segunda-feira, 4 de abril de 2011

Oficinas do 9FVPL

A coordenação do 9º Festival de Verão de Pedro Leopoldo divulga as oficinas desta edição. As oficinas acontecem de 11 a 15 de abril em quatro espaços diferentes. Confira as oficinas, locais e horários e garanta sua vaga!

As inscrições gratuitas para as oficinas já estão abertas na Gerência de Cultura de Pedro Leopoldo. Cada oficina comporta, no máximo, 20 alunos. Informações: (31) 3662-2155.

----------

11 a 15/04 - segunda a sexta, de 14h às 16h
Oficina: Confecção de instrumentos de percussão feitos com material reciclável

Local: Cooperart - Rua José Hilário Rodrigues nº 40 – Bairro São José
Oficineiro: Danny Alexandro de Oliveira
Informações: (31) 3662-2155

Oficina de construção de instrumentos musicais, especialmente de percussão, com a utilização de materiais recicláveis para serem utilizados em sala de aula e em aulas de corporeidade, incluindo capoeira. Terá aplicabilidade para a musicalidade prevista em lei para o ensino fundamental. Carga horária mínima de 10 horas semanais atendendo educadores e alunos da rede  pública municipal.

----------

15/04 – segunda-feira, às 10h e às 13h30
Sessão de Histórias

Local: Curumim – Rua Pergentino José de Souza n º 320 – Teotônio Batista de Freitas (Bairro da Lua)
Oficineira: Ana Cristina
Informações (31) 3662-2155

Oficina de leitura, literatura e contos, com recursos lúdicos para incentivar o gosto pela leitura em todo ensino fundamental. Como todas as demais oficinas, o foco está em apresentar e desenvolver técnicas que possibilitem ao educador incentivar o gosto pela leitura.

----------

13/04 – quarta-feira, às 09h30 e às 13h30
Sessão de Histórias

Clube ADECI - Estrada do Urubu
Oficineira: Ana Cristina
Informações: (31) 3662-2155

Oficina de leitura, literatura e contos, com recursos lúdicos para incentivar o gosto pela leitura em todo ensino fundamental. Como todas as demais oficinas, o foco está em apresentar e desenvolver técnicas que possibilitem ao educador incentivar o gosto pela leitura.

----------

12/04 a 15/04 - terça a quinta, de 14h às 18h e sexta de 14h às 17h
Oficina: Papel Artesanal

Local: CDS – Centro de Desenvolvimento Social. Rua Olavo Ciriado, nº 27 – Lagoa de Santo
Oficineira: Christine Vianna
Inscrições: Gerência de Cultura - (31) 3662-2155

A oficina possibilitará o aproveitamento de sobras de papel utilizado nas mais diferentes atividades. Ensinará a técnica de fabricação de papel a partir de restos de papel e papelão utilizando equipamentos simples e de baixo custo. Além disso, o papel fabricado artesanalmente será utilizado na confecção de cadernos, agendas, cartões e outros objetos de grande beleza e, dessa forma, poder ser apropriado pelo ambiente escolar ou se constituir em uma fonte de renda alternativa para os alunos, em especial os estabelecidos em zonas carentes. Dará enfoque na importância da reciclagem para a conservação do ambiente e a conscientização do destino do lixo doméstico. A oficina fornecerá apostila das opções de tratamento e de criação para o papel reciclado. Carga horária de 15 horas.

----------

13 e 14/04 - quarta e quinta-feira, de 09h às 12h e de 13h às 16h

Oficina: Circo, Ritmos e Brincadeiras – com confecção de malabares
Local: Quinta das Palmeiras / AMO - Rua das Rosas S/Nº - Sede Campestre – Igreja Getsemani
Oficineiros: Tanaka e André
Informações: (31) 3662-2155

Esta oficina ministrará as primeiras noções de espetáculo circense, preocupando-se com o desenvolvimento artístico-cultural dos educadores e alunos trabalhando ao mesmo tempo disciplina, ritmos e brincadeiras, equilíbrio, formação corporal e técnicas de trabalho em grupo, além de confecção de equipamentos e acessórios para as atividades circenses. O produto deste trabalho deverá culminar numa apresentação pública. Carga horária de 12 horas.

----------

12/04 a 15/04 - terça a sexta-feira, de 14h às 17h
Oficina: Performance cênica com bolas de rebote e com bolas de contato

Local: Escola Municipal José Pedro Filho - Av. Juscelino Kubitscheck, Nº90 - Adélia Issa
Oficineiro: Diogo Magno
Informações: (31) 3662-2155

Serão ofertadas duas oficinas (manipulação de bolas de contato e malabares com bolinhas de rebote) que terão como prioridade o conhecimento do corpo para o desenvolvimento de sua coordenação motora, equilíbrio e consciência corporal, apuração de reflexo, disciplina, criatividade, arremesso e pegada. A didática aplicada permitirá ao educador e ao aluno dar continuidade a sua pesquisa individual após o término da oficina, tornando-o um futuro multiplicador. Terá aplicação para a exploração da expressão corporal em atividades teatrais complementando as já existentes no projeto "Educação Com Arte" da Prefeitura Municipal. Carga horária de 15 horas.


Nenhum comentário:

Analytics