sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Documentário Casa do Chico

Produção: Portraits Factory
Direção: Ernane Alves

Nascido em 1977 em Pedro Leopoldo, o multimídia Ernane Alves desenha e pinta desde criança, mas profissionalizou-se no final de 2001, atuando em teatro de rua, palco, comercias de tv, exposições de artes, publicidade, literatura e cinema através de sua produtora, a PORTRAITS Factory Filmes. Fotografou (e pintou) dezenas de pessoas entre anônimos e celebridades. Foi o primeiro artista a produzir um filme (Cult) em sua cidade.




Filmografia:

Ator/Diretor/Roteirista/Produtor:
Cult – 2003
Cinco Minutos do Meu Pensamento – 2005
Zideffekt – 2006 (Clip/Disponível no youtube.com)
Confissões de Olavo – 2007

Ator:
Batismo de Sangue (Helvécio Ratton) – 2005, junto com Daniel de Oliveira, Maurício Tizumba e Caio Blat, dentre outros.
O Balé da Utopia (Marcelo Santiago) – 2005, com Mel Lisboa, Sérgio Marone e Felipe Camargo.
Cinco Frações de uma Quase História – 2006, com Gero Camilo.

Diretor/Produtor:
Casa do Chico - 2006

Descrição: Em seu terceiro filme como diretor-produtor, Ernane Alves usou uma fotografia simples e delicada, mas com um olhar particular. Casa do Chico se passa na "Casa de Chico Xavier", onde o médium viveu entre 1948 e 1959 e hoje está aberta para visitação onde são realizadas palestras e estudos, além do Culto do Evangelho todos os domingos, um "Culto do Lar", do jeito que o Chico gostava de fazer.















Serviço:
Dia 15 | Sábado
Horário Tarde: 17h
Local: Praça da Estação (ver mapa)
Entrada franca!













Clique na imagem abaixo para ampliar:













Mais informações no site: www.ernanealves.ato.br

Oficina: Street Dance

Ministrante: Ramon Palma e Caio Saldanha (Cia. de Dança Heaven Dance)


(ATENÇÃO: OFICINA CANCELADA POR MOTIVO DE LUTO)

A Cia. de Dança Heaven Dance mostra sua qualidade, adotando a filosofia da criatividade coreográfica, embasada nas técnicas e movimentos originais das danças provenientes dos guetos americanos - as populares "street dances" - como o Locking, Popping, B.boying, Rocking, Wacking, Freestyle Hip Hop e o House Dance. Com um trabalho notável realizado na região metropolitana de Belo Horizonte e arredores, a Cia. de Dança Heaven Dance reconhece que sua missão é com o público que os prestigia, por isso, a cada apresentação, surpreende o público com um grande espetáculo, muita garra e, acima de tudo, amor à dança.

Descrição: A oficina propõe não apenas a coreografia, mas o alongamento, aquecimento técnico e exercícios. A oficina terá duas turmas. Uma das 09h às 12h (8 a 12 anos) e outra das 14h às 17h (a partir de 13 anos), ambas no dia 15 de março, sábado. Para participar, o aluno deve ter um bom desempenho físico, gostar de dança e sentir vontade de aprender ou se aperfeiçoar na original “dança de rua”. A street dance possui movimentos fortes, rápidos, sincronizados, simétricos e/ou assimétricos de pernas, braços, ombros e cabeça. Estes movimentos são valorizados através da expressão facial e corporal bem desenvolvidas, assim como a utilização de músicas específicas para sua prática. A batida forte é a sua maior característica. Mais informações no site www.heavendance.k6.com.br


Data: 15 de março
Horário: 09h às 12h (8 a 12 anos) e 14h às 17h (a partir de 13 anos)
Local: Associação dos Moradores do Conjunto Hab. Marieta Batista de Sales - Rua Maria Firmina da Cruz, 310 - B. Dom Camilo (ver mapa)

*ESTA OFICINA TEM ENTRADA FRANCA!

Inscrições:
As inscrições podem ser feitas mediante download, impressão e preenchimento da ficha de inscrição, que deve ser entregue no endereço abaixo.

Local: Secretaria de Educação - Rua Anélio Caldas, 33. (ver mapa)
Horário: 08h às 17h
Prazo: de 03 a 07 de março de 2008
Informações: (31) 3662-2155 / 3660-5145 / 3425-5625


(ATENÇÃO: OFICINA CANCELADA POR MOTIVO DE LUTO)

Workshop: Iniciação à Poesia

Ministrante: Rodrigo Viana

Rodrigo Vianna é mineiro de Pedro Leopoldo. Bacharel em direito pela UFMG, advogado e escritor. Tem três livros lançados: Casa Amarela - 2000 (poesia); Contos de Corações Feridos de Guerras... - 2003 (contos); e Relembranças - Pedro Leopoldo pra lembrar - 2008 (poesia).





Descrição: A linguagem poética e tão antiga quanto a própria palavra. Mas qual é o segredo da atração do ser humano pela língua armada em verso? Este workshop pretende-se um espaço de indagação e exercício do fazer poético. Os participantes terão a oportunidade de ler, falar e experimentar poesia. Porque o fazer poético é, antes de mais nada, uma experiência visceral e íntima.

* Os participantes receberão gratuitamente um exemplar do livro "Relembranças, Pedro Leopoldo para lembrar".

Data: 12 de março
Horário: 14h às 17h
Local: Almoxarifado - Rua Maurício Azevedo, 4 - Centro (ver mapa)

Inscrições:
As inscrições podem ser feitas mediante download, impressão e preenchimento da ficha de inscrição e pagamento da taxa de R$ 5,00 por oficina.

Local: Secretaria de Educação - Rua Anélio Caldas, 33. (ver mapa)
Horário: 08h às 17h
Prazo: de 03 a 07 de março de 2008
Informações: (31) 3662-2155 / 3660-5145 / 3425-5625
Pagamento no ato da Matrícula

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Holcim Brasil patrocina 7º Festival de Verão de Pedro Leopoldo

Toneladas de cimento, concreto e agregados são produzidos pela Holcim para levar desenvolvimento a nosso país em crescimento. Junto vai o conceito de melhoria de vida para os funcionários e para as comunidades onde atuamos. A Cultura certamente é um dos valores de uma empresa comprometida com a sustentabilidade em todos os níveis. Viver melhor é harmonizar-se com o mundo, descobrir possibilidades, pensar mais lentamente para acertar mais.

O Festival de Verão de Pedro Leopoldo, do qual já tivemos o prazer de participar em edições passadas, está alinhado com a movimentação cultural que defendemos como adequada: eventos de qualidade levados a um público vasto em diferentes regiões do município. Assim também é a Holcim – para atender a uma gama de exigências e mercados, produzimos do cimento mais básico aos especiais e de alta tecnologia.

A Holcim é líder mundial no mercado de cimento, concreto e agregados, com unidades em mais de 70 países. No Brasil desde 1951, hoje é a cimenteira com o catálogo mais variado do país com 14 produtos. Só no Brasil são cerca de 1.600 colaboradores.

Pedro Leopoldo é, para nós, uma cidade especial onde completamos 35 anos de atuação com compromisso e bons frutos. A Holcim está nas ruas, nas construções, no comércio, nas escolas, na comunidade e na vida do pedroleopoldense. Não só nas estruturas que ajuda a erguer com seus produtos, mas com participação efetiva na vida da cidade por meio de parcerias e ações do Instituto Holcim, criado especialmente para apoiar projetos das comunidades vizinhas às unidades de nossa empresa.

Tentamos fazer, à nossa maneira, um futuro mais harmonioso e feliz para Pedro Leopoldo.

Convidamos a todos para apreciar conosco as atrações especiais do 7º Festival de Verão de Pedro Leopoldo!

Holcim Brasil

Clique aqui para assistir ao vídeo institucional da Holcim.

Acesse o site da Holcim: www.holcim.com.br

Oficina: Transformando o Lixo em Arte

Ministrante: Jânio Tanaka
O artista plástico Jânio Tanaka tem desenvolvido este trabalho em várias comunidades. Autodidata, atua participando de mostras, vernissages e exposições de diversos tipos, como no Hotel Transamérica em São Paulo (Feira Internacional de Executivos), Festival Internacional de Cinema de Gramado (RS), Galeria da Gávia (RJ) e, nos últimos dois anos, tem exportado para Itália, Inglaterra, Alemanha e Chile.

Descrição: Esta oficina consiste na elaboração de quadros e painéis feitos a partir de matéria-prima reciclada (painéis construtivistas). Ela é sugerida a qualquer faixa etária, pois trabalha-se a coordenação psico-motora além da concentração e no estímulo da criatividade. Trasnformando lixo em arte é uma oficina elaborada com a idéia de despertar o interesse não só pelas artes, mas também a consciência ecológica na preservação do meio ambiente.

