domingo, 28 de março de 2010

Balaio do Veremundo mostra sua mistura de sons brasileiros no 8FVPL

O som do grupo “Balaio do Veremundo” nasce de uma forma arbitrária, modo pelo qual começou o trabalho durante uma viagem pelo litoral brasileiro. O “balaio”, na verdade, designa a excentricidade e astúcia do Coroné Veremundo ao trazer para o mundo a universalidade de seu bailado. Personagem da música homônima do compositor Luiz Gonzaga, Veremundo traz em seu “balaio” a ideia da fusão, da mistura, das roupas que usamos e que, dentro do recipiente, toma forma de uma só coisa: o som. E do som do mesmo outro Veremundo, que no início dos tempos fora um rei em terras antigas, é que o grupo traz também o seu balaio: um emaranhado de sons brasileiros e que dita, assim como o Coroné, a necessidade de se balançar.

Assim sendo, a busca pelo repertório reflete a ideia mesma do objeto e da expressão do balaio. É por isso que a fusão de um grande número de compositores monta o set: Jorge Ben, Tim Maia, Lenine, Zeca Baleiro, Pedro Luís e a Parede, Luiz Gonzaga, Gonzaguinha, Gilberto Gil, Chico Buarque, Caetano Veloso, Seu Jorge, Vanessa da Mata, entre outros.


O grupo é formado por Claudio Laudares nos violões e vocais, Lívia Itaborahy no violão, vocais e percussões, Sergio Neru nos vocais e percussões e Gilson Diniz, na bateria, percussões e vocais. A formação tem a proposta de fazer releituras e criar arranjos daquilo que, para o grupo, se mostra como o melhor da música popular brasileira.

O grupo se apresenta no 8º Festival de Verão de Pedro Leopoldo dia 18 de abril (domingo), a partir das 16h, na Praça da Estação - Rua Dr. Rocha s/nº (em frente à rua Anélio Caldas 33). No mesmo dia também se apresentam o trio Coisa do Tipo, Gleison Túlio, 1 dos 3, Ricardo e Evandro, Mary Joe, Banda Trinco e Kleiton & Kledir.

Entrada franca mediante doação de 1 kg de alimento não perecível (exceto sal e fubá) ou um livro literário em bom estado.
Serão doados para Sociedade São Vicente de Paula, bibliotecas públicas do município e Cooperarte.

sexta-feira, 26 de março de 2010

Ricardo e Evandro interpretam sucessos da velha e boa MPB no 8FVPL

Juntos há aproximadamente dois anos, Ricardo e Evandro trazem em seu repertório grandes sucessos da velha e boa MPB e do pop nacional, não deixando por isso de prestigiar outros estilos, com a mesma competência. A mistura de uma voz forte, marcante, unida à sensibilidade e intimidade com as cordas do violão é o que marca o trabalho desses dois profissionais.

Reuniram nessa parceria as experiências adquiridas ao longo desses anos de dedicação e amor à música, para oferecer ao seu público o que há de melhor no cenário musical brasileiro de forma encantadora. É certeza de um show emocionante.

A dupla se apresenta no 8º Festival de Verão de Pedro Leopoldo dia 18 de abril (domingo), a partir das 16h, na Praça da Estação - Rua Dr. Rocha s/nº (em frente à rua Anélio Caldas 33). No mesmo dia também se apresentam o trio Coisa do Tipo, Gleison Túlio, 1 dos 3, Mary Joe, Balaio de Veremundo, Banda Trinco e Kleiton & Kledir.

Entrada franca mediante doação de 1 kg de alimento não perecível (exceto sal e fubá) ou um livro literário em bom estado.
Serão doados para Sociedade São Vicente de Paula, bibliotecas públicas do município e Cooperarte.

Gleison Túlio de volta ao 8FVPL ao lado de Keilla Jovi

Gleison Tulio e Keilla Jovi interpretam com autencidade releituras eletro-acústicas e percussivas do melhor da música, em geral, tendo como principal influência o rock. Gleison Tulio, com sua voz forte, tem como marca principal o improviso, explorando de forma inusitada as possibilidades sonoras de seu violão. Keilla é cantora, instrumentista e atriz, com uma voz agradável e uma postura de chamar atenção pelo seu belo visual e performance. No repertório: Roxette, Creedence, Scorpions, AudioSlave entre outros...


Gleison Tulio (Voz, violões, gaita e saxofone)

Gleison Túlio é um músico de Pedro Leopoldo que tem como influência principal o rock e leva toda sua bagagem musical como “one man band” adaptando os sons dos instrumentos básicos desse estilo, ou seja, baixo, guitarra e bateria no seu violão percussivo.

No eixo de mídia nacional já realizou vários trabalhos, dentre eles, duas músicas em trilhas de novelas da Globo (Uga-Uga em 2000 e Cobras e Lagartos em 2006), apresentações em programas de TV, peças de teatro e várias apresentações ao lado de grandes artistas e grupos como Blitz, Emmerson Nogueira, Tia Nastácia, Wilson Sideral, Pato Fu, 14 Bis, Marcelo D2, Barão Vermelho, Lobão entre outros. Finalista de alguns festivais, entre eles o Conexão Telemig Celular 2004.

