A coordenação do 8º Festival de Verão de Pedro Leopoldo divulga as oficinas desta edição. As oficinas acontecem de 19 a 23 de abril em quatro espaços diferentes. Confira as oficinas, locais e horários e garanta sua vaga!
As inscrições gratuitas para as oficinas já estão abertas na Secretaria de Educação e Cultura de Pedro Leopoldo. Cada oficina comporta, no máximo, 20 alunos. Informações: (31) 3662-2155.
Oficina de capoeira e confecção de instrumentos de percussão
Ementa: Oficina de capoeira, com confecção de instrumentos de percussão para capoeira, com material reciclável.
Público ideal: crianças de 7 a 10 anos.
Com: Danny Alexandro Lopes de Oliveira - Graduado e pós-graduado em Educação Física. Professor de Capoeira no Projeto Vencer - Cooperarte.
Quando: 2ª, 4ª e 6ª, 09h às 11h
Onde: Cooperarte
Oficina e confecção de instrumentos de Percussão, workshop de Capoeira
Ementa: Confecção de instrumentos de percussão para capoeira e workshopp de Capoeira.
Público ideal: adulto
Com: Danny Alexandro Lopes de Oliveira - Graduado e pós-graduado em Educação Física. Professor de Capoeira no Projeto Vencer - Cooperarte.
Quando: 3ª, 4ª 5ª e 6ª, 18h às 21h
Onde: Cooperarte
Oficina de Dança Afro-Brasileira
Ementa: Introduzir e divulgar a dança afro-brasileira, bem como a cultura afro-brasileira, por meio do ritmo e da dança. Divulgar a história das conquistas e refletir sobre as leis que propiciam a divulgação da cultura afro-descendente.
Com: Grupo de Dança Afro Brasileiro Ilê Ifé (Ivone Maria S. Diniz / Suzana de Souza Moreira / Suzana Flávia S. Diniz) - Iniciou sua história no Festival de Verão, sob a regência da maestrina Marlene Silva e, desde então, vem lutando pela divulgação da cultura africana na cidade.
Quando: 18h30 às 21h30
Onde: Escola Estadual São José
Oficina de Iniciação ao circo
Ementa: Oficina destinada ao Projeto Holcim Comunidade, procura introduzir a arte circense junto à comunidade, apontando os diversos benefícios que esta arte pode ter sobre a saúde física e psicológica dos envolvidos.
Público ideal: alunos do projeto "Holcim Comunidade"
Com: Tanaka - Artista plástico, autodidata, com atuação no mercado nacional há 12 anos. Músico e professor de artes cênicas formado pelo teatro Universitário BH e pela Escola de Artes cênicas Catulo da Paixão Cearense no Ceará, atualmente trabalha em oito escolas da rede municipal em Pedro Leopoldo, através do projeto Educação com Arte, e André Vieira - Educador social e artista de rua, compondo o projeto educar com arte nas periferias da região metropolitana. Participou de oficinas de arte verde, permacultura e bioconstrução no IPEP em 2007, economia criativa no fórum social mundial-2005, educação ambiental no fórum social nacional-2003, arte construtiva na bienal da UNE-2003.
Quando: dias 13, 15 e 22, das 07h30 às 11h e 13h30 às 17h.
Onde: Clube Adeci/Holcim
Oficina Interativa: Despertando Talentos
Ementa: Proposta para qualquer pessoa desintoxicar os preconceitos. Busca-se tratar o traço livre e as cores como forma de expressão; harmonizar a expressão corporal através da improvisação, mímica e outros. Desperta os sentidos; construção em equipe, painéis, objetos tridimensionais, conforme definição do grupo.
Público ideal: educadores e pessoas acima de 12 anos.
Com: Carlos E. Costa - Professor de Artes visuais/Habilidade em desenho e arte, atuante em inclusão social, e Thabata Brito – graduando em Design e membro do NEA-ED, pesquisadora em Educação Ambiental.
Quando: 18h30 às 21h30
Onde: Escola Estadual São José
Oficina de jogos e brincadeiras
Ementa: A oficina tem como meta sociabilizar os jovens através de jogos recreativos da tradição mineira e outras tradições. Procura-se atuar no resgate da cultura mineira e despertar a conscientização através do uso de materiais para brincadeiras e jogos infanto-juvenis.
Público ideal: educadores e jovens de 10 a 14 anos.
Com: Carlos Magno – Técnico em Gestão Meio Ambiente, graduando em Design de ambientes e subcoordenador atividades de educação ambiental ED, e Ellen Mourão – Atuando em oficinas de arte e reciclagem da Cemig, Oficinas do Fórum das águas, Fundação de Parques Municipais e outros.
Quando: 18h30 às 21h30
Onde: Escola Estadual São José
Oficina de brinquedos de sucata
Ementa: A oficina propõe a sociabilização e criação de jogos e brinquedos através dos materiais diversos e do aproveitamento de materiais simples como caixas, latas, pets, tampinhas, etc. Os jogos podem ser os boliches de pet, o enforcado de lata, a trilha ecológica, entre outros, sempre com a visão para o reaproveitamento de matérias.
Público ideal: educadores e jovens a partir de 14 anos.
Com: Elenice Soares– Design gráfico/Habilidades em comunicação em educação ambiental para crianças, Lorena Cristina e Letícia – estudantes de Design de Ambientes/ pesquisadoras em resíduos/ habilidades em criação de objetos lúdicos.