De 10 a 14 de março
Horário: Manhã (09h-12h) e tarde (14h-17h)
Local: Associação dos Moradores do Conjunto Hab. Marieta Batista de Sales do bairro Dom Camilo (manhã) (ver mapa) e Associação dos Moradores de Fidalgo (tarde) (ver mapa)

Inscrições:
As inscrições podem ser feitas mediante download, impressão e preenchimento da ficha de inscrição e pagamento da taxa de R$ 5,00 por oficina.

Local: Secretaria de Educação - Rua Anélio Caldas, 33. (ver mapa)
Horário: 08h às 17h
Prazo: de 03 a 07 de março de 2008
Informações: (31) 3662-2155 / 3660-5145 / 3425-5625
Pagamento no ato da Matrícula

Oficina: Iniciação Musical

Ministrante: Daniel Reis Costa

Daniel Costa é violonista, guitarrista, cantor, compositor, professor de música (Violão, Flauta Doce, Canto Coral e musicalização), aluno do 7º período do curso de Música com habilitação em Violão na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Atua como guitarrista integrante da banda “Jack Vinil” Rock´n´Roll Band; guitarrista da banda de Soul Music, “The Souldiers”; desenvolve seu trabalho pessoal de voz e violão em bares e eventos; atua como violonista acompanhador, compositor de músicas populares e “jingles” publicitários; arranjador; exerce ativa função de professor no projeto “Educação com arte”, promovido pela Prefeitura de Pedro Leopoldo em escolas da cidade; e também atua como professor particular. Como projeto e objetivos para 2008, estão a gravação e lançamento de seu CD Solo e da Banda “Jack Vinil”. Também desenvolve monografia e método de musicalização e aprendizado de instrumento: “Música para todos!!!”

O objetivo desta oficina é de introduzir as maravilhas do universo musical e a sua linguagem de forma simples, fácil, acessível e popular, despertando uma consciência crítica e avaliativa em relação ao universo sonoro diário e propiciando conhecimento para que se possa desenvolver uma relação mais consciente, independente, madura e criativa perante a arte, cultura e música. A oficina trará informações básicas sobre teoria musical, apreciação musical, performance musical, introdução ao violão, suas origens e propriedades, padrões básicos de ritmos, acordes mais utilizados, afinação, cuidados com o instrumento, informações de postura. Esta oficina se destina a adolescentes (a partir de 12 anos) e adultos. Conhecimentos prévios de música e violão não são necessários, mas os alunos inscritos deverão trazer seu violão.

De 10 a 14 de março
Horário: Manhã (09h-12h)
Local: Salão Paroquial da Igreja de Santo Antônio - Rua Suzana Passos - junto à Igreja - Santo Antonio da Barra (ver mapa)

Inscrições:
As inscrições podem ser feitas mediante download, impressão e preenchimento da ficha de inscrição e pagamento da taxa de R$ 5,00 por oficina.

Local: Secretaria de Educação - Rua Anélio Caldas, 33. (ver mapa)
Horário: 08h às 17h
Prazo: de 03 a 07 de março de 2008
Informações: (31) 3662-2155 / 3660-5145 / 3425-5625
Pagamento no ato da Matrícula

Coordenador das edições passadas e da atual edição fala sobre o Festival

Para o artista, os olhos atentos, o coração batendo mais forte e o sorriso aberto do expectador interessado valem toda a sua dedicação. Assim é para nós também, que voltamos felizes a Pedro Leopoldo para realizar o 7º Festival de Verão. Ele chega com a bagagem das outras edições e com o ânimo de uma criança que acredita no projeto e na cidade.

O Festival vai trazer sonoridades, cores, lançamentos de livros, o tradicional “Música na Igreja”, ótimas oficinas e muita alegria. O compromisso – sempre - é primar pela excelência. Apostamos na política cultural de democratizar o que é bom, estendendo o acesso a vários públicos, em diferentes espaços da cidade, mas buscando sobretudo a qualidade no lugar da cultura puramente comercial.

A agenda permanece com programação itinerante, privilegiando a população de mais de uma região e levando moradores a locais nem sempre visitados, mas de extrema importância para a cidade. Além dos shows de artistas renomados, o espaço para os grupos locais foi reforçado. Em nosso ideário de boa política cultural estão sempre as parcerias, não só com o poder público e associações, mas também com empresas, como a Holcim, que reafirma seu compromisso com a cidade ao investir em formação e cultura.

Há muito ansiávamos o retorno do Festival. Foram quatro anos de espera, mas com esperança e ações no sentido da volta. A permanência na cidade é por merecimento. O charme e a simplicidade sofisticada de Pedro Leopoldo nos convidaram a estar novamente com sua gente. A Maestria Arte & Cultura, responsável pela gestão e curadoria do Festival, tem um agradecimento especial a fazer à população da cidade e outro aos parceiros na realização de mais esse evento.

Bem-vindos à nossa festa!

Lindomar Gomes
Coordenador do 7º Festival de Verão de Pedro Leopoldo

Cooperart apóia 7º Festival de Verão

Seguir a trilha dos nobres valores e dos grandes ideais nos faz dignos de servir a nossa comunidade com sonhos de um mundo melhor. Essa é a nossa missão e, juntamente com a Holcim, a Prefeitura de Pedro Leopoldo e a Maestria Arte & Cultura, presenteamos a cidade com nosso fabuloso 7º Festival de Verão.

Os apreciadores de cultura bem sabem que nem sempre as condições para sua disseminação são fáceis. Sobretudo em municípios do interior, onde as oportunidades são, em geral, mais escassas, e onde falta palco e incentivo para muitos talentos. Mas felizmente há vozes que não silenciam e encontros que fazem a riqueza cultural circular.

Foi o gosto pela boa música que reuniu artistas em torno da Cooperart em Pedro Leopoldo. Cada um tem uma formação e perfil, mas há em comum o interesse pela gestão compartilhada, acreditando na união de forças. Só assim foi possível realizar o 7º Festival de Verão de Pedro Leopoldo, evento transformador e importante como referência em cultura de qualidade na nossa cidade e, por que não dizer, em nosso estado.

De nossa parte, firmamos o compromisso de empreender esforços para que Pedro Leopoldo seja sede de mais apresentações de nível elevado. Ao mesmo tempo que desejamos apresentar boas e raras opções de espetáculo, mantemos o foco no que é produzido em nossa terra. No Festival, por exemplo, em todos os dias de programação, está incluída a apresentação de ao menos um artista local.

Nossos votos são de que o Festival de Verão de Pedro Leopoldo seja perene e ganhe força a cada ano.

Aproveitem, todos nós merecemos esse momento mágico da cultura da nossa cidade.

Valério Sena Thomaz
Presidente da Cooperart

Prefeitura de Pedro Leopoldo dá boas-vindas ao Festival

A Prefeitura Municipal de Pedro Leopoldo, através da Secretaria de Educação e Cultura e Gerência de Turismo, expressa seu orgulho em realizar, em parceria com a Holcim, a Cooperart, a Maestria, o EPA Plus e o Governo do Estado de Minas Gerais (através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura), o 7º Festival de Verão de Pedro Leopoldo. Arte e cultura se fundem em oficinas artísticas e educacionais, lançamentos de livros, espetáculos musicais e outras atrações imperdíveis.

Pedro Leopoldo é cidade singular que ganhou fama como a terra de “Luzia” e berço do mais antigo fóssil humano das Américas. Aqui nasceu Chico Xavier, ilustre espírita, eleito “Mineiro do Século”. Por aqui, passou o bandeirante Fernão Dias, desbravador das Minas Gerais que, em determinado momento, escolheu Pedro Leopoldo como pouso.

A população, hoje perto dos 60 mil habitantes, é festeira e interessada em manifestações culturais. Uma das festas mais tradicionais é o Boi da Manta, folclórica farra pré-carnavalesca realizada na cidade todo ano durante um mês. E, dos dias 7 a 15 de março, se transforma na cidade da arte e da cultura com o 7º Festival de Verão. São nove dias de diversão, arte e cultura com muita segurança e organização.

A Prefeitura Municipal de Pedro Leopoldo e seus parceiros não mediram esforços para propiciar aos pedroleopoldenses e visitantes este Festival. É parte do compromisso desta administração fomentar a arte sob várias formas, por entender que ela é essencial ao nosso conceito de desenvolvimento.

Venha, traga sua família e aproveite o 7º Festival de Verão de Pedro Leopoldo!

Prefeitura Municipal de Pedro Leopoldo – Aqui tem a sua participação.


Clique aqui para assistir ao vídeo institucional da Prefeitura.

Acesse o site da prefeitura: www.pedroleopoldo.mg.gov.br

Oficina: Interpretação para Cinema

Ministrante: Ernane Alves

Nascido em 1977 em Pedro Leopoldo, o multimídia Ernane Alves desenha e pinta desde criança, mas profissionalizou-se no final de 2001, atuando em teatro de rua, palco, comercias de tv, exposições de artes, publicidade, literatura e cinema através de sua produtora, a PORTRAITS Factory Filmes. Fotografou (e pintou) dezenas de pessoas entre anônimos e celebridades. Foi o primeiro artista a produzir um filme (Cult) em sua cidade.