Integrou várias bandas, dentre elas: Somba, Chá de Lírion e Primo Johnny. Atualmente é guitarrista das bandas Powertrio, ao lado de Glauco Mendes (Tianastácia) e Danilo Guimarães (Falcatrua) e Falcatrua, na qual gravou o disco “Vou com Gás” com direção de Nelson Motta e produção de John Ulhôa (Pato Fu). Em 2009 se apresentou no Beatleweek Festival (em Liverpool na Inglaterra), sendo um dos destaques do evento (juntamente com Marcelo Carrato) e posteriormente se apresentando na Dinamarca, Portugal e Itália (ao lado do DJ Rick Marilli).

Keilla Jovi (Voz, violões e baixo)

Keilla Jovi é de Belo Horizonte, graduada em Educação Artística com habilitação em Música pela UEMG. Cursou teatro no SESC-MG (SKENE). Esteve em cartaz com a comédia adulta “As Vizinhas” em 2008 e 2009 na Campanha de Popularização do Teatro e da Dança de Belo Horizonte e com o musical infantil “A Dama e o Vagabundo” (prêmio de melhor atriz infantil com o troféu Ana Maria Reis, em 2006) de 2006 a 2008 e nas Campanhas de Popularização do Teatro e da Dança de 2009 e 2010.

Participou como musicista das trilhas sonoras dos espetáculos “Chá com porrada” , “A Dama e o Vagabundo” e “As Vizinhas”. Atuou também como protagonista no filme “Até logo, até nunca mais...” em 2008.

Entre seus trabalhos na música destacam-se as passagens pelas bandas de Pop-rock Aldeia (1996), banda de baile RP-2000 (1998)(, banda de Rock Akasha (2004), grupo musical Pé de Pano (intérprete e autora de músicas infantis em 2005), banda Country Texas Kid (2005 e 2006), banda de baile Super Som C&A Plus (2007) e trio Laço de Fita (2007).

Gleison Túlio e Keilla Jovi se apresenta no 8º Festival de Verão de Pedro Leopoldo dia 18 de abril (domingo), a partir das 16h, na Praça da Estação - Rua Dr. Rocha s/nº (em frente à rua Anélio Caldas 33). No mesmo dia também se apresentam o trio Coisa do Tipo, Ricardo e Evandro, 1 dos 3, Mary Joe, Balaio de Veremundo, Banda Trinco e Kleiton & Kledir.

Confira video da apresentação de Gleison Túlio no 7FVPL

Entrada franca mediante doação de 1 kg de alimento não perecível (exceto sal e fubá) ou um livro literário em bom estado.
Serão doados para Sociedade São Vicente de Paula, bibliotecas públicas do município e Cooperarte.

Todas as vertentes do samba com o trio Coisa do Tipo

O trio formado pela cantora Fernanda Pessoa, acompanhada pelos músicos Demian Dinelli (violão) e Samuel Braga (percussão), interpreta composições de grandes nomes da música brasileira em um show que passeia por vertentes do samba, passando pelo samba de raíz, a bossa nova e o samba rock.

O grupo imprime um caráter particular em suas releituras, com uma sonoridade agradável de se escutar e dançar. O repertório contempla sambas de Ataulfo Alves, Adoniran Barbosa, Baden Powel, Tom Jobim, Vinícius de Moraes, Noel rosa, Jorge Ben, Paulinho da viola, entre outros.

O trio Coisa do Tipo se apresenta no 8º Festival de Verão de Pedro Leopoldo dia 18 de abril (domingo), a partir das 16h, na Praça da Estação - Rua Dr. Rocha s/nº (em frente à rua Anélio Caldas 33). No mesmo dia também se apresentam Ricardo e Evandro, 1 dos 3, Mary Joe, Balaio de Veremundo, Banda Trinco, Gleison Túlio e Kleiton & Kledir.

Entrada franca mediante doação de 1 kg de alimento não perecível (exceto sal e fubá) ou um livro literário em bom estado.
Serão doados para Sociedade São Vicente de Paula, bibliotecas públicas do município e Cooperarte.

quinta-feira, 25 de março de 2010

Arte do outdoor do 8º Festival de Verão de Pedro Leopoldo

Confira aqui em primeira mão o que a maioria só verá na rua. A previsão é que o outdoor seja afixado já na próxima semana.

Clique na imagem para ampliar.

Beto Guedes prepara CD e DVD ao vivo e se apresenta no 8FVPL

Beto Guedes vem com sua música para encher os corações de esperança e abrir as janelas do peito. Chega o nosso sexto Beatle para cantar as baladas que são sempre necessárias. Por isso, segue cantando e nos remete ao melhor que a vida pode dar, a juventude. Os cabelos ficam brancos, o rosto revela as marcas esculpidas pelas mãos misteriosas do tempo... mas o coração é jovem, o coração é novo!

É assim que Beto convida a nagevar pelo céu, a deslizar na Via Láctea, vista um dia por Lô Borges e Ronaldo Bastos. No repertório do show que Beto faz em Pedro Leopoldo, estão melodias como "Sonhando o Futuro", que fez parte da novela "Como Uma Onda", além de clássicos como "Sol de Primavera", "Amor de Índio", "Sal da Terra", "Feira Moderna", "Vevecos, Panelas e Canelas", sem falar na eletrizante "Maria Solidária", também tema de outra novela, "Coração de Estudante".

No show, o artista contagia ao celebrar temas como a paz, a natureza, o amor, e compartilha o palco com uma afinadíssima banda composta por Esdra "Neném" Ferreira (bateria), Adriano Campagnani (baixo), Alexandre Lopes (guitarra) e Cláudio Faria (teclados).

