quinta-feira, 24 de março de 2011

Maurício Tizumba e Tambor Mineiro


Tizumba, em seus 38 anos carreira, fez um percurso de grande relevância para a arte afro-brasileira, uma vez que, em toda sua história musical, Tizumba traz consigo o congado mineiro (manifestação religiosa com mais três séculos de existência), mostrando sua importância e presença na identidade do nosso povo.

Sua trajetória marca também a luta e a conquista de ampliar o acesso à cultura em Minas Gerais, democratizando a arte a todas as classes e grupos sociais. Seus trabalhos sempre buscaram as ruas, praças e povo, com o objetivo claro de sensibilização para a arte, para a cultura negra e cultura em geral, cantando em todas as cores, tamanhos e regiões.

Músico, cantor, ator e compositor, Maurício Tizumba é um dos mais populares e completos artistas de Minas Gerais. Possui um carisma surpreendente que sempre arrebata a atenção do público.

A convite do IBRIT (Instituto Brasil Itália), Tizumba se apresentou em Milão no evento "Orumila Zumbi" representando Minas Gerais, fez parte do grupo de artistas selecionados para se apresentar na França onde se comemorou o “Ano do Brasil na França”, dividiu o palco com Milton Nascimento no show Tambores de Minas em Nova Iorque e na Alemanha, na 18ª edição da Popkomm, uma das maiores feiras de música da Europa. Tizumba ainda esteve em Cuba (Festival Romerias de Mayo) e em Portugal (Encontro de Culturas de Serpro).

Acompanhado pelo Tambor Mineiro e a Trupe Negra, com o qual se apresenta há cerca de seis anos, formado por alunos de vários cursos ministrados na Associação Cultural Tambor Mineiro, Tizumba apresentará canções que passeiam pelos seus 38 anos de carreira. O grupo é composto por 13 percussionistas que tocam tambores, patangomes e gungas (instrumentos utilizados pelas guardas de Congado) liderados por Maurício Tizumba que canta e toca violão, cavaquinho e percussão.

Serviço:
14 de abril (quinta-feira), 20h
Tizumba e Tambor Mineiro
Estações de Minas
Local: Lar Solidário (Rua Espírito Santo, 790 - Lagoa Santo Antônio) (ver mapa)
Entrada franca!

Nenhum comentário:

Analytics