Quando: 18h30 às 21h30
Onde: Escola Estadual São José
Oficina: Um Olhar Diferente: Artesanato com Resíduos Vegetais
Ementa: Esta proposta utiliza resíduos vegetais (folhas, galhos, sementes, etc) para produção artesanal. Ensina-se como selecionar, conservar e pigmentar resíduos vegetais e incentiva práticas ambientais corretas, proporcionando à comunidade possibilidades de criatividade, auto-estima e renda própria, além do respeito à preservação ambiental.
Público ideal: educadores, jovens e adultos.
Com: Nadja Maria Mourão - designer ambiental, professora e coordenadora do NEA da UEMG, e Michelle Machado - bióloga e designer, pesquisadora em resíduos vegetais para artesanato.
Quando: 18h30 às 21h30
Onde: Escola Estadual São José
Oficina de criação de fantoches e estórias
Ementa: Esta oficina propõe confecção de fantoches criativos, utilizando materiais alternativos e recicláveis, com temas vinculados à cultura e ao meio ambiente. Busca-se criação de história para o personagem, integrando-o ao grupo. Os temas e a participação são escolhidos pelos participantes.
Público ideal: educadores e jovens acima de 14 anos.
Com: Lidja Hoehne – bióloga e membro do Grupo Arte no Ar /criações para o ensino das ciências e da cultura, e Felipe Duque – músico, participante do grupo INCOPEX e das oficinas do Grupo Arte no Ar.
Quando: 18h30 às 21h30
Onde: Escola Estadual São José
Oficina de Jogos e atividades rítmicas
Ementa: Esta oficina desenvolve axtividades físicas através de jogos esportivos e fornece conhecimentos básicos de práticas esportivas (tipos de esportes diferentes) e equilíbrio-alongamento utilizando ritmos musicais. Busca-se motivação através da concorrência em equipes - Gincana.
Público ideal: educadores, adolescentes e adultos.
Com: Haendel Hoehne - internet / pesquisador em jogos e membro do Arte no Ar - Oficinas em Festivais, e Jerferson Miranda - Educação Física/Habilidade em jogos, iniciação esportiva e recreação.
Quando: 18h30 às 21h30
Onde: Escola Estadual São José
Oficina de Confecção de brinquedos pedagógicos para aulas de música
Ementa: A oficina propõe a construção de jogos pedagógicos para iniciação musical e para serem utilizados em aulas de música. São jogos fáceis de serem construídos, com papel cartão, emborrachado (EVA), régua, cola e canetinha. A oficina ensina ainda como jogar e como aproveitar os jogos para trabalhar conteúdos diversos, auxiliando no ensino da teoria musical e tornando as aulas mais divertidas e dinâmicas. Os jogos abordam assuntos como: pauta, partitura, ditados rítmicos e melódicos, compasso composto e etc.
Público ideal: educadores que trabalham com música em sala de aula e jovens a partir de 14 anos.
Com: Ana Carolina Malaquias - Primeira mulher a se formar no curso de Saxofone pela Escola de Música da UFMG. Iniciou os estudos aos seis anos com aulas de teclado; ingressou na Corporação Musical Cachoeira Grande aos 13 como requintista e como saxofonista. Formou-se na Escola de Música da UFMG em 2008. É aluna do 7º período do curso de Regência da UFMG e atua como professora de Musicalização e Flauta no Teatro Sesiminas e Musicalização na Corporação Musical Cachoeira Grande.
Quando: 18h30 às 21h30
Onde: Escola Estadual São José
Yoga e Ecologia Para Crianças – Em busca dos Tesouros da Natureza
Ementa: A natureza é fantástica e guarda vários tesouros, mas para descobri-los você deverá passar por cinco portais misteriosos usando os segredos milenares do yoga. Venha para essa aventura e percorra as trilhas do Planetinha e do Planetão. Público ideal: crianças de 7 a 10 anos.
Com: Alessandra de Angelis - especialista em Leitura Corporal, professora do sistema Satyananda Yoga com aperfeiçoamento na Índia, Pós Graduanda do curso de Ensino e Pesquisa no Campo da Arte, Cultura e Educação, Coordenadora da Espaço Corpo Consciência. Fazem parte da sua equipe Regina Moraes, especialista em arte-educação, Jansen Domingues, Educador Físico e pesquisador de técnicas de Yoga na Educação e Vitor Ferreira Lino, estudante de Yoga e Pedagogia.
Quando: 14h às 17h
Onde: Associação dos Moradores Marieta Batista de Sales - Rua Maria Firmino da Cruz, 310 - Dom Camilo
Esculturas e Objetos de Bloco de Concreto Celular (Precon)
Ementa: A proposta é criar esculturas e objetos de bloco de concreto celular e auxiliar o aluno a explorar seu potencial criativo e artístico, permitindo-o desenvolver suas habilidades, valorizando a si mesmo e seu meio.
Público ideal: adulto
Com: Suely Pimentel - Artista Plástica, pós-graduada em Ensino e Pesquisa no Campo da Arte e da Cultura; Pós Graduada em Arteterapia
Quando: Domingo (18), de 15h às 18h; e dias 19 (2ª), 20 (3ª) e 21 (4ª), das 19h às 22h
Onde: Clube Precon e Escola Estadual São José
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
parabéns aos idealizadores e aos professores envolvidos!! A comunidade reconhece e agradece.
Marco Antônio Alves
Postar um comentário