Filmografia:

Ator/Diretor/Roteirista/Produtor:
Cult – 2003
Cinco Minutos do Meu Pensamento – 2005
Zideffekt – 2006 (Clip/Disponível no youtube.com)
Confissões de Olavo – 2007

Ator:
Batismo de Sangue (Helvécio Ratton) – 2005, junto com Daniel de Oliveira, Maurício Tizumba e Caio Blat, dentre outros.
O Balé da Utopia (Marcelo Santiago) – 2005, com Mel Lisboa, Sérgio Marone e Felipe Camargo.
Cinco Frações de uma Quase História – 2006, com Gero Camilo.

Diretor/Produtor:
Casa do Chico - 2006

Descrição: A oficina é uma oportunidade para atores, educadores, estudantes e artistas interessados em conhecer o trabalho de preparação de atores para o cinema. O programa inclui exercícios práticos a partir da respiração e do movimento. Análise de pequenas sequências de filmes, estudos da interpretação dos atores e o olhar do diretor. Ernane Alves está em busca de novos talentos para o seu próximo filme. E pode ser que durante a oficina alguns dos alunos sejam convidados para fazer um teste e, caso aprovados, atuarem no longa. A oficina é voltada para maiores de 10 anos. Mais informações no site: www.ernanealves.ato.br

Data: Dias 11, 12 e 13 de março
Horário: 14h às 18h
Local: Almoxarifado - Rua Maurício Azevedo, 4 - Centro (ver mapa)

Inscrições:
As inscrições podem ser feitas mediante download, impressão e preenchimento da ficha de inscrição e pagamento da taxa de R$ 5,00 por oficina.

Local: Secretaria de Educação - Rua Anélio Caldas, 33. (ver mapa)
Horário: 08h às 17h
Prazo: de 03 a 07 de março de 2008
Informações: (31) 3662-2155 / 3660-5145 / 3425-5625
Pagamento no ato da Matrícula

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Workshop: Escola e Museu - diálogos e práticas

Ministrantes: Júnia Sales Pereira e Carina Martins Costa

Júnia Sales é doutora em História, Professora Adjunta da Faculdade de Educação UFMG, membro do LABEPEH - Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino de História FAE-UFMG, co-autora do livro Escola e Museu: diálogos e práticas, Belo Horizonte: Superintendência de Museus/CEFOR, 2006.

Carina Martins Costa é diretora do setor de ação educativa do Museu Mariano Procópio (Juiz de Fora) e doutoranda em Bens Culturais pela Fundação Getúlio Vargas (RJ).

Descrição: Workshop voltado para professores/as da Educação Básica, de diferentes áreas do conhecimento, interessados nos usos educativos dos Museus (Museus Históricos, Museus de Ciência e Museus de Arte). O objetivo é desenvolver as potencialidades educativas dos museus para a escola, introduzindo uma linguagem própria de sensibilização patrimonial, percepção sensorial e interpretação de objetos culturais/museais.

O workshop consistirá na apresentação reflexiva da obra Escola e Museu: diálogos e práticas, de autoria de Júnia Sales Pereira, Lana Mara de Castro Siman, Carina Martins Costa e Silvania Souza do Nascimento. O livro é uma publicação do Centro de Formação de Professores, Cefor-Puc Minas e da Superintendência de Museus, Secretaria de Cultura de Minas Gerais.

* Os participantes receberão gratuitamente um exemplar do livro "Escola e Museu, diálogos e práticas".

Data: 12 de março
Horário: 15h às 17h30
Local: Almoxarifado - Rua Maurício Azevedo, 4 - Centro (ver mapa)

Inscrições:
As inscrições podem ser feitas mediante download, impressão e preenchimento da ficha de inscrição.

Local: Secretaria de Educação - Rua Anélio Caldas, 33. (ver mapa)
Horário: 08h às 17h
Prazo: de 03 a 07 de março de 2008
Informações: (31) 3662-2155 / 3660-5145 / 3425-5625
Inscrições gratuitas!

Oficina: Iniciação ao Teatro

Ministrante:


Ator atuante em Pedro Leopoldo e região. Vem desenvolvendo atividades pedagógicas em artes cênicas.

Descrição: Com sua experiência, o Grupo Teatral Tia Dance oferece aos alunos seus conhecimentos teatrais nas áreas de Expressão corporal (dança, interpretação), Vocal e Facial. Após demonstração de cada área, dá-se início a uma peça teatral, onde os participantes poderão ter uma noção da arte, de gestos simples e audaciosos onde se retiram emoções. Este momento pode ser único, como também se pode dar início a desenvoltura de novos talentos.

Data: 10 a 14 de março
Horário: 9h às 12h
Local: Almoxarifado - Rua Maurício Azevedo, 4 - Centro (ver mapa)

Inscrições:
As inscrições podem ser feitas mediante download, impressão e preenchimento da ficha de inscrição e pagamento da taxa de R$ 5,00 por oficina.

Local: Secretaria de Educação - Rua Anélio Caldas, 33. (ver mapa)
Horário: 08h às 17h
Prazo: de 03 a 07 de março de 2008
Informações: (31) 3662-2155 / 3660-5145 / 3425-5625
Pagamento no ato da Matrícula

Oficina: Construção de instrumentos musicais de percussão

Ministrante: César Augusto

César Augusto é artista plástico, designer, músico, luthier, dentre várias outras habilidades artísticas. Desenvolve o trabalho de escultura em madeira, ferro e bronze. Recria flores e figuras humanas, em raízes de árvores e troncos.
Pesquisa e constrói instrumentos de percussão com materiais recicláveis.

Descrição: Pretende-se desenvolver a capacidade criativa e a sensibilidade para as artes da construção de instrumentos percussivos, a partir de materiais convencionais e alternativos (recicláveis).
Com esta oficina, o aprendiz irá confeccionar instrumentos percussivos para uso artístico-cultural, bem como a comercialização dos mesmos.

Data: 10 a 14 de março
Horário: 9h às 12h
Local: Lar Solidário - Rua Espírito Santo, 790 - Lagoa de Santo Antônio (ver mapa)

Inscrições:
As inscrições podem ser feitas mediante download, impressão e preenchimento da ficha de inscrição e pagamento da taxa de R$ 5,00 por oficina.

Local: Secretaria de Educação - Rua Anélio Caldas, 33. (ver mapa)
Horário: 08h às 17h
Prazo: de 03 a 07 de março de 2008
Informações: (31) 3662-2155 / 3660-5145 / 3425-5625
Pagamento no ato da Matrícula

Oficina: Madeira em Entalhe - transformação criativa

Ministrante: César Augusto

César Augusto é artista plástico, designer, músico, luthier, dentre várias outras habilidades artísticas. Desenvolve o trabalho de escultura em madeira, ferro e bronze. Recria flores e figuras humanas, em raízes de árvores e troncos.
Pesquisa e constrói instrumentos de percussão com materiais recicláveis.

Descrição: Pretende-se desenvolver a sensibilidade do olhar de cada aprendiz, objetivando estimular a percepção das potencialidades criativas inerentes em cada peça bruta.
A oficina busca desenvolver a subjetividade, o senso artístico e a criatividade de cada aprendiz.

Data: 10 a 14 de março
Horário: 14h às 17h
Local: Casa Fernão Dias - Praça Fernão Dias s/Nº- Quinta do Sumidouro (ver mapa)

Inscrições:
As inscrições podem ser feitas mediante download, impressão e preenchimento da ficha de inscrição e pagamento da taxa de R$ 5,00 por oficina.

Local: Secretaria de Educação - Rua Anélio Caldas, 33. (ver mapa)
Horário: 08h às 17h
Prazo: de 03 a 07 de março de 2008
Informações: (31) 3662-2155 / 3660-5145 / 3425-5625
Pagamento no ato da Matrícula

Oficina: Casa Natural - Receitas para um bem viver

Ministrante: Carlos Solano


Arquiteto e escritor. Autor do livro Feng Shui – arquitetura ambiental chinesa, Editora Pensamento e colunista da revista Bons Fluidos, editora Abril.

Descrição: Uma vivência de re-conexão com as sabedorias interiores, com as terapias da casa, com o desabrochar de flores e plantas dentro dos nossos ambientes e de cuidados com o planeta. Uma experiência de sensibilidade sensorial, de despertares para a alma. A oficina oferece lições da sabedoria popular: usos de ervas e flores em águas perfumadas, faxinas purificantes, produtos de limpeza caseiros e naturais, etc; terapias da casa: cromoterapia, geobiologia, feng shui, oponopono, e outras; e ecologia e bem-estar: "agir localmente, pensando globalmente".

