domingo, 28 de março de 2010

Balaio do Veremundo mostra sua mistura de sons brasileiros no 8FVPL

O som do grupo “Balaio do Veremundo” nasce de uma forma arbitrária, modo pelo qual começou o trabalho durante uma viagem pelo litoral brasileiro. O “balaio”, na verdade, designa a excentricidade e astúcia do Coroné Veremundo ao trazer para o mundo a universalidade de seu bailado. Personagem da música homônima do compositor Luiz Gonzaga, Veremundo traz em seu “balaio” a ideia da fusão, da mistura, das roupas que usamos e que, dentro do recipiente, toma forma de uma só coisa: o som. E do som do mesmo outro Veremundo, que no início dos tempos fora um rei em terras antigas, é que o grupo traz também o seu balaio: um emaranhado de sons brasileiros e que dita, assim como o Coroné, a necessidade de se balançar.

Assim sendo, a busca pelo repertório reflete a ideia mesma do objeto e da expressão do balaio. É por isso que a fusão de um grande número de compositores monta o set: Jorge Ben, Tim Maia, Lenine, Zeca Baleiro, Pedro Luís e a Parede, Luiz Gonzaga, Gonzaguinha, Gilberto Gil, Chico Buarque, Caetano Veloso, Seu Jorge, Vanessa da Mata, entre outros.


O grupo é formado por Claudio Laudares nos violões e vocais, Lívia Itaborahy no violão, vocais e percussões, Sergio Neru nos vocais e percussões e Gilson Diniz, na bateria, percussões e vocais. A formação tem a proposta de fazer releituras e criar arranjos daquilo que, para o grupo, se mostra como o melhor da música popular brasileira.

O grupo se apresenta no 8º Festival de Verão de Pedro Leopoldo dia 18 de abril (domingo), a partir das 16h, na Praça da Estação - Rua Dr. Rocha s/nº (em frente à rua Anélio Caldas 33). No mesmo dia também se apresentam o trio Coisa do Tipo, Gleison Túlio, 1 dos 3, Ricardo e Evandro, Mary Joe, Banda Trinco e Kleiton & Kledir.

Entrada franca mediante doação de 1 kg de alimento não perecível (exceto sal e fubá) ou um livro literário em bom estado.
Serão doados para Sociedade São Vicente de Paula, bibliotecas públicas do município e Cooperarte.

Nenhum comentário:

Analytics