O novo projeto de Beto Guedes é a gravação de um CD/DVD ao vivo, dia 14 de julho no Palácio das Artes. Acompanharão Beto na gravação além da banda, vocais, sopros, cordas e percussão. O projeto chamado "Outros Clássicos" irá resgatar, com novos arranjos de Wagner Tiso, melodias já gravadas pelo artista e que, na época de seu lançamento, acabaram ofuscadas pelo sucesso de seus grandes clássicos.

Ao escolher o repertório, foram encontradas tantas lindas canções que Beto está convocando seu fãs para ajudarem na escolha das músicas que farão parte do projeto. O show que Beto faz no 8º Festival de Verão de Pedro Leopoldo não deixa de ser um grande ensaio aberto para a gravação deste projeto. Curta o show e aproveite para acessar o site de Beto Guedes para votar nas músicas que vão entrar no CD/DVD.

O show de Beto acontece dia 17 de abril (sábado), a partir das 20h, com abertura das bandas Outubro Vermelho e The Ravens Beatles Cover, na Praça da Estação - Rua Dr. Rocha s/nº (em frente à rua Anélio Caldas 33).

Foto: Divulgação/Sony Music

Entrada franca mediante doação de 1 kg de alimento não perecível (exceto sal e fubá) ou um livro literário em bom estado.
Serão doados para Sociedade São Vicente de Paula, bibliotecas públicas do município e Cooperarte.

Mestres da viola fazem encontro histórico em Pedro Leopoldo

Esse precioso encontro une os violeiros Chico Lobo e Pereira da Viola - dois dos mais importantes artistas no processo de valorização e divulgação da viola no Brasil e exterior - acompanhados de Dito Rodrigues (violão e vocal), Tatá Sympa (acordeon, teclado e vocal) e Carlinhos Ferreira (percussões). Juntos, levam ao público uma agradável folia, que motiva a dançar e soltar o coração caipira que todos nós guardamos no peito.

O encontro de Chico Lobo e Pereira da Viola nos transporta numa viagem por folias, catiras, calangos, modas, batuques, causos e cantorias que nos fazem ter orgulho de sermos brasileiros. Donos de presenças marcantes, no palco, os violeiros cantam e encantam a todos. E falam de sentimentos de bem-querer, fé, "*cumpadricidade" e alegria. Durante todo o show, o público é convidado a participar – cantar, bater palmas -, e a se deixar levar por uma atmosfera de festa, de coletividade, de mutirão.

Foto: Angela Lopes

Exímios instrumentistas, ambos também apresentam toques de viola que nos mostram o elevado potencial do instrumento. É um encontro de rara beleza, de rara força e de raro conteúdo histórico-cultural.

Chico Lobo - Nascido em São João Del Rei, palcos do Brasil e do mundo (Itália, Canadá, Chile, Portugal) já o receberam. Compositor e executante sublime, tem presença de palco cativante. Transporta aos espetáculos o ambiente de festa e celebração que caracteriza o contexto social caipira, suas raízes étnicas conectadas com a atualidade.

Já lançou vários CDs e um DVD, resultado de uma fértil carreira. Seu 1º CD "No Braço Dessa Viola" foi finalista do Prêmio Sharp 97. Seu DVD “Viola Popular Brasileira” é pioneiro no gênero de espetáculo de viola. Atento em descobrir valores, idealizou e apresenta desde 2003 o Programa de TV Viola Brasil e pela rádio Inconfidência apresenta “O Canto da Viola” todos os domingos de manhã.

É considerado um violeiro de estirpe, mestre das notas choradas e compositor que cria obras que destroem qualquer preconceito musical. Em 2007 e 2009 foi o diretor musical do espetáculo da Rede Internacional de Municípios pela Cultura, de Serpa (Portugal). Em 2008, lançou no Brasil e em Portugal o 1º CD do Encontro das Violas Campaniça e Caipira ao lado do violeiro português, Pedro Mestre - fundamental registro na recuperação desse elo histórico-cultural. Em 2010 prepara o CD que trará ao universo da viola parcerias inéditas com grandes compositores nacionais. O seu espetáculo é uma síntese da carreira, por onde desfilam folias, catiras, lundus, reisados, modas, cateretês. Além de causos envolventes que levam a total participação do público.

Foto Chico Lobo: Kika Antunes

Pereira da Viola - Violeiro, cantor e compositor, Pereira da Viola nasceu em São Julião, pequena comunidade rural do Vale do Mucuri, norte de Minas Gerais. Em seus 17 anos de carreira, Pereira tem cinco CDs lançados: “Terra Boa”, “Tawanará”, “Viola Cósmica”, "Viola Ética”e "Akpalô".

Desde o início da carreira artística, passando pela descoberta da viola, Pereira mostra que é um artista que traz consigo o prazer e o compromisso de cantar as coisas de sua gente. Seu talento e estilo único fizeram com que fosse alçado a ícone da viola caipira, não apenas pela crítica e mídia, como também pelo público que se encanta pelo seu virtuosismo e carisma.

Pereira da Viola cresceu em um ambiente humilde, mas de grande riqueza cultural, impregnado pela cultura afro-indígena e pelos sons das folias. Seu pai, João Preto, era sanfoneiro e sua mãe Augusta, líder e puxadora de cantos nas festas do reisado. Foi com o folião Valdão que Pereira aprendeu a tocar a viola utilizando, simultaneamente, o tampo para percussão, o que deu origem a suas famosas batidas de contra-dança, batuques e voltados-inteiro.