Data: 11 de março
Horário: 09h às 12h e 14h às 17h (turma única)
Local: Auditório da Secretaria de Educação - Rua Anélio Caldas, 33 (ver mapa)

Inscrições:
As inscrições podem ser feitas mediante download, impressão e preenchimento da ficha de inscrição e pagamento da taxa de R$ 5,00 por oficina.

Local: Secretaria de Educação - Rua Anélio Caldas, 33. (ver mapa)
Horário: 08h às 17h
Prazo: de 03 a 07 de março de 2008
Informações: (31) 3662-2155 / 3660-5145 / 3425-5625
Pagamento no ato da Matrícula

terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Oficina: Mosaicos

Ministrante: Eduardo M. Cunha

Estudante de artes plásticas do Arena da Cultura e monitor do Ateliê de Graffiti do Arena da Cultura.

Descrição: A Oficina visa a difusão do mosaico para além do caráter decorativo que lhe fora atribuído e que tornou-se referência no imaginário coletivo. A oficina discorrerá sobre uma breve apresentação da história do Mosaico, das milenares obras orientais aos trabalhos do espanhol Antoni Gaudi e o mosaico contemporâneo brasileiro, com imagens e textos acessíveis.

Será proposto aos participantes a elaboração de imagens partindo de um desenho, para em seguida iniciarem o trabalho em mosaico, de forma lúdica e livre, utilizando azulejos lisos (coloridos), estampados e outros materiais encontrados em casa como botões de camisa, tampinhas de garrafa, louças quebradas, etc. Os trabalhos serão expostos no encerramento da oficina.

Data: 10 a 14 de março
Horário: 09h às 12h
Local: Almoxarifado - Rua Maurício Azevedo, 4 - Centro (ver mapa)

Inscrições:
As inscrições podem ser feitas mediante download, impressão e preenchimento da ficha de inscrição e pagamento da taxa de R$ 5,00 por oficina.

Local: Secretaria de Educação - Rua Anélio Caldas, 33. (ver mapa)
Horário: 08h às 17h
Prazo: de 03 a 07 de março de 2008
Informações: (31) 3662-2155 / 3660-5145 / 3425-5625
Pagamento no ato da Matrícula

Oficina: Dança do Ventre

Ministrante: Gisélia Sousa Botelho (Latifa)

Bailarina e coreógrafa Proprietária da Escola de Dança Latifa, em Pedro Leopoldo. Professora de dança do ventre e expressão corporal.

Descrição: A ança do ventre é um ritual sagrado anterior à civilização do suméricos. Representa o mistério personificado na mulher, a origem da vida através de movimentos rítmicos ondulatórios do ventre.

A oficina tem a proposta de trabalhar a musculatura e articulação, reeducando a postura além de trabalhar a flexibilidade do corpo e as emoções, dando à mulher mais feminilidade, sensualidade, beleza e suavidade.

Data: 10 a 14 de março
Horário: 18h30 às 19h30
Local: Shopping Marajá Rua Herbster, 298 - Centro (ver mapa)

Inscrições:
As inscrições podem ser feitas mediante download, impressão e preenchimento da ficha de inscrição e pagamento da taxa de R$ 5,00 por oficina.

Local: Secretaria de Educação - Rua Anélio Caldas, 33. (ver mapa)
Horário: 08h às 17h
Prazo: de 03 a 07 de março de 2008
Informações: (31) 3662-2155 / 3660-5145 / 3425-5625
Pagamento no ato da Matrícula

Oficina: Dança Popular

Ministrante: Prof. Júlio Luiz Gonçalves Lacerda

Graduando em Educação Física - Universo/BH.
Professor de Musculação e Local Mix e Agente de Ação de Local Mix da Academia Energia/PL.

“O segredo do ato de dançar é que ele envolve tudo, exceto dançar.”
Martha Graham – Dançarina e Coreógrafa Norte Americana.


Descrição: Neste ano, o Festival de Verão de Pedro Leopoldo nos tráz uma oficina que busca, além de ensinar a dança, tentar levar os participantes à compreensão da importância da mesma em suas vidas. As danças populares trazem em sua bagagem muita informação sobre os povos a elas relacionados. Faremos uma viagem especial pelo mundo das danças populares brasileiras, de forma divertida e de fácil entendimento. Dentre os vários ritmos que estarão presentes na oficina podemos destacar o Frevo, o Axé, o Forró e o Maculelê.

De 10 a 14 de março
Horário: 14h às 17h
Local: Lar Solidário - Rua Espírito Santo, 790 - Lagoa de Santo Antônio (ver mapa)

Inscrições:
As inscrições podem ser feitas mediante download, impressão e preenchimento da ficha de inscrição e pagamento da taxa de R$ 5,00 por oficina.

Local: Secretaria de Educação - Rua Anélio Caldas, 33. (ver mapa)
Horário: 08h às 17h
Prazo: de 03 a 07 de março de 2008
Informações: (31) 3662-2155 / 3660-5145 / 3425-5625
Pagamento no ato da Matrícula

Oficina: Stencil e Grafite

Ministrante: Simone Cassimiro

Descrição: Tanto o grafite como o stencil tem se consolidado nos últimos anos como artes engajadas e politizadas nos muros das cidades. Intervir com arte é interromper o cotidiano das pessoas, desconstruir a rotina. O stencil é um processo de pintura que utiliza máscaras vazadas, moldes que podem ser de papel-cartão, cartolina, papelão, radiografia, enre outros. São fixados na superfície para receber a tinta de pincéis, esponjas ou sprays. Com produção em série, é uma técnica rápida e simples.

A oficina tem como objetivo dar uma nova visão artística aos participantes e melhorar os ambientes urbanos. Há inúmeras aplicações do stencil em projetos culturais e sociais, podendo ajudar na divulgação de mensagens eductivas, melhorando o ambiente urbano e criando novas frentes de trabalho. Além disso, a oficina visa aproximar artistas urbanos quebrando a discriminação existente em relação a "street art" (arte de rua).

Data: 10 a 14 de março
Horário: 09h às 12h
Local: Cooperart, Rua José Hilário Rodrigues, 40 - Centro (ver mapa)

Inscrições:
As inscrições podem ser feitas mediante download, impressão e preenchimento da ficha de ficha de inscrição e pagamento da taxa de R$ 5,00 por oficina.

Local: Secretaria de Educação - Rua Anélio Caldas, 33. (ver mapa)
Horário: 08h às 17h
Prazo: de 03 a 07 de março de 2008
Informações: (31) 3662-2155 / 3660-5145 / 3425-5625
Pagamento no ato da Matrícula

domingo, 24 de fevereiro de 2008

Festival tem perfil e comunidade no Orkut

O 7º Festival de Verão de Pedro Leopoldo conta agora com uma comunidade e um perfil no Orkut - a maior rede virtual de relacionamentos do Brasil. No perfil, você confere fotos e vídeos de edições anteriores e de artistas que se apresentarão esse ano, além de deixar recados para outros membros amigos do perfil.

Já na Comunidade, é possível criar fóruns, eventos, discutir sobre as atrações, conhecer comunidades relacionadas, fazer novos amigos e muito mais!

Clique agora mesmo nos links abaixo e participe:

Perfil:
http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=17140090344360280777

Comunidade:
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=44942044

Oficina: Aspectos Gerais da Cultura Mineira

Ministrante: Deolinda Alice dos Santos
Pesquisadora de Cultura Mineira, Professora de Cultura Mineira da Faculdade de Turismo Metropolitana e da Escola de Música - UEMG, Consultora de Cultura Mineira do “Portal Descubra Minas – SENAC/MG” e Assessora Técnico-Pedagógica da Integrar Turismo e Educação.

Descrição: a oficina objetiva analisar os aspectos físico-geográficos, processo histórico, artístico e as manifestações populares e folclóricas nas regiões culturais mineiras, em especial, as que fazem parte do patrimônio material e imaterial do município. Diferenciar as manifestações culturais eruditas, de massa e folclóricas da região. Identificar as características das manifestações artísticas da região de acordo com a evolução, nos século XVIII, XIX e XX. Decodificar os aspectos físico-geográficos e o processo histórico que justifica as manifestações folclóricas típicas regionais. Saber valorizar, divulgar e comercializar as manifestações folclóricas, sem que elas percam a identidade.

Data: 10 a 14 de março
Horário: 09h às 12h
Local: Galpão da Associação, Praça Fernão Dias s/nº - Quinta do Sumidouro (ver mapa)

Inscrições:
As inscrições podem ser feitas mediante download, impressão e preenchimento da ficha de inscrição e pagamento da taxa de R$ 5,00 por oficina.

