quinta-feira, 24 de março de 2011

Seu Ribeiro apresenta seu Ministério da Cantoria de Cabeceira

Tendo iniciado sua carreira em 1999, quando foi convidado a participar de um evento no centro cultural Lagoa do Nado, Seu Ribeiro passou a ser considerado pela crítica mineira uma das grandes revelações da música regional contemporânea. Tal reconhecimento foi confirmado pela crescente acolhida do público, levando-o a ser convidado para entrevistas em programas de TV como Globo Horizonte (TV Globo), Sr Brasil (TV Cultura), Arrumação (Rede Minas), Viola Brasil (TV Horizonte), etc.

Em 2002, recebeu a benção do padrinho e cantador Elomar Figueira Mello, e se apresentou com ele em BH e pelo Brasil afora. Desde então, com a carreira de músico consolidada, participou de inúmeros festivais e eventos por todo o Brasil, dentre eles o II Encontro Nacional de Violeiros em Ribeirão Preto/SP (2004) e o II FESTIVELHAS, realizado em Jequitibá/MG (2008).

Mineiro de Belo Horizonte, Seu Ribeiro descende de uma família de músicos. Sua trajetória é marcada pela generosidade daqueles que fazem da arte de cantar mais que um simples meio de vida: ela é, sobretudo, um estandarte em defesa dos valores e princípios inerentes à identidade cultural do povo brasileiro.

Neto de congadeiros, Seu Ribeiro herdou o legado da folia de terreiro e, também, o tino natural dos poetas estradeiros que decantam a sabedoria popular, buscando fragmentos da memória ancestral registrada na oralidade de seu povo. É com essa consciência que esse menestrel mineiro vem se doando ao Ministério da Cantoria de Cabeceira, onde decanta as coisas de seu viver, tributando, em cada verso, a tradição e devoção do caboclo sobre a terra.

Composto basicamente de cantigas autorais, o show "Cantoria da Cabeceira" desperta o sentimento de gratidão e celebração da vida com passagens pelo batuque, folia de reis, congado, cantiga de roda e samba de terreiro. O show conta com a participação do percussionista Johnny Herno e do flautista Guiu Medeiro.

Serviço:
13 de abril (quarta-feira), 20h
Seu Ribeiro
João Araújo e banda Viola Urbana
Igreja de São Sebastião (Rua São Sebastião, s/n, Vera Cruz de Minas) (ver mapa)
Entrada franca!

Nenhum comentário:

Analytics