Foto Pereira da Viola: Sian Sene

A dupla se apresenta dia 14 de abril (quarta-feira), a partir das 20h, na Igreja de São Sebastião (Rua São Sebastião, s/n, Vera Cruz de Minas). O show tem abertura de Tuíla e Emerson.

* Cumpadricidade – termo inventado por Chico Lobo para indicar o valor da amizade entre compadres. Ou seja, entre parentes que são escolhidos pelo coração.

Entrada franca mediante doação de 1 kg de alimento não perecível (exceto sal e fubá) ou um livro literário em bom estado.
Serão doados para Sociedade São Vicente de Paula, bibliotecas públicas do município e Cooperarte.

"Embaixadores gaúchos", Kleiton & Kledir vêm ao 8FVPL comemorar 30 anos de carreira

Kleiton & Kledir começaram a estudar música muito cedo e nos anos 70 lançaram com mais três amigos a banda “Almôndegas”, que foi um marco na história da música popular do Rio Grande do Sul. Foram quatro discos, uma infinidade de shows e a mudança para o Rio de Janeiro.

Em 1980 saiu o primeiro disco da dupla. O sucesso foi imediato e os shows arrastavam multidões por todo Brasil. Lançaram vários discos (inclusive um em espanhol) o que lhes rendeu disco de ouro e shows pelos EUA, Europa e América Latina. Suas composições foram gravadas por Simone, Nara Leão, MPB4, Caetano Veloso, Xuxa, Fafá de Belém, Nenhum de Nós, Zizi Possi, Ivan Lins, Chitãozinho e Xororó, Zezé de Camargo e Luciano, Leonardo, Belchior, Emilio Santiago e muitos outros. Também pelo mundo afora suas músicas ganharam versões de grandes artistas, como os argentinos Mercedes Sosa e Fito Paez, a cantora portuguesa Eugenia Mello e Castro e a japonesa Chie.

Foto: Rodrigo Lopes
Kleiton & Kledir trouxeram definitivamente para a cultura brasileira a nova música gaúcha. Eternizaram um sotaque diferente, uma maneira própria de falar e cantar, com termos até então desconhecidos como “deu pra ti” e “tri legal”. Segundo um crítico da época, parecia “uma dupla de ingleses, cantando numa língua que lembra o português”. Acabaram se transformando em símbolos do gaúcho contemporâneo, do homem moderno do sul do Brasil, o que fez com que o Governo do Estado lhes conferisse o título de “Embaixadores Culturais do RS”.

Em 1987, apesar de tanto sucesso, a dupla resolveu se separar. Depois de “umas férias de 7 anos”, a saudade bateu e eles voltaram. Retomaram a carreira lançando os CDs “DOIS” (Som Livre), “CLÁSSICOS DO SUL” (Universal) e coletâneas que venderam mais de ½ milhão de cópias. Estiveram em Paris se apresentando no Museu do Louvre e duas vezes nos EUA. No carnaval carioca de 2002 foram homenageados pela Escola de Samba Caprichosos de Pilares, com um enredo inspirado na música “Deu pra ti”. Em 2005 gravaram o CD/DVD “Kleiton & Kledir – ao vivo”, que traz uma releitura da carreira. Com produção do inglês Paul Ralphes, o álbum recebeu o Prêmio TIM de Melhor Disco do Ano, na categoria Canção Popular.

Atualmente, estão lançando “AUTORRETRATO”, novo disco de inéditas pela Som Livre. O CD tem produção de Paul Ralphes e o DVD traz um filme-documentário com direção de Edson Erdmann. O lançamento inclui um especial de televisão para o Canal Brasil - realizador do projeto – e o apoio cultural da Rádio Globo.

Entrada franca mediante doação de 1 kg de alimento não perecível (exceto sal e fubá) ou um livro literário em bom estado.
Serão doados para Sociedade São Vicente de Paula, bibliotecas públicas do município e Cooperarte.

Luciene Lemos abre 8FVPL com chave de ouro

A cantora e atriz Luciene Lemos, em seus 20 anos de carreira, tem se dedicado a aprimorar sua técnica. Por isso seu trabalho é considerado pelos críticos uma interpretação única. De repertório eclético e apurado, passeia com refinamento entre baião, bossa nova, samba de raiz e soul.

Dona de uma voz grave e potente, vem realizando parcerias com artistas de renome como Sambalados, Valéria Braga (Nós & Voz), Diego Lamounier, Ernani Alves, Misael Elias, Emerson Carlos, Gilson Diniz (percussionista), Gil Amâncio (Cia Será Quê?) e o grande parceiro Nilton César (Primo Johnny).


Luciene abre com chave de ouro o 8º Festival de Verão de Pedro Leopoldo, dia 09 de abril, a partir das 20h30, na Matriz de Nossa Senhora da Conceição. Logo após, Oswaldo Montenegro.

Confira video da apresentação de Luciene Lemos no 7FVPL

Entrada franca mediante doação de 1 kg de alimento não perecível (exceto sal e fubá) ou um livro literário em bom estado.
Serão doados para Sociedade São Vicente de Paula, bibliotecas públicas do município e Cooperarte.