Local: Secretaria de Educação - Rua Anélio Caldas, 33. (ver mapa)
Horário: 08h às 17h
Prazo: de 03 a 07 de março de 2008
Informações: (31) 3662-2155 / 3660-5145 / 3425-5625
Pagamento no ato da Matrícula

Oficina: Percussão na Escola, Um Enfoque Matemático

Ministrante: Eduardo Campos


Percussionista da OSMG, atua também no Quinteto Tempos e Quarteto de saxofones Monte Pascoale Orkestra Transfonica e em gravações e performances com diversos artistas. Na área de educação, lecionou percussão no CEFAR e em festivais e workshops no Brasil, Argentina, Espanha, Canadá, Portugal, Suiça e Taiwan, onde recentemente iniciou um projeto de percussão brasileira com a comunidade local. Como compositor, trabalha com o grupo de música eletrônica DudasBeat, além de compor música para grupos de percussão e trilhas para balé e teatro.

Descrição: Música e Matemática caminham juntas, numa conexão que começa no universo do Ritmo, estendendo-se ao estudo das ondas sonoras, ao funcionamento dos instrumentos musicais e até mesmo à compreensão da forma musical. As proporções, funções trigonométricas, números de Fibonacci e transformações geométricas são algumas das concepções matemáticas que se conectam à Musica. O aprendizado de Percussão traz como base o envolvimento sempre lúdico e intuitivo do aluno e a aproximação de diversos padrões rítmicos, que por sua vez definem a relação primária com a matemática. Os objetivos são analisar matematicamente o Ritmo, introduzir o estudo das ondas sonoras a partir da compreensão do funcionamento dos instrumentos, criar idéias musicais com o uso de concepções matemáticas, conhecer os trabalhos matemáticos ao longo da História que buscaram a relação Música e Matemática e entender a forma e composição musical a partir de idéias matemáticas. O público-alvo são professores e alunos de matemática. Conhecimentos prévios de música não são necessários.

Data: 12 a 14 de março
Horário: 18h30 às 21h30
Local: Almoxarifado (ver mapa)

Inscrições:
As inscrições podem ser feitas mediante download, impressão e preenchimento da ficha de inscrição e pagamento da taxa de R$ 5,00 por oficina.

Local: Secretaria de Educação - Rua Anélio Caldas, 33. (ver mapa)
Horário: 08h às 17h
Prazo: de 03 a 07 de março de 2008
Informações: (31) 3662-2155 / 3660-5145 / 3425-5625
Pagamento no ato da Matrícula

Oficina: Técnica Vocal e Canto Popular

Ministrante: Lígia Jaques

Cantora e professora de técnica vocal e canto. Estudou na Fundação de Educação Artística de Belo Horizonte por sete anos. Lecionou no Centro Artístico Tangran de BH e Escola de Música de João Monlevade. Ministrou oficinas em festivais como: Festival de Verão de Pedro Leopoldo, Festival de Inverno de Itabira, Festivale, Festival de Inverno de Campina Grande e Areia (PB), entre outros. Foi preparadora vocal da Companhia Itabirana de Teatro (Itabira), trabalho que culminou com gravação do CD “Drummond, Poesias e Canções”, edição comemorativa do centenário do Poeta. É regente e preparadora vocal do grupo “Da Boca Pra Fora”. Participou de discos de Marcus Viana, Ladston do Nascimento, Titi Walter, Rubinho do Vale, entre outros. Fundou, juntamente com Rogério Leonel, o Quarteto Vocal Tom Sobre Tom.

Descrição: Esta oficina tem como objetivos trabalhar os aspectos básicos da técnica vocal, bem como direcioná-los para a prática do canto popular, de forma lúdica e prazerosa. Fazem parte do conteúdo programático a respiração diafragmática, relaxamento do aparelho fonador, projeção da voz, articulação, aquecimento vocal, ressonância, vocalizes, dicas para uma boa saúde vocal, expressão no canto popular, prática vocal a duas ou mais vozes com uma canção de MPB, abordando os aspectos do trabalho vocal em conjunto na música popular.

Data: 10 a 14 de março
Horário: 14h às 17h
Local: Salão Paroquial da Matriz - Praça Francisco Viana, 26
(ver mapa)

Inscrições:
As inscrições podem ser feitas mediante download, impressão e preenchimento da ficha de inscrição e pagamento da taxa de R$ 5,00 por oficina.

Local: Secretaria de Educação - Rua Anélio Caldas, 33. (ver mapa)
Horário: 08h às 17h
Prazo: de 03 a 07 de março de 2008
Informações: (31) 3662-2155 / 3660-5145 / 3425-5625
Pagamento no ato da Matrícula

Oficina: Deficiências à parte, emoções na arte

Ministrante: Christine Vianna Magalhães

Formada em Artes Plásticas (Escola Guignard), especialista em Pesquisa e Ensino no Campo das Artes Plásticas, Arteterapia na Educação e na Saúde, Assistencia a Usuários de Álcool e Outras Drogas, Políticas Públicas e Instituições em saúde mental, Esquizoanálise e esquizodrama: clinica de grupos, Organizações e Redes sociais. É monitora das oficinas terapêuticas do Serviço de Saúde Mental da Prefeitura Municipal de Ouro Preto/MG. É formadora na pós graduação em Educação Tecnológica Inclusiva SETEC-MEC-TECNEP.

Descrição: Todo ser tem por objetivo poder demonstrar a capacidade de ser produtivo. A criatividade e a sensibilidade são exibidas em cada uma das atividades que serão desenvolvidas.

Voltada para pessoas com necessidades especiais, a oficina oferece técnicas específicas no ensino da arte e desenvolve a capacidade criativa com atividades de desenho, pintura, cerâmica e colagem. Além disso, desperta o interesse pela arte através da experimentação de materiais plásticos diversos, buscando a possibilidade de expressão artística que se revela em traços, texturas, formas e cores na construção de imagens visuais e táteis.

Data: 10 a 14 de março
Horário: 09h às 12h
Local: APAE - Rua João Teodoro da Silva, 1844 - Bairro Donato (ver mapa)

Inscrições:
As inscrições podem ser feitas mediante download, impressão e preenchimento da ficha de inscrição e pagamento da taxa de R$ 5,00 por oficina.

Local: Secretaria de Educação - Rua Anélio Caldas, 33. (ver mapa)
Horário: 08h às 17h
Prazo: de 03 a 07 de março de 2008
Informações: (31) 3662-2155 / 3660-5145 / 3425-5625
Pagamento no ato da Matrícula

Oficina: Oratórios com Materiais Alternativos

Ministrante: Suely Pimentel

Suely Pimentel, formada em Artes Plásticas e Pós Graduada em Arte Educação pela Escola Guignard – UEMG, trabalha desde 2003 como Supervisora Técnica de Artes no Projeto Vôo para a Cidadania/INFRAERO/AMAS/Prefeitura Municipal de BH, onde desenvolve trabalhos de Arte e Literatura com jovens em situação de risco social. Desenvolve também um trabalho de Arte e Cultura como prevenção a dependência química na ABRAÇO – Associação Brasileira Comunitária para a Prevenção do Abuso de Drogas. Desde 2002, ministra oficinas de Artes e Artesanatos com grupos de terceira idade na ASSEMP – Associação dos Servidores Públicos da Prefeitura de BH, e atua como Consultora Técnica de Artes Visuais da Lei Municipal de Incentivo a Cultura.

Descrição: A oficina visa sensibilizar para a reciclagem e preservação do meio ambiente e a fé dos participantes através da confecção de oratórios a partir de materiais alternativos. Viabiliza também a construção de objetos de artesanato para fins de comercialização Estimula a observação, conservação, paciência e a criatividade.

Material necessário: Tesoura, Caixas de Fósforo, Caixas de remédios, rolinho interno do papel higiênico, embalagem de papel de ovos, caixas pequenas diversas.

Data: 10 a 12 de março
Horário: 18h30h às 20h30
Local: Secretaria de Educação (ver mapa)

Inscrições:
As inscrições podem ser feitas mediante download, impressão e preenchimento da ficha de inscrição e pagamento da taxa de R$ 5,00 por oficina.

Local: Secretaria de Educação - Rua Anélio Caldas, 33. (ver mapa)
Horário: 08h às 17h
Prazo: de 03 a 07 de março de 2008
Informações: (31) 3662-2155 / 3660-5145 / 3425-5625
Pagamento no ato da Matrícula

Oficina: Colcha de Retalhos

Ministrante: Suely Pimentel

Suely Pimentel, formada em Artes Plásticas e Pós Graduada em Arte Educação pela Escola Guignard – UEMG, trabalha desde 2003 como Supervisora Técnica de Artes no Projeto Vôo para a Cidadania/INFRAERO/AMAS/Prefeitura Municipal de BH, onde desenvolve trabalhos de Arte e Literatura com jovens em situação de risco social. Desenvolve também um trabalho de Arte e Cultura como prevenção a dependência química na ABRAÇO – Associação Brasileira Comunitária para a Prevenção do Abuso de Drogas. Desde 2002, ministra oficinas de Artes e Artesanatos com grupos de terceira idade na ASSEMP – Associação dos Servidores Municipais de Belo Horizonte, em 2006/2007 atuou como Consultora Técnica de Artes Visuais na Lei Municipal de Incentivo a Cultura.

