de grandes artistas, como os argentinos Mercedes Sosa e Fito Paez, a cantora portuguesa Eugenia Mello e Castro e a japonesa Chie.

Foto: Rodrigo Lopes
Kleiton & Kledir trouxeram definitivamente para a cultura brasileira a nova música gaúcha. Eternizaram um sotaque diferente, uma maneira própria de falar e cantar, com termos até então desconhecidos como “deu pra ti” e “tri legal”. Segundo um crítico da época, parecia “uma dupla de ingleses, cantando numa língua que lembra o português”. Acabaram se transformando em símbolos do gaúcho contemporâneo, do homem moderno do sul do Brasil, o que fez com que o Governo do Estado lhes conferisse o título de “Embaixadores Culturais do RS”.

Em 1987, apesar de tanto sucesso, a dupla resolveu se separar. Depois de “umas férias de 7 anos”, a saudade bateu e eles voltaram. Retomaram a carreira lançando os CDs “DOIS” (Som Livre), “CLÁSSICOS DO SUL” (Universal) e coletâneas que venderam mais de ½ milhão de cópias. Estiveram em Paris se apresentando no Museu do Louvre e duas vezes nos EUA. No carnaval carioca de 2002 foram homenageados pela Escola de Samba Caprichosos de Pilares, com um enredo inspirado na música “Deu pra ti”. Em 2005 gravaram o CD/DVD “Kleiton & Kledir – ao vivo”, que traz uma releitura da carreira. Com produção do inglês Paul Ralphes, o álbum recebeu o Prêmio TIM de Melhor Disco do Ano, na categoria Canção Popular.

Atualmente, estão lançando “AUTORRETRATO”, novo disco de inéditas pela Som Livre. O CD tem produção de Paul Ralphes e o DVD traz um filme-documentário com direção de Edson Erdmann. O lançamento inclui um especial de televisão para o Canal Brasil - realizador do projeto – e o apoio cultural da Rádio Globo.

Entrada franca mediante doação de 1 kg de alimento não perecível (exceto sal e fubá) ou um livro literário em bom estado.
Serão doados para Sociedade São Vicente de Paula, bibliotecas públicas do município e Cooperarte.

Luciene Lemos abre 8FVPL com chave de ouro

A cantora e atriz Luciene Lemos, em seus 20 anos de carreira, tem se dedicado a aprimorar sua técnica. Por isso seu trabalho é considerado pelos críticos uma interpretação única. De repertório eclético e apurado, passeia com refinamento entre baião, bossa nova, samba de raiz e soul.

Dona de uma voz grave e potente, vem realizando parcerias com artistas de renome como Sambalados, Valéria Braga (Nós & Voz), Diego Lamounier, Ernani Alves, Misael Elias, Emerson Carlos, Gilson Diniz (percussionista), Gil Amâncio (Cia Será Quê?) e o grande parceiro Nilton César (Primo Johnny).


Luciene abre com chave de ouro o 8º Festival de Verão de Pedro Leopoldo, dia 09 de abril, a partir das 20h30, na Matriz de Nossa Senhora da Conceição. Logo após, Oswaldo Montenegro.

Confira video da apresentação de Luciene Lemos no 7FVPL

Entrada franca mediante doação de 1 kg de alimento não perecível (exceto sal e fubá) ou um livro literário em bom estado.
Serão doados para Sociedade São Vicente de Paula, bibliotecas públicas do município e Cooperarte.

Analytics