quinta-feira, 24 de março de 2011

João Araújo e banda Viola Urbana resgatam a influência da viola caipira na MPB


"Viola Urbana: a influência da viola caipira na Música Popular Brasileira" é o nome da pesquisa iniciada em 2004 pelo músico, produtor e cronista João Araújo para comemorar 25 anos de aprendizado e de verdadeira paixão pela música brasileira. Para a gravação do primeiro álbum, em 2005, foram convidados três grandes nomes da viola brasileira: Chico Lobo (MG), Fernando Sodré (MG) e Roberto Corrêa (DF). A partir de então, a convite de João, vários músicos importantes são convidados a participar com a banda Viola Urbana das apresentações e gravações, como por exemplo: Amauri Falabela (SP), Renato Caetano (MG), Rodrigo Delage (MG), Rogério Gulin (PR) e Sérgio Andrade (da Banda de Pau e Corda, de Recife/PE).

Os álbuns - que refletem em suas faixas os segmentos da pesquisa - buscam demonstrar o quanto a viola de 10 cordas ("caipira") influenciou a Música Popular Brasileira. Através de vários segmentos, são relidas relembradas e registradas verdadeiras pérolas da cultura musical autenticamente brasileira. Criações que remetem diretamente à viola, por vários artistas importantes na música nacional dos últimos anos. Produção de João Araújo, direção musical do músico internacionalmente reconhecido Geraldo Vianna, participações especialíssimas de grandes nomes da viola na atualidade.

Logo após o lançamento do primeiro álbum, João Araújo se apresentou no programa Sr. Brasil, de Rolando Boldrin (TV Cultura/SP). Desde então, além de várias apresentações pelo interior de Minas Gerais, já receberam o espetáculo Viola Urbana os estados de São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro, Espírito Santo e o Distrito Federal. Em 2008, a gravação ao vivo do segundo álbum e do DVD, no Grande Teatro Palácio das Artes, com a participação dos oito violeiros citados no primeiro parágrafo.

Serviço:
13 de abril (quarta-feira), 20h
Seu Ribeiro
João Araújo e banda Viola Urbana
Local: Igreja de São Sebastião (Rua São Sebastião, s/n, Vera Cruz de Minas) (ver mapa)
Entrada franca!

Nenhum comentário:

Analytics