Descrição: Por meio dos retalhos os participantes construirão uma colcha contando a sua história ajudando no resgate da auto-estima e na socialização.

Materiais necessários: Tesoura e retalhos de pano de algodão diversos.

Data: 10 a 13 de março
Horário: 14h às 17h
Local: Salão Paroquial da Matriz (ver mapa)

Inscrições:
As inscrições podem ser feitas mediante download, impressão e preenchimento da ficha de inscrição e pagamento da taxa de R$ 5,00 por oficina.

Local: Secretaria de Educação - Rua Anélio Caldas, 33. (ver mapa)
Horário: 08h às 17h
Prazo: de 03 a 07 de março de 2008
Informações: (31) 3662-2155 / 3660-5145 / 3425-5625
Pagamento no ato da Matrícula

Oficina: Para Fazer Música

Ministrante: Cecília Cavalieri

Cecília Cavalieri França é educadora musical (Ph.D pela University of London, 1998) especialista na iniciação musical de crianças. É professora e pesquisadora da Escola de Música da UFMG, autora de livros e Cds para educação musical. Sua produção artística e acadêmica é reconhecida e respeitada por educadores do circuito nacional e internacional.

Descrição: Esta oficina visa apresentar a proposta do livro de sua autoria "Para Fazer Música" (que será lançado durante o Festival logo após o primeiro dia da oficina, no Almoxarifado). A obra é voltada para as séries iniciais do ensino básico e pretende promover o desenvolvimento da compreensão musical através de atividades integradas de criação, performance vocal e corporal, e apreciação de obras de tradições diversas. Conteúdos musicais, temas transversais e de cultura geral são explorados de uma maneira instigante e criativa, que estimula a pesquisa, a expressão e a crítica. Além da participação ativa dos educadores, a oficina contará com a participação eventual de crianças convidadas.

* Os participantes receberão gratuitamente um exemplar do livro "Para Fazer Música".

Data: 10 e 11 de março
Horário: 14h às 17h
Local: Almoxarifado - Rua Maurício Azevedo, 4 - Centro (ver mapa)

Inscrições:
As inscrições podem ser feitas mediante download, impressão e preenchimento da ficha de inscrição e pagamento da taxa de R$ 5,00 por oficina.

Local: Secretaria de Educação - Rua Anélio Caldas, 33. (ver mapa)
Horário: 08h às 17h
Prazo: de 03 a 07 de março de 2008
Informações: (31) 3662-2155 / 3660-5145 / 3425-5625
Pagamento no ato da Matrícula

Oficina: Informática na Educação – Teoria e prática

Ministrante: Profª. Rita de Cássia Cypriano Valladares

Especialista em Informática na Educação e Mestre em Educação pela PUC-Minas. Leciona no ensino superior e na rede municipal de Belo Horizonte nos ensinos fundamental e médio.

Descrição: Tendo em vista a importância que as tecnologias da comunicação e informação, sobretudo a Internet, vêm adquirindo no cenário educacional, torna-se necessário compreender sua utilização como instrumento de ensino e aprendizagem e sua ação no meio social. Nessa oficina, pretende-se discutir alguns pontos que possam gerar uma reflexão teórica sobre a utilização da Informática na escola, tais como: o ser humano e a tecnologia, Informática e currículo, o processo de introdução da Informática nas escolas. Além disso, propõe-se fornecer aos inscritos, por meio de aulas práticas, conhecimentos básicos para que possam desenvolver projetos pedagógicos na sua área de formação.

Data: 10 a 14 de março
Horário: 09h às 12h
Local: Faculdade de Pedro Leopoldo - Santo Antônio da Barra (ver mapa)

Inscrições:
As inscrições podem ser feitas mediante download, impressão e preenchimento da ficha de inscrição e pagamento da taxa de R$ 5,00 por oficina.

Local: Auditório da Secretaria de Educação - Rua Anélio Caldas, 33 (ver mapa)
Horário: 08h às 17h
Prazo: de 03 a 07 de março de 2008
Informações: (31) 3662-2155 / 3660-5145 / 3425-5625
Pagamento no ato da Matrícula

sábado, 23 de fevereiro de 2008

Luciene Lemos


A cantora e atriz Luciene Lemos, em seus 18 anos de carreira, tem se dedicao a aprimorar sua técnica. Por isso seu trabalho é considerado pelos críticos uma interpretação única. De repertório eclético e apurado, passeia com refinamento entre baião, bossa nova, samba de raiz e soul.

Dona de uma voz grave e potente, vem realizando parcerias com artistas de renome como Sambalados, Valéria Braga (Nós & Voz), Diego Lamounier, Ernani Alves, Misael Elias, Emerson Carlos, Gilson Diniz (percussionista), Gil Amâncio (Cia Será Quê?) e o grande parceiro Nilton César (Primo Johnny), genial instrumentista, com quem se apresentará ao lado, durante o 7º Festival de Verão de Pedro Leopoldo, abrindo o show do Trio Amaranto.

Serviço:
Luciene Lemos
Dia 12 | Quarta-feira
Horário: 20h
Local: Jardim da Igreja São João Batista – distrito de Dr. Lund
Entrada franca

Holcim Brasil

Há 50 anos no mercado brasileiro, a Holcim Brasil é uma das líderes no fornecimento de cimento, concreto e agregados do país. Em 2008, a empresa patrocina a sétima edição de um dos melhores festivais de Minas Gerais, nosso 7º Festival de Verão de Pedro Leopoldo. Confira o vídeo institucional da empresa.

Banda Kumpadres


A banda, formada em Pedro Leopoldo em meados de 2002, mescla influências de rock e blues com MPB (na concepção "Música Preta Brasileira"). O resultado é um som extremamente dançante, com antenas na música mundial e raízes na cultura brasileira. A banda é formada por Sérgio Neruda (voz), Cláudio Laudares (violão), Samuka Braga (bateria), Samuel Mussa (baixo), Gegê Santos e Fabiano Coruja (percussão), todos também integrantes de outras bandas como Mary Joe, Primo Johnny, Bantuquerê, Ata Drc, e outras.

A união de músicos com formações e influências tão diferentes originou a personalidade singular da banda. O nome Kumpadres foi escolhido por representar bem as parcerias anteriores dos integrantes em outros trabalhos, o que garante uma forte integração musical entre eles. O repertório é composto por músicas autorais e releituras de clássicos de artistas como Jorge Ben Jor, Tim Maia e Trio Mocotó. Reunindo um público cada vez maior, os Kumpadres não deixam ninguém parado nos diversos shows que têm feito por toda Minas Gerais.

Serviço:
Banda Kumpadres
Dia 15 | Sábado
Horário: 17h
Local: Praça da Estação (ver mapa)
Entrada franca

Emerson & Marcelão



Emerson é um dos fundadores da Cooperart, iniciou sua carreira como violonista em meados de 1989. Músico auto-didata e com estilo eclético, tem como influências o flamenco, o erudito, a MPB e ritmos latinos. Tem se apresentado em diversos festivais, em grupos como o "Acorde Mineiro" e o "Garganta dos Loucos".

Dono de imenso potencial vocal, Marcelão iniciou sua carreira em 1988, interpretando com maestria grandes nomes da MPB pelos bares nas noites de Belo Horizonte e em várias cidades mineiras. Sempre acompanhado de excelentes músicos, defendeu com garra a presença de palco, canções de vários compositores inéditos em dez Festivais da Canção Popular, dos quais conquistou sete primeiros lugares, além de vários prêmios como melhor intérprete.

Com seu carisma e simplicidade, dividiu palco com Belchior, Pena Branca & Xavantinho, Renato Teixeira, Paulinho Pedra Azul, Saulo Laranjeira, Tadeu Franco, Vander Lee e outros. Por várias vezes se apresentou no Grande Teatro do Palácio das Artes, Teatro Alterosa, Francisco Nunes e Nansen Araújo.

Serviço:
Emerson & Marcelão
Dia 07 | Sexta-feira
Horário: 20h
Local: Matriz Nossa Senhora da Conceição - Praça Francisco Viana, 26 - Centro (ver mapa)
Entrada franca

Clique aqui e veja os melhores momentos do show.

Banda Quinto Elemento


Em 2004, três amigos movidos pela paixão por música se uniram para ensaiar aos finais de semana. Mas foi no final de 2005, com a chegada de mais dois integrantes, que surgiu a idéia: formar a Banda de Pop Rock Quinto Elemento. A banda tem em sua formação três integrantes de Pedro Leopoldo: Mauro Aguiar (Vocal), Pedro Leles (Guitarra Solo), Evandro Sousa (Guitarra/Violão Base); e dois integrantes de Matozinhos: Anderson Soares (Baixo) e Ygor Dellano (Bateria).