Fotos em alta resolução dos artistas participantes do 8FVPL para imprensa

A organização do 8º Festival de Verão de Pedro Leopoldo disponibiliza fotos em alta resolução dos artistas participantes para publicação em veículos de imprensa.

Para fazer o download das fotos, clique na foto desejada. Uma página se abrirá. Aguarde cerca de 10 segundos até que apareça o botão "baixar agora". Clique normalmente neste botão e uma caixa de download se abrirá. As imagens estão publicadas no servidor 4Shared.

1 dos 3 (Divulgação)
Banda Outubro Vermelho (Divulgação)
Beto Guedes (Divulgação Sony Music)
Chico Lobo (foto Kika Antunes)
Claudio Venturini & Telo Borges (foto de Cristiano Quintino)
Coisa do Tipo (Divulgação)
Fernando Brant (foto de Cristiano Quintino)
Gleison Túlio e Keilla Jovi (Divulgação)
Grupo Txai (Divulgação)
Kiko Continentino & Lucynha (foto de Aloisyo Jordão)
Kleiton & Kledir (foto de Rodrigo Lopes)
Mariana Brant (Divulgação)
Mary Joe (Divulgação)
Moraes Moreira (Divulgação)
Oswaldo Montenegro (foto de João Wainer)
Pereira da Viola (foto Sian Sene)
Tavinho Moura (Divulgação)
Yassir Chediak (foto de Tiago Chediak)
Zeca Baleiro (foto de Guilherme Bergamini)

Em breve, fotos de outros artistas.

Favor citar autoria da foto.

quarta-feira, 24 de março de 2010

Zeca Baleiro em show de sucessos

Zeca Baleiro faz uma retrospectiva de sua carreira neste show, em que suas canções são valorizadas em arranjos contagiantes.

Acompanhado de seu violão, de Tuco Marcondes (guitarras, violões e vocais), Fernando Nunes (baixo), Pedro Cunha (teclados e acordeom) e Kuki Stolarski (bateria e percussão), Baleiro garante boas surpresas ao longo do show.

O repertório inclui criativas releituras de canções já consagradas pelo público como: Salão de Beleza (ZB), Babylon (ZB), Telegrama (ZB) e Quase Nada (ZB e Alice Ruiz); e composições de seu mais recente CD, “O Coração do Homem-Bomba”, como: Você Não Liga Pra Mim (ZB), Você é Má (ZB/Joãozinho Gomes), Vai De Madureira (ZB), Ela Falou Malandro (ZB/Zé Geraldo) e Trova (ZB), entre outras.

Lançamento
Um ano depois de lançar o celebrado disco “O Coração do Homem-Bomba”, volumes 1 e 2, Zeca Baleiro volta à carga com o lançamento do DVD e CD ao vivo. “O Coração do Homem-Bomba, ao Vivo (Ao Vivo Mesmo)” não tem esse nome à toa. Baleiro optou por um registro à moda antiga, sem regravações ou correções digitais, assumindo os pequenos erros e imperfeições típicas dos discos feitos ao vivo. O DVD é uma parceria com a MZA e o Canal Brasil e tem a direção de Paulo Henrique Fontenelle, diretor do premiado documentário “Loki”.

Já o CD "O Coração do Homem Bomba – Volume 1", de Zeca Baleiro, foi indicado na categoria Melhor Álbum de Música Popular Brasileira, no Grammy Latino 2009. O álbum foi produzido pelo próprio Baleiro em parceria com sua banda, “Os Bombásticos”, e o engenheiro de som Evaldo Luna.

Zeca encerra o 8º Festival de Verão de Pedro Leopoldo dia 24 de abril, a partir das 21h, no Ceppel, (Centro Poliesportivo de Pedro Leopoldo, rua Anélio Caldas, s/n, centro) (ver mapa)
R$15,00 (meia entrada extensiva a todas as categorias). Venda antecipada no Trio de Ouro e Estação do Espeto. Inf: (31) 3661-2230 e 3661-3033. Em Belo Horizonte: Livraria Leitura do Shopping Cidade - Piso GG (próxima aos cinemas) - (31) 3271-5282/3272-5260

Foto:
Guilherme Bergamini

Banda Trinco: Novo ano, novo nome, nova formação, mas a mesma essência de sempre!

Formada em 2004 em Pedro Leopoldo, a banda Trinco (que por cinco anos se apresentou com o nome de "Bala De Prata"), tem a proposta de apresentar em seu repertório os clássicos dos anos 60 e 70 que ainda vivem na memória dos amantes da “essence music”, e a partir daí, iniciar uma viagem musical até chegar aos dias de hoje.

Relembrado sucessos de bandas como Beatles, Mutantes, Led Zeppelin e Raul Seixas, passando pelos anos 80 com Queen e Barão Vermelho, até chegar ao rock atual de bandas como U2, O Rappa e Red Hot Chili Peppers, a banda Trinco mostra muito feeling, contato com o público e traz na bagagem o respeito e a vontade de reproduzir músicas que marcaram época e viraram influência para a evolução do rock em todo o mundo.

Em 2010, além de um repertório escolhido a dedo, a Trinco ainda acrescentará duas músicas de autoria própria, e tem projeto para gravar o primeiro EP de forma independente. A banda se apresenta no 8FVPL dia 18 de abril, domingo, na Praça da Estação, a partir das 17h.