Após uma série de ensaios, a banda começou a realizar vários shows em Pedro Leopoldo, Matozinhos e região, inclusive em barzinhos com a sua Versão Acústica. Teve como principal realização a gravação do seu DVD de divulgação no PL Rodeio Show 2007, em que teve um público superior a dez mil pessoas. Atualmente, o Quinto Elemento está em estúdio gravando de seu primeiro CD. Com a produção de Gleison Túlio (que se apresenta no Festival no dia 09, às 19h, na Igreja São Judas Tadeu), o CD contará com aproximadamente 12 composições inéditas da própria banda, que promete surpreender.

Serviço:
Banda Quinto Elemento
Dia 08 | Sábado
Horário: 20h
Local: Adro da Igreja de Nossa Senhora da Conceição - Distrito de Fidalgo
Entrada franca

Clique aqui e assista aos melhores momentos do show.

The Ravens (Beatles Cover)


Os quatro integrantes da banda são oriundos de uma mesma família, fazendeiros na região da Fazenda do Urubu, situada em Pedro Leopoldo. Em inglês britânico, o vocábulo “Ravens” pode significar também Urubu. Mas o repertório do grupo é baseado na obra imortal do grupo “The Beatles”. Ícones da Inglaterra, originários de Liverpool, se unem, em uma delicada textura de gostos e parentescos, a um grupo de uma pequena cidade do interior. Assim o nome é, a um só tempo, referência a uma vida interiorana, quase campesina, e ao caráter cosmopolita do grande grupo inglês.

Todos são oriundos da Escola de Música Epicentro, em Pedro Leopoldo, que tem em sua estratégia didática a formação de mini-bandas. Assim, o acaso e o parentesco gerou a formação do grupo além, claro, do amor pelo repertório dos "Fab Four".

A banda conta com Henrique Alves Dutra na bateria, Guilherme Alves Dutra na guitarra-solo, Bruno Sales Silva na guitarra-base, Ricardo Alves Kuchenbecker no contra-baixo e todos nos vocais.

Serviço:

The Ravens (Beatles Cover)
Dia 14 | Sexta-feira*
Horário: 21h
Local: Almoxarifado - Rua Maurício Azevedo, 4 - Centro (ver mapa)
*Este evento será o único do Festival no qual será cobrado o valor de R$ 10 a entrada. Os ingressos serão vendidos no Sô Álvaro, Trio de Ouro Loterias e Engenharia da Moda.

Banda Pôr do Sol


Formada em Pedro Leopoldo, a banda Pôr do Sol vem se destacando nos últimos anos na região por suas músicas, se tornando uma grande promessa do Reggae nacional. Letras verdadeiras e arranjos experimentais são pontos fortes desta banda mineira e hoje, com quatro anos de estrada, prepara as canções de seu primeiro CD independente.

Musicas como “Cachoeira da Fumaça” e “Onde Estará a Paz?”, foram grandes cartões de visita para mostrar a força da Pôr do Sol em seu primeiro CD Demo gravado em 2005. Hoje a banda aposta em canções como “Formiga” e “Guerreiro de Jah” e a surpreendente “Mar de Segredos” para se firmar de vez no cenário musical mineiro. A banda é formada por Gustavo Guedes (Baiano) - Violão e Voz; Raphael Silva (Bico) - Guitarra Voz; Samuel Mussa - Baixo; Fabiano Nogueira (Curuja) – Bateria e Jânio (Tanaka) - Percussão.

Serviço:

Dia 15 | Sábado
Horário: 17h
Local: Praça da Estação (ver mapa)
Entrada franca

Quarteto de Saxofones Lund


Foto: Rafael Silva Lima

O Quarteto de Saxofones Lund foi criado em 2002 por Ivan Egidio da Silva Júnior (Sax Soprano), formado em saxofone pela UFMG, e tem como integrantes Luiz César de Carvalho (Sax Alto), com cursos no Projeto de Bandas da Orquestra Sinfônica da UFMG de 2000 a 2002; Roberto da Silva Júnior (Sax Barítono), estudante de saxofone pela UEMG; e Adilson Ferreira (Sax Tenor), químico formado pela UFMG e com curso de improvisação com o maestro Etiberê (SP). Na percussão, acompanha o quarteto Max Robson Siqueira.

Com um repertório diversificado, o quarteto executa peças do erudito ao popular: MPB, Chorinhos, Baladas e Blues, passando pelos clássicos internacionais do Jazz. Os arranjos são de Ivan Egidio (Lagoa Santa), Alexandre Pilo (Sabará), Renato Gulart (BH), Ofhir Mendes (BH), Geraldo Neto Carvalho (BH) e Urbano Medeiros (Pará de Minas). O grupo vem se apresentando em eventos, shows de arte e educação, oficinas de música da UEMG e fazendo turnês há quatro anos em projetos aprovados pelas leis estadual e municipais de incentivo à cultura.

Serviço:
Quarteto de Saxofones Lund
Dia 11 | Terça-feira
Horário: 20h
Local: Capela de Nossa Senhora do Rosário – Quinta do Sumidouro
Entrada franca

Banda Mary Joe


Foto: Fabrauto Simões

A Banda Mary Joe vem com o objetivo de trazer ao cenário musical um Pop Rock de qualidade, com um show eletrizante do início ao fim. Com participações em grandes eventos e casas de show em Minas Gerais, a Banda Maryjoe vem preparando o seu primeiro trabalho próprio com a produção do renomado músico mineiro Gleison Túlio (que se apresenta no Festival no dia 09, às 19h, na Igreja São Judas Tadeu).

Com esse trabalho, a banda Mary Joe espera se firmar no circuito musical nacional, levando seu estilo até o grande público e fazendo com que suas letras passem algo de especial para as pessoas que as escutam. No repertório, hits do rock nacional e internacional, além de canções próprias.

Serviço:
Banda Mary Joe
Dia 13 | Quinta-feira
Horário: 20h
Local: Em frente a Igreja Nossa Senhora de Fátima - Praça José Pedroca - Bairro Magalhães (ver mapa)
Entrada franca

Banda Jack Vinil


A banda Jack Vinil surgiu em Pedro Leopoldo, em 2006, como uma evolução de um trabalho musical de seus integrantes. Uma fabulosa fusão de quatro músicos, de diferentes caminhos e uma longa estrada no rock and roll garante que ninguém fica parado durante suas apresentações. Marcos “Jackvó” na bateria, Marcelo “Jackmano” no baixo, Daniel “Jackblues” na guitarra solo e Mauricio “Jackbrich” nos vocais e guitarra base; irreverência, ousadia, competência, profissionalismo, diversão e muito Rock and Roll.

Com influência nas melhores fontes musicais dos cenários nacional e internacional, Jack Vinil Rock´n´Roll Band vem com muita competência e muita vontade de fazer a diferença, se destacando no cenário musical mineiro com músicas próprias e revivendo em novas leituras de preciosidades dos imortais sucessos do rock mundial dos anos 70, 80 e 90.

Serviço:
Bana Jack Vinil
Dia 14 | Sexta-feira*
Horário: 21h
Local: Almoxarifado - Rua Maurício Azevedo, 4 - Centro (ver mapa)
*Este evento será o único do Festival no qual será cobrado o valor de R$ 10 a entrada. Os ingressos serão vendidos no Sô Álvaro, Trio de Ouro Loterias e Engenharia da Moda.

Coral Em Canto


A partir do ideal de realizar um trabalho sócio-cultural onde a música representasse um diferencial no resgate à cidadania, nasceu em 2001, em Pedro Leopoldo, o Coral Em Canto. Com o patrocínio da Holcim, que acreditou desde o início neste trabalho, o Coral se apresentou em diversos eventos em Pedro Leopoldo e cidades vizinhas.

Desde o seu nascimento, sob a direção e regência da Maestrina Marilene Fernandes, o Coral apresentou vários espetáculos que marcaram e encantaram o seu público, destacando-se em 2007, os Saltimbancos de Chico Buarque, que foi, absolutamente, de encontro às expectativas do público pedroleopoldense, agradando em cheio a todos.

Hoje este projeto é respeitado e querido por toda a comunidade, sendo reconhecido como de vital importância para a formação cidadã de seus coristas, mostrando que a arte pode transformar para melhor as vidas daqueles que a ela se entregam.

Ficha Técnica:
Direção Musical: Maestrina Marilene Fernandes
Direção Cênica:Pablo Simões
Músicos: Alexandre Klem – Violão; João Paulo Suzano – Teclado; Robinson Ulisses – Bateria. Personagens: Caroline Fernandes (A Galinha); Jamille Fernandes (A Gata); André Santos (O Cachorro) e Pablo Simões (O Jumento).

Serviço:
Dia 10 | Segunda-feira
Horário 20h
Local: Igreja de São Sebastião - Distrito de Vera Cruz de Minas

Dia 13 | Quinta-feira
Horário: 20h
Local: Em frente a Igreja Nossa Senhora de Fátima - Praça José Pedroca - Bairro Magalhães (ver mapa)

Dia 15 | Sábado
Horário Manhã 10h
Local: Praça da Estação (ver mapa)
Todos com entrada franca

Veja alguns momentos do espetáculo.