Raphael Silva (guitarra e voz), Marcus Vinicius (bateria e voz),
Erick Funes (baixo) e Marcos Fábio (guitarra)


Entrada franca mediante doação de 1 kg de alimento não perecível (exceto sal e fubá) ou um livro literário em bom estado.
Serão doados para Sociedade São Vicente de Paula, bibliotecas públicas do município e Cooperarte.

Trilha do 8º Festival de Verão de Pedro Leopoldo

À exemplo das últimas edições, a trilha sonora do 8º Festival de Verão de Pedro Leopoldo foi composta pelo músico Leonardo Cunha.

Confira:


Clique aqui para fazer o download (mp3, 473KB)

terça-feira, 23 de março de 2010

The Souldiers apresenta grandes clássicos da soul music

The Souldiers foi fundada em 1993 e segue até hoje suas raízes procurando trazer o melhor da música Soul. A banda tem como princípio homenagear os grandes clássicos imortais, tentando ser o mais fiel possível às interpretações consagradas de artistas como The Blues Brothers, The Commitments, Erma Franklin, James Brown, Buddy Rich, Alan Price, Melanie Safka & The Edwin Hawkins Singers, Etta James, Bob & Earl, Percy Sledge, Elkie Brooks, Sister Act, Ike & Tina Turner, Joe Cocker, Aretha Franklin, Ray Charles, entre outros.

Ao completar 15 anos, The Souldiers celebram seu aniversário prestando uma homenagem ao imortal rei do rock Elvis Aaron Presley (repertório pós 1970). A banda abre o show de Zeca Baleiro no Ceppel (Centro Poliesportivo de Pedro Leopoldo, rua Anélio Caldas, s/n, centro), dia 24 de abril (sábado), a partir das 21h. Ingressos a R$ 15,00. Venda antecipada no Trio de Ouro e Estação do Espeto. Inf: (31) 3661-2230 e 3661-3033. Em Belo Horizonte: Livraria Leitura do Shopping Cidade - Piso GG (próxima aos cinemas) - (31) 3271-5282/3272-5260

Confira alguns vídeos
gravados pelo público durante uma apresentação da banda.
Confira algumas fotos tiradas pelo público durante uma apresentação da banda.

Conheça a nova Outubro Vermelho, de volta ao Festival de Verão de Pedro Leopoldo

Com uma batida forte, um som de primeira, repertório antenado com tudo de mais atual que rola, e também, com o bom e velho rock´n roll de todos os tempos...essa é a Outubro Vermelho. Banda composta hoje por cinco integrantes, completa 15 anos de existência, lançando no mercado sua mais nova formação – Maurinho Aguiar nos vocais, Fred Corrêa no baixo, Douglas Santos nos teclado, Xandão na guitarra e Ney na batera.

A Outubro Vermelho não pára. São 15 anos de muito pé na estrada, shows importantes, como aberturas de shows de grandes artistas como Pato Fu, Sideral, Paulo Miklos, Emmerson Nogueira, Código B, Manitu, entre outras, a Outubro Vermelho não tem
fronteiras.


Hoje, após um intervalo de alguns meses para reestruturação do formato, equipe e forma de atuação, a banda volta a todo vapor, mostrando a todos sua nova formação musical e profissional. Novo vocalista, Maurinho. Novo guitarrista Xandão. Novos na banda, mas não no mercado. São profissionais talentosos e experientes, que se uniram ao super talentoso grupo da Outubro Vermelho para levar aos shows o que há de melhor no pop rock nacional e internacional.

E para quem quer conhecer de perto a nova proposta, nova formação e o novo jeito Outubro de tocar, vale conferir a nova Outubro Vermelho de volta ao Festival de Verão de Pedro Leopoldo dia 17 de abril (sábado), 20h, na Praça da Estação. No mesmo dia o 8FVPL recebe The Ravens Beatles Cover e Beto Guedes.

Entrada franca mediante doação de 1 kg de alimento não perecível (exceto sal e fubá) ou um livro literário em bom estado.
Serão doados para Sociedade São Vicente de Paula, bibliotecas públicas do município e Cooperarte.

Grupo Txai - inovação no conceito de grupo vocal

O Grupo Txai, criado no final de 2007, é composto por cinco vozes unidas pelo interesse em inovar o conceito de grupo vocal. O Grupo tem como proposta principal abordar uma vasta seleção popular, que inclui desde o cancioneiro, passando pela Bossa Nova, Clube da Esquina até releituras de canções atuais. No repertório estão também obras primas internacionais que abrangem desde clássicos do cinema à Beatles, onde a complexidade é prazerosa, além de um desafio constante.

Seu propósito é respeitar a estrutura fundamental da canção, aprimorando sua beleza com ricos e modernos arranjos vocais. Dono de arranjos próprios e elogiados por importantes nomes da cena musical, o Grupo Txai mostra ousadia, sensibilidade e talento desde a sua formação e concepção. Para acompanhar as cinco vozes o grupo conta com a participação de piano e percussão que fazem do show do Grupo Txai um espetáculo emocionante e envolvente.

Suas integrantes são formadas por importantes centros e faculdades de música como Palácio das Artes, UFMG e UEMG, tendo seu diferencial por atuarem como cantoras de samba, negro spiritual e principalmente erudito. O Txai se apresenta no 8FVPL dia 13 de abril, a partir das 20h, na Praça Tancredo Neves, abrindo o show da banda Jack Vinil.