Coral Ciminas


O Coral Ciminas é formado por pessoas da comunidade de Pedro Leopoldo e nasceu espontaneamente, em 1996, com um grupo de funcionários da Holcim. Desde a sua formação inicial, sob a direção e a regência da maestrina Marilene Fernandes, o coral assumiu uma postura cênica, criando diversas experiências onde música e teatro se unem, tornando bastante festivas suas apresentações.

Com repertório variado, o coral conquistou o seu status, sendo reconhecido pela própria comunidade como o coral que representa a cidade de Pedro Leopoldo. Desde o seu nascimento, o coral criou, desenvolveu e apresentou alguns espetáculos, dentro os quais se destacaram: “Coral Ciminas canta Chico Buarque”, “Coral Ciminas canta Minas” e a opereta “A Noiva do Condutor” de Noel Rosa, mostrando o amadurecimento cênico-musical do grupo.

Ficha Técnica:
Direção Musical e Cênica: Maestrina Marilene Fernandes
Músicos: Cláudio Serafim – Trompete, João Paulo Suzano – Teclado e Robinson Ulisses – Bateria

Serviço:
Dia 08 | Sábado
Horário: 20h
Local: Adro da Igreja de Nossa Senhora da Conceição - Distrito de Fidalgo
Entrada franca

Clique aqui e confira alguns momentos da apresentação.

Dia 09 | Domingo
Horário: 19h
Local: Igreja São Judas Tadeu
Entrada franca

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Banda Pôr Do Sol - Nada Em Troca



Formada em Pedro Leopoldo há quatro anos, a banda vêm se firmando como promessa no cenário musical mineiro. Letras verdadeiras e arranjos experimentais são pontos fortes da banda que em 2005 lançou seu primeiro CD Demo e que acabou tendo grande aceitação e abriu grandes portas para a banda. (clique aqui para baixar o CD Ao Vivo - Dub Style)

Integrantes:

Samuel Mussa - Baixo
Fabiano Nogueira (Curuja) - Bateria
Gustavo Guedes (Baiano) - Violao e Voz
Raphael Barbosa (Bico) - Guitarra e Voz
Haroldo - Teclado
Janio (Tanaka) - Percussão

sábado, 16 de fevereiro de 2008

Banda Mary Joe

Eles se apresentam no dia 13, quinta-feira, às 20h, na Igreja da Praça Magalhães.

Confira trecho de uma apresentação do grupo:

Maurício Tizumba, Tambor Mineiro, Regina Souza e Marina Machado

Maurício Tizumba

Artista preocupado em manter viva a cultura negra, Tizumba traz consigo o congado mineiro - manifestação religiosa com mais três séculos de existência - mostrando sua importância e presença na identidade do nosso povo. Tizumba começou sua carreira há 35 anos. Como um excepcional apoiador da influência afro nas artes, ele tem desenvolvido trabalhos artísticos tais como a música, dança, TV, teatro e cinema. Músico, cantor, ator, compositor, multi-instrumentista, professor de percussão, Tizumba é um dos mais populares e completos artistas, com um estilo humorístico que lhe é peculiar, capaz de estabelecer uma relação de sinergia com a platéia.

Suas apresentações buscam sempre as ruas, praças e o povo, com o objetivo claro de sensibilizar para a arte, a cultura negra e a cultura em geral, cantando em todas as cores, tamanhos e regiões. Seu trabalho é elogiado por escritores e artistas como Roberto Drumond, Lô Borges, Wagner Tiso, Tim Rescala, Chico Pelúcio, Nivaldo Ornelas, dentre outros, sendo considerado um mestre pela nova safra de cantores e compositores mineiros. Tizumba é também diretor do Tambor Mineiro, grupo formado por seus alunos e ex-alunos.

Tambor Mineiro

Em 2002, Maurício Tizumba ministrou a oficina “TambOr Mineiro”, em que procurou compartilhar os diversos ritmos, cânticos e passos de dança do Congado Mineiro com seus alunos. Após o término do curso, os integrantes da oficina vêm se apresentando em eventos que estejam vinculados à cultura mineira e continua encontrando-se semanalmente. Em 2006, alguns integrantes do grupo passaram a receber uma capacitação mais intensa em teoria musical e técnicas de percussão, ministrada pelo saxofonista Ibraim Netto, e a contar com músicos convidados (metais e cordas). Este grupo, composto por 13 músicos, formou o Grupo Tambor Mineiro.

As apresentações do Tambor Mineiro são marcadas pela alegria e ritmo no canto e dança que remete à forte herança negra de nossa cultura. O repertório envolve cânticos do Congado Mineiro e música popular brasileira, entoados ao ritmo de tambores, gungas e patangomes.

Regina Souza

É uma das artistas mais completas de Minas Gerais. Com 12 anos de carreira, trabalha com segurança e desenvoltura todos os seus lados criativos no canto, no teatro e na dança. Pesquisadora de variados estilos musicais, Regina Souza procura sempre apresentar novidades em seus shows, cantando em variadas línguas como Hebraico, Russo e Iídiche.

A cantora iniciou sua carreira em 1991 no teatro, com a participação nos espetáculos “O homem da gravata florida” (1999); “O homem que sabia português” (1998) e “A sombra do sucesso” (2002). Ela já gravou cinco CDs, um solo “Regina Souza”, (2001) e quatro com diferentes parcerias. Produziu também os CDs “Prato Feito", "Ação pela Vida” e “A Zeropéia”, todos com a participação de vários compositores, músicos e intérpretes para a campanha Natal sem Fome. Foi uma das contempladas pelo projeto Rumos Itaú Cultural Música 2004-2005 e integra a coletânea de CD e DVD "Rumos Brasil da Música".

Marina Machado

É considerada uma das maiores cantoras dos últimos anos. Sua musicalidade extraordinária a torna uma intérprete que canta cada nota com precisão. Sua grande sensibilidade e originalidade a permitem interpretar as letras das melodias de forma contemporânea e autoral. Marina estudou canto lírico e popular. Como profissional, começou nos musicais “Hollywood Bananas” e “Na Onda do Rádio”. Paralelamente, entre 1992 e 1995, Marina mantinha com os músicos Podé e Maurinho Nastácia o trio “Zoombeedoo”, que interpretava clássicos do rock nacional e internacional.

Fundou a Companhia Burlantins, onde concebeu e atuou em “O Homem da Gravata Florida”. Em 1998, lançou, ao lado de Regina Spósito, o CD “Desoriente um País”. Em 1999, participou dos shows de Hermeto Pascoal e Milton Nascimento. Com o “Baile das Pulgas”, ganhou o Troféu Pró-Música de melhor CD mineiro em 1999. Em 2000, chegou ao quarto lugar do Visa. Produziu o CD-demo “Candombe da Serra do Cipó”, música de raízes afro-brasileiras. Tem participação em CDs de Tavinho Moura, Skank, Armatrux, Lô Borges, Telo Borges, Flávio Henrique, Chico Amaral, Ronaldo Bastos e Beto Guedes. Em 2002, Marina foi eleita a melhor cantora de Minas Gerais e participou no CD, DVD e turnê mundial "Pietá", ao lado de Milton Nascimento.

Serviço:
Maurício Tizumba, Tambor Mineiro, Regina Souza e Marina Machado
Dia 15 | Sábado
Horário: 17h
Local: Praça da Estação (ver mapa)
Entrada franca

Guilherme Arantes


Escrever grandes canções e levá-las ao grande público é a especialidade de Guilherme Arantes, um dos maiores compositores da música brasileira. E ele está de volta com “Lótus", seu primeiro disco em quatro anos. De forma descontraída – e deliciosa –, a apresentação é um desfile de grandes sucessos dos seus mais de 25 anos de carreira como Planeta Água, Cheia de Charme, Meu Mundo e Nada Mais, Lindo Balão Azul, Deixa Chover, Lance Legal, Pedacinhos, Brincar de Viver e muito mais.

São melodias imortais, que pegam carona numa cauda de cometa e viajam aos corações dos fãs de qualquer geração. Suas canções são reconhecidas de imediato, tanto pelo timbre inconfundível do seu piano Steinway como pela voz emocionada de quem está atrás dele. Guilherme Arantes hoje é o nosso Elton John, nosso Billy Joel, nosso hitmaker que escreve os sentimentos do inconsciente brasileiro com as mesmas mãos que deslizam agilmente pelas teclas do piano. Deve ser por isso que suas composições conquistaram não apenas o grande público, mas também colegas como Roberto Carlos, Caetano Veloso, Elis Regina e Fafá de Belém, entre dezenas de outros nomes que gravaram seu repertório.

Serviço:
Guilherme Arantes
Dia 09 | Domingo
Horário: 19h
Local: Igreja São Judas Tadeu
Entrada franca

Clique aqui para ver os melhores momentos do show.

Analytics