As Vozes:
Ana Raquel Rennó estuda canto erudito pelo Palácio das Artes. Além de sua atuação no campo erudito, também cantou em diversos corais como Cia Minaz de Ribeirão Preto e CoretFal de Maceió. Com intensa experiência no campo popular e timbre peculiar, Ana agrega as duas linhas do canto, enriquecendo ainda mais seu campo.

Clarissa Veiga. Formada pelo Palácio das Artes em Canto Lírico e Regência Coral, cantou em diversos corais, entre eles o Coral Lírico de Minas Gerais. Estudou harmonia e arranjo com o Prof. Nestor Lombida e Piano popular com Rizie Lorentz. Cantou ao lado de Milton Nascimento, Lenine, Frederah, Wagner Tiso, Toninho Horta, Márcio Borges, Beto Lopes entre outros. Apontada como grande talento jovem, Clarissa desponta no cenário musical como cantora, arranjadora e preparadora vocal, elogiada por público e crítica. É criadora, diretora musical e integrante do Grupo Vocal Txai, fazendo os arranjos e harmonizações do repertório do grupo.

Fernanda Pessoa é cantora de MPB – do samba à bossa, das mais clássicas às contemporâneas. Sua voz marcante e versátil valoriza ainda mais o ótimo repertório que a acompanha nas noites de BH. Fernanda é integrante do projeto samba de salto, cantando clássicos do samba de raiz. Além de sua grande musicalidade, tem experiência, desenvoltura e intimidade com o palco, o que a torna um diferencial entre grandes vozes da atualidade.

Mariane Limma iniciou sua carreira como soprano no coral infanto-juvenil do Palácio das Artes. Participou de varias Òperas como Viva a Ópera, Turandot de Giacomo Puccini, Carmem de Georges Bizet. Em 2003 gravou junto com o coral o cd “Villa-Lobos e os Brinquedos de Roda” com o grupo de percussão da UFMG. Em 2006 foi convidada para solar um dos gênios na ópera “A flauta Mágica” de Mozart. Em 2008 iniciou canto lírico no Centro de Formação Artística do Palácio das Artes. Marianne é conhecida por sua versatilidade, atuando não só como cantora erudita, mas também popular, blues e negro spiritual.

Raissa Brant iniciou sua carreira participando de festivais de inverno como solista e coralista. Passou a se dedicar ao canto popular participando de festivais estudantis em Belo Horizonte. Em 2008 integrou como contralto o coral “Ars Nova” da UFMG. Atualmente estuda canto lírico no Centro de Formação Artística do Palácio das Artes e participa do coral misto e coral feminino do CEFAR.

Entrada franca mediante doação de 1 kg de alimento não perecível (exceto sal e fubá) ou um livro literário em bom estado.
Serão doados para Sociedade São Vicente de Paula, bibliotecas públicas do município e Cooperarte.


segunda-feira, 22 de março de 2010

Cláudio Venturini e Telo Borges fazem viagem musical pelo som do Clube da Esquina

Filhos legítimos do Clube da Esquina, Telo Borges (irmão de Lô e Márcio Borges) e Cláudio Venturini se apresentam no 8FVPL dia 12 de abril (segunda-feira), 20h, Igreja Santo Antônio da Barra (Rua Maria Faustina Torres, 31, Santo Antônio da Barra). A abertura do show será de Iolanda Miranda.

Telo
A parceria com Milton Nascimento rendeu a Telo o Grammy de melhor canção do ano em 2003 com Tristesse. Telo, ainda na adolescência tocou no disco Milagre dos Peixes de Milton. Já Cláudio Venturini tocava guitarra, mas era técnico de PA dos shows do irmão, Flávio Venturini, na época do grupo O Terço. Em sua estréia como compositor, Telo criou Vento de Maio aos 19 anos (que rapidamente virou sucesso na voz de Elis Regina). Foi seu passaporte para se tornar um compositor de renome, além dos sucessos Alma de Borracha, Ritatá, Voa Bicho (tema da novela Chocolate com Pimenta), entre outras. Seu piano inconfundível pode ser ouvido em quase todos os discos de Lô Borges.

Cláudio
Em 78, Cláudio saiu de trás das mesas de som para assumir os vocais, guitarras e composições do 14Bis. No disco de estréia, o apadrinhamento de Bituca e o sucesso de Canção da América. Com mais de 25 anos de carreira e inúmeros sucessos como Espanhola, Nossa Linda Juventude, Caçador de Mim, Todo Azul do mar, Bola de Meia Bola de Gude, Planeta Sonho, o 14Bis arrasta multidões por onde passa. A guitarra de Cláudio pode também ser ouvida em discos de outros artistas como Lô, Flávio Venturini, Tavinho Moura e o próprio Telo.

Foto: Cristiano Quintino

Show
Neste show, Telo e Cláudio fazem um passeio pela bela e conhecidíssima obra do Clube da Esquina, não esquecendo, é claro, de relembrar os grandes sucessos por eles compostos e cotando temas instrumentais de amigos como Flávio Venturini, de quem interpretam Jardim das Delícias, num dos belos momentos do show. Imperdível!

Entrada franca mediante doação de 1 kg de alimento não perecível (exceto sal e fubá) ou um livro literário em bom estado.
Serão doados para Sociedade São Vicente de Paula, bibliotecas públicas do município e Cooperarte.

domingo, 21 de março de 2010

Banda Maryjoe se apresenta novamente no Festival de Verão

A Maryjoe é uma banda de Pedro Leopoldo formada por Fabrauto Simões (vocais e guitarras), Rodrigo (teclados), Thiago Paskinell (baixo) e Thiago Popo (bateria).

A banda faz parte da cultura mineira e com sua harmonia marcante vem se destacando no cenário pop-rock nacional desde 2004. Com uma sonoridade própria e muita harmonia, a banda quer emplacar suas canções para o grande público.

Com influências de grandes bandas de rock nacional e internacional a Maryjoe vem construindo a sua identidade, com um show eletrizante do início ao fim e canções consagradas, que fazem com que o grande público se empolgue e queira cada vez mais conhecer e fazer parte da família Maryjoe.


Maryjoe faz música pela música. É simplicidade, rock, harmonia, pop, melodia, é o som do grande público que curte uma bela canção. Eles se apresentam dia 18 de abril (domingo), a partir das 18h, na Praça da Estação. Além da Mary Joe, também se apresentam neste dia o grupo "1 dos 3", Cláudio Laudares e a dupla gaúcha Kleiton & Kledir.

Confira video da apresentação da banda Maryjoe no 7FVPL

Entrada franca mediante doação de 1 kg de alimento não perecível (exceto sal e fubá) ou um livro literário em bom estado.
Serão doados para Sociedade São Vicente de Paula, bibliotecas públicas do município e Cooperarte.

sexta-feira, 19 de março de 2010

Moraes Moreira se apresenta no segundo dia do 8FVPL

Aos 40 anos de carreira Moraes Moreira tem muito o que contar. No início dos anos 70, no auge do tropicalismo, influenciado por seus criadores, junto com os Novos Baianos gravou seu primeiro disco. Logo em seguida, no antológico “Acabou Chorare” e em outros projetos, Moraes marcou sua presença, atuando de forma destacada como compositor, cantor e instrumentista.

Em 75 partiu para uma vitoriosa carreira solo embalado pelo o sucesso da música “Pombo Correio”, composta em parceria com Dodô e Osmar, inventores do trio elétrico, do qual Moraes é o primeiro cantor.

Do começo até aqui são 40 discos, quase 500 músicas gravadas, muitas delas já consagradas pelo grande público, que o acompanha desde o início. Seu lado compositor, ao longo do tempo também vem sendo reconhecido através de belas versões realizadas por grandes intérpretes da MPB.

Foto: Divulgação
Moraes Moreira vem a Pedro Leopoldo lançar seu mais recente CD/DVD “A HISTÓRIA DOS NOVOS BAIANOS E OUTROS VERSOS”, pela gravadora Biscoito Fino. É um registro vivo da sua obra desde o início até aqui. Esse super show acontece dia 10 de abril (sábado), na Igreja São Judas Tadeu (Praça Guairá, próximo à Rua dos Botocudos, 39), com abertura de Marcelão e Paulinho. Imperdível!

Entrada franca mediante doação de 1 kg de alimento não perecível (exceto sal e fubá) ou um livro literário em bom estado.
Serão doados para Sociedade São Vicente de Paula, bibliotecas públicas do município e Cooperarte.

"Conspiração dos Poetas" com Fernando Brant, Tavinho Moura e Mariana Brant

Eles não nadam contra a corrente: eles fazem o que é o leito natural de nossa cultura, a música popular de qualidade. O que une Fernando, Tavinho e Mariana nessa apresentação é a vontade de mostrar em estado bruto uma das maneiras brasileiras de se fazer música e, ao lado disso, discutir os destinos do país. Querem andar pelo Brasil e falar com os brasileiros sobre a cultura nacional e sobre o destino desta Nação.


O recital que apresentam baseia-se nas músicas do CD “Conspiração dos Poetas”, que Fernando e Tavinho gravaram com o músico e compositor Beto Lopes. E mais algumas das parcerias de Fernando com Milton Nascimento. Acrescentando-se as viagens sonoras que Tavinho Moura fez com seus outros parceiros: Milton, Murilo Antunes, Gonzaguinha e Márcio Borges.


Mariana Brant é fonoaudióloga formada pela UFMG e professora de canto da Babaia Escola de Música. Participou como intérprete da Ópera Popular "Fogueira do Divino", de Fernando Brant e Tavinho Moura encenada no Palácio das Artes em maio de 2002. Convidada pelos compositores para participar do show "Conspiração dos Poetas", vem se apresentando ao lado deles por todo o Brasil, incluindo uma apresentação na Embaixada do Brasil em Paris e no Festival de Corais de Belo Horizonte. Gravou e é a principal intérprete do CD "Rua do Cachorro Sentado" de Tavinho Moura - CD que acompanha o livro Maria do Matué - uma estória do Rio São Francisco.


Recentemente, Tavinho Moura e Fernando Brant compuseram o Poema Musical “Fogueira do Divino” e algumas das canções desse espetáculo fazem parte do roteiro que eles apresentarão no 8º Festival de Verão de Pedro Leopoldo, dia 11 de abril (domingo), na Igreja N.S. Rosário (Praça Fernão Dias, s/nº - Quinta Sumidouro), com abertura de Lívia e Emerson.

Entrada franca mediante doação de 1 kg de alimento não perecível (exceto sal e fubá) ou um livro literário em bom estado.
Serão doados para Sociedade São Vicente de Paula, bibliotecas públicas do município e Cooperarte